domingo, 29 de março de 2015

Grupo RIC confirma manutenção do canal 1470 AM em Florianópolis

O Grupo RIC, um dos principais grupos de comunicação do Sul do Brasil, enviou um comunicado oficial à redação do Tudo Rádio, confirmando o encerramento das transmissões da Rádio Record AM 1470 de Florianópolis. A rádio que conta com a marca da Rádio Record AM 1000 de São Paulo vai continuar no ar com nova programação mantendo a frequência em operação.

De acordo com uma matéria veiculada pelo Portal Comunique-se, o grupo havia enviado nota informando que encerraria os trabalhos da Rádio Record na capital catarinense. Além disso, comunicava também que o canal deixaria de operar devido à demora no processo de migração para o dial FM.

No comunicado enviado na tarde desta terça-feira à redação do Tudo Rádio, o grupo esclareceu que apenas a programação da Rádio Record AM deixará de ser transmitida. A partir de 8 de abril, a 1470 AM terá uma nova programação, mantendo no ar, assim, um dos mais antigos canais da Grande Florianópolis.

Vale ressaltar que, logo após o comunicado da rádio, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou a Consulta Pública nº 6, para alteração do plano básico referente a migração das AMs para o dial FM em Santa Catarina. As indicações ainda podem ser feitas pelo site da Anatel até o dia 5 de abril, lembrando que em algumas regiões do estado, o canal também terá influência de frequência de países como Paraguai e Argentina.

Os interessados têm até o dia 5 de abril para contribuírem com a proposta apresentada, por meio da página da Agência na internet, no endereço http://www.anatel.gov.br. Vale destacar que, sendo aprovadas as alterações pretendidas pela Anatel no espectro de frequências, o Ministério das Comunicações passará à análise da habilitação jurídica dos pedidos, quando as emissoras deverão comprovar a regularidade para com as fazendas nacional, estadual e municipal, inclusive no que concerne ao Fistel; a regularidade com o INSS e FGTS e a inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho.

Veja abaixo a íntegra do comunicado do Grupo RIC

Comunicado


O Grupo RIC esclarece que a Rádio Record 1470 AM, que terá as suas atividades encerradas no dia 8 de abril de 2015, irá continuar transmitindo uma nova programação na mesma frequência, 1470 AM, mantendo assim, em operação, um dos mais antigos canais de radiodifusão da grande Florianópolis.

Fonte: Tudo Radio

Veículos do Grupo Diários Associados passam por cortes de profissionais

Os veículos do Diários Associados, um dos maiores conglomerados de mídia do país, estão passando por uma série de demissões e clima de incertezas em todo o Brasil.

Segundo o portal Imprensa, as equipes dos jornais Diário de Pernambuco e AquiPE passaram por uma reestruturação que resultou na demissão de cerca de 30 jornalistas e 100 profissionais de outras áreas, como editores, repórteres, diagramadores, ilustradores e fotógrafos.

Os cortes foram feitos pelo Grupo Opinião de Comunicação (GOC), parte da Canadá Investimentos, empresa que adquiriu 57,5% da participação societária nas empresas de comunicação do Grupo Diários Associados.

A compra de parte do grupo ocorreu em janeiro e a nova administradora assumiu o controle do Sistema Associado de Comunicação, TV Borborema, Rádio e TV O Norte, as rádios Poti, O Norte e Borborema, Diário de Pernambuco e AquiPE.


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) publicaram uma nota de repúdio ao ocorrido. 

Fonte: Na Telinha: 

WhatsApp reafirma que não se abrirá para apps externos

Se você tinha alguma esperança de que o WhatsApp se abrisse a desenvolvedores para que ele pudesse ganhar recursos alternativos e serviços baseados no aplicativo, esqueça. O aplicativo permanecerá fechado, sem acesso a qualquer interferência externa.

A afirmação vem de Brian Acton, um dos cofundadores do serviço durante uma conversa na conferência F8. Questionado sobre quando desenvolvedores ganhariam uma API para criar integração com o WhatsApp, a resposta foi simples.

“Não queremos inundar nossos usuários com mensagens que eles não querem. Eu recebo emails regularmente de pessoas que querem manter seus negócios ou executar algo utilizando o WhatsApp como espinha dorsal para comunicações, mas queremos balancear isso com a experiência de usuário”, explica.

Há alguns meses, o WhatsApp apertou o cerco contra aplicativos alternativos que ofereciam acesso ao serviço e começou a banir usuários que recorressem à possibilidade. Embora geralmente ofereçam mais funcionalidades que o aplicativo oficial, os terceirizados nem sempre são seguros.

Fonte:  Olhar Digital

Rádio Bandeirantes dispensa Mauro Beting

O jornalista Mauro Beting não faz mais parte da Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo. Tanto a emissora quanto o jornalista não fizeram comunicado oficial, porém, Beting replicou uma matéria veiculada pelo portal Terra em que noticia sua saída da rádio. Em um post no Twitter, Mauro Beting afirmou que permanece no canal pago Fox Sports e no jornal Lance.

A demissão do profissional se deu após dois anos da sua “primeira saída”. Ele ficou poucos dias fora da emissora e foi “recontratado”, permanecendo na equipe esportiva da rádio. Beting participava duas vezes por semana no programa "Esporte Notícia" e fazia pontas em outras atrações da emissora.

Na demissão que ocorreu em 2013, o ex-jogador e apresentador do "Donos da Bola", Neto, chegou a deixar o cargo à disposição para que a empresa recontratasse o colega. Desta vez, a repercussão da saída do comentarista já começou. Jornalista e anônimos lamentam a decisão da Rede Bandeirantes, que ainda não informou o motivo da dispensa.

Na segunda-feira (16) os jornalistas Guilherme Fagundes e Veridiana Novaes foram desligados do veículo de comunicação. Fagundes passou os últimos anos como produtor de atrações esportivas da emissora, com destaque para o ‘Na Geral’. Além disso, chegou a fazer reportagens de campo e a apresentar boletins transmitidos ao longo da programação.

Veridiana estava no Grupo Bandeirantes desde julho do ano passado. Nesse tempo, ficou responsável pela assessoria de imprensa de todas as outras emissoras radiofônicas mantidas pela companhia: Bandnews FM 96.9, SulAmérica Trânsito FM 92.1, Band FM 96.1, Nativa FM 95.3 e Bradesco Esportes FM 94.1, além da própria Bandeirantes.


Fonte: Tudo Radio

O repórter Tino Marcos se afasta da TV Globo por dez meses

O repórter Tino Marcos vai se afastar dos seus trabalhos na TV Globo pelos próximos dez meses. A informação foi dada por Galvão Bueno durante a transmissão do amistoso Brasil x Chile, realizado neste domingo em Londres, no qual a seleção de Dunga venceu por 1 a zero, com gol de Firmino.

Após Galvão revelar que o repórter vai se afastar dos microfones durante esse período para se dedicar à família e aprimorar o inglês, toda a equipe se desmanchou em elogios a Tino Marcos.

O profissional trabalha na emissora desde 1985 e tem a cobertura de sete Copas do Mundo no currículo. Um dos momentos especiais de sua carreira aconteceu em 1994, na Copa dos Estados Unidos, quando a seleção brasileira se consagrou tetracampeã mundial, após um intervalo de 24 anos.

Segundo relato do repórter, a Globo decidiu que deveria ter um repórter em campo, embora a Fifa não permitisse. "Então, entrei como auxiliar de câmera. No momento da volta olímpica, pensei: "Vou me vestir de coragem, vou tentar"", explicou. Tino pulou as placas de publicidade, driblou dois anéis de seguranças e alcançou o gramado do estádio Rose Bowl, em Los Angeles, onde entrevistou os jogadores ao vivo! "Fui identificado, e dois seguranças me pegaram e me levantaram. Estava no céu!", comemorou.

Tino deve voltar aos gramados somente em fevereiro de 2016.


Fonte: Flavio Ricco Colaboração de José Carlos Nery Foto: Divulgação/TV Globo

Transamérica volta a exibir programa Sarcófago


A Transamérica FM 100.1 de São Paulo voltou a exibir neste domingo (29) o programa Sarcófago, atração que foi um grande sucesso na grande de programação da emissora nos anos 1990 e conta com programação voltada ao flashback. A atração vai ao ar todos os domingos a partir das 10 da noite e trará os maiores sucessos das décadas de 1980, 1990 e início dos anos 2000.

O programa ressurge atualizado e moderno com o intuito de incentivar os ouvintes a participarem através das redes sociais relatando as suas experiências vividas na época do lançamento da música. Em cada bloco da atração, uma faixa ganhará destaque e você vai conhecer um breve histórico do single e do artista.

A atração que vai ao ar todos os domingos, às 22h, já existiu na emissora, mas é tida como uma estréia pela direção, já que retorna toda remodelada e com um novo formato. "Os ouvintes influenciaram para que a atração voltasse. Também percebemos que o número de pessoas que pediam canções antigas só aumentava", revela Sam. Além de o ouvinte escutar rock, pop, músicas eletrônicas e bandas nacionais da época.

Ouça a Transamerica Pop: http://transanet.telium.com.br/index.php?radio=sp&tipo=audio&canal=pop

Fonte: Tudo Radio Colaboração Cassiano Silvério

Jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morre em São Paulo



A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu em São Paulo neste domingo (29). A repórter tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Ela deixa dois filhos.
Em nota, a Rede Globo diz: "Para os colegas, a perda é irreparável. A direção da Globo ressalta que Beatriz era uma profissional brilhante e uma colega de trabalho sem igual".

Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz Theilmann cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio.

A primeira escolha profissional foi o curso de direito, mas, depois de dois anos, trocou pelo de jornalismo. No final de 1982, Beatriz ficou sabendo que a Globo abriria uma vaga de editor de texto. Entrou para o estágio e acumulou duas funções. Uma no jornal impresso e outra na TV. Na TV Globo, passou pelo Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Jornal Nacional, Globo Repórter, além da GloboNews. Cobriu diversas áreas, entre cidade, economia e política.

Beatriz Helena Monteiro da Silva Thielmann foi a primeira repórter da TV Globo a entrevistar Fidel Castro, em 1987. Ela viajou junto com o ministro das Relações Exteriores na época, Abreu Sodré, e mais uma equipe de sete jornalistas e colunistas. Era a única repórter de televisão. A jornalista também acompanhou, por quase 20 dias, uma viagem do então presidente da República, José Sarney, à União Soviética e ao Leste Europeu.


Em 2003, escreveu o livro “De mulheres para mulheres” com a médica Odilza Vidal, contando o que a medicina apresentava de novo para a vida da mulher depois dos 40 anos. Beatriz também roteirizou e dirigiu dois documentários. Um foi “O Bicho Dá. O Bicho Toma”, em 2005, a convite da ONG Renctas, que luta pela preservação dos animais silvestres. O outro foi em 2007, “Vento Bravo”, documentário sobre a história musical de Edu Lobo, que dirigiu em parceria com a jornalista Regina Zappa. Confira  Reportagem de Beatriz Thielmann em 1993 para o Fantástico:



Com informações do G1

sábado, 21 de março de 2015

Rádio conquista direito de ressarcimento por propaganda eleitoral gratuita em Santa Catarina

A Justiça Federal de Santa Catarina condenou a União Federal à restituição dos valores relativos ao ressarcimento pelos serviços de radiodifusão de propaganda eleitoral gratuita prestados pela Rádio Rural AM 840 de Concórdia, no interior de Santa Catarina, emissora associada à Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV. O advogado responsável pela emissora ressaltou que somente por decisão judicial há chance de se recuperar os valores.

O Juiz Adriano José Pinheiro, da 4ª Vara Federal de Florianópolis, entendeu que, como a empresa de radiodifusão está legalmente obrigada a veicular, durante a sua programação, propagandas eleitorais e político-partidárias gratuitas, tem direito à ser ressarcida por esta cessão de espaço. A vitória da rádio associada à ACAERT permite o ressarcimento retroativo a um período de 5 anos (60 meses).

Mesmo prevendo que a União pode recorrer da decisão, o reconhecimento na justiça do inegável prejuízo ao faturamento da rádio pela propaganda eleitoral gratuita, representa uma importante vitória para o setor que pode beneficiar outras emissoras. Segundo o advogado da emissora, Fernando Rodrigues Silva, atualmente, somente por decisão judicial há chance de se recuperar os valores contabilizando os últimos 5 anos.

Com informações do Tudo Radio

Após beijo gay em novela da TV Globo, SBT anuncia que 'novela pra família é aqui'

O  SBT aproveitou da polêmica em torno do beijo entre um casal de lésbicas na novela 'Babilônia', da TV Globo, interpretadas por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, para divulgar um dos seus produtos apoiado na rejeição que a cena provocou em setores conservadores brasileiros. A análise foi feita pelo colunista Daniel Castro, do site Notícias da TV. O slogan 'Novela pra família é aqui!" foi usado em uma propaganda da novela Chiquititas.

Após a exibição do beijo entre as personagens, a Frente Parlamentar Evangélica divulgou um manifesto na última quinta-feira (19) afirmando que os beijos de Teresa (Montenegro) e Estela (Timberg) visam "destruir a família".

Coautor de Babilônia, Ricardo Linhares reagiu indignado à proposta de boicote à novela. Para ele, a campanha tem motivação “obscurantista e ditatorial” e promove “a discriminação e a intolerância”. O SBT se beneficiou da rejeição a novela global, quando promoveu a reestreia da novela infantil Carrossel, exibida inicialmente em 2012, dobrando a audiência no horário de 6 para 12 pontos na Grande São Paulo.

Veja a propaganda do SBT com o slogan 'Novela pra família é aqui':

Programa de Carla Perez faz TV Aratu/SBT ser líder de audiência

Exibido desde 2012 nas manhãs da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, o infantil "Clube da Alegria", apresentado por Carla Perez, liderou a audiência mais uma vez.

Segundo dados consolidados de audiência, o programa registrou 6,1 pontos de média e pico de 7,7 pontos no último dia 13 de março. No mesmo horário, a TV Bahia/Globo, que exibia o "Bem Estar" e o "Encontro com Fátima Bernardes", marcou 6,0 pontos, a Record teve 3,0 com o "Hoje em Dia" e a Band ficou com 0,3.

Além disso, outras atrações locais do canal também se destacaram. O "Que Venha o Povo", ancorado por Casemiro Neto, fechou em segundo com 6,6 pontos contra 3,7 pontos da Record e 1,1 da Band. Já o "Universo Axé", apresentado por Alex Lopes, marcou 7,1 pontos contra 5,5 pontos da Record, que exibia o "Balanço Geral", com José Eduardo.

Por fim, o noticiário noturno "Aratu Notícias", apresentado por Carla Araújo, também foi vice, com 4,4 pontos contra 3,6 da Record, que exibia o "Cidade Alerta", e 1,9 da Band, que mostrava o "Band Cidade".

Os números refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores em Salvador e Região Metropolitana.


Com informações do Na Telinha

LG vende TV curva de 105 polegadas no Brasil por R$ 270 mil

A LG anunciou nesta sexta-feira, 20, a venda de dois televisores de tela grande no Brasil. Quando falamos em grande, não é um exagero, muito pelo contrário. O 105UC9, que acaba de chegar ao mercado, possui uma tela curva  que ostenta uma diagonal de 105 polegadas.

Apesar do número pequeno, as vendas são motivos para festa. Isso porque o produto é voltado apenas para quem tem muito espaço livre na sala e no bolso. O modelo está disponível no Brasil custando R$ 269 mil, mais do que uma casa grande em algumas regiões do Brasil.

A TV utiliza um formato ultra-wide, na proporção 21:9, boa para consumo de filmes hollywoodianos, mas que causa problemas ao consumir conteúdo na proporção 16:9, que é a mais comum para a maior parte da produção de vídeo.

O modelo promete grande resolução (5120x2160), concentrando 11 milhões de pixels na área da tela. Além disso, há um sistema de som potente com 7.2 canais de 150 watts. O televisor também é “smart” e utiliza o sistema WebOS, mantido pela própria LG.


Com informações do Olha Digital

Corte de profissionais atinge jornalismo e provoca mudanças na BandNews FM em Porto Alegre

O Grupo Bandeirantes de Porto Alegre promoveu cortes nesta segunda-feira, 16, que atingiram 10 funcionários, segundo informações da organização. As demissões incluem diversas áreas, mas impactam, principalmente, o departamento de Jornalismo. Entre os profissionais que deixaram a casa estão a repórter esportiva Christiane Matos, a repórter Paloma Poeta – irmã de Patrícia Poeta, apresentadora da Rede Globo -, e o comentarista e coordenador de radiojornalismo do grupo, Haroldo Santos. A direção da empresa confirma o número, mas não comenta demissões.

Com as mudanças, dois profissionais da empresa, Glauber Fernandes e Isabela Kuschnir, foram promovidos a chefes de reportagem nas rádios Bandeirantes AM 640 e BandNews FM 99.3 de Porto Alegre. Eles responderão diretamente ao gerente de Jornalismo, Guilherme Baumhardt. Na Band TV, Karine Flores, que já integrava a produção, passa a atuar como produtora de rede.

Christiane Matos, que também tem passagem pelo Diário Gaúcho e estava desde agosto de 2013 na Band, onde chegou para atuar em rádio e TV, desabafou pelo Facebook. “O ‘corte de gastos’ da empresa me atingiu em cheio e hoje conheci aquele termo famoso e temido chamado ‘passaralho’. Talvez seja a hora de desistir mesmo. De parar de lutar contra o preconceito, de parar de achar que ‘fazer história’, sendo a única mulher do radiojornalismo esportivo, irá mudar as coisas e abrir novas oportunidades. É hora de refletir esses 9 anos de imprensa esportiva e de ir à luta”, escreveu.


Fonte: Na Telinha Com informações do Coletiva.net

SBT estuda cancelar o jornal "Notícias da Manhã", diz colunista

Parece que os dias do "Notícias da Manhã" estão contados no SBT. Com informações do colunista Flávio Ricco.

Nesta última semana, a emissora já diminuiu em uma hora a exibição do seu noticiário, e das 6h às 7h passou a transmitir "Desenhos Pré-Escola" com o intuito de se diferenciar naquela faixa e aumentar os números do Ibope. A mudança não surtiu efeito por enquanto.

Silvio Santos estaria acreditando que o "Notícias da Manhã" tem a cara de César Filho e até por uma questão comercial, não faz sentido mais mantê-lo no ar, uma vez que os desenhos já estão pagos. Não há custos, ao contrário do jornal.

O "Notícias da Manhã" completará um ano em junho, se conseguir continuar no ar até lá. Nas mãos de César Filho, conquistava bons resultados de audiência. Fator decisivo para que a Record o contratasse.


Desde novembro do ano passado sob comando de Neila Medeiros, o jornal perdeu força e sua extinção já é cogitada. Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de imprensa do SBT não confirma a informação.

Com informações do Na Telinha

quarta-feira, 18 de março de 2015

Ministério das Comunicações cria grupo de trabalho para desburocratizar radiodifusão

O Ministério das Comunicações publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, a portaria 1.193 de 13 de março, que cria o Grupo de Trabalho de Desburocratização e Simplificação dos Processos de Outorga e Pós-outorga (GTDS). A medida, como o próprio nome sugere, visa tornar mais ágil a solução dos assuntos voltados à radiodifusão, como a análise de processos renovação de outorga, transferência de titularidades, entre outros.

A ação coloca em prática o discurso do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini e do secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, Emiliano José, que defendem a celeridade da resolução dos processos voltados à radiodifusão. “O grande mérito deste grupo será o de modificar os fluxos de análises dos processos, abreviando etapas, abolindo outras, que naturalmente resultarão em muito maior celeridade na análise e autorizações”, ressaltou Eduardo Cappia, diretor do comitê técnico da Aesp e engenheiro da EMC Telecomunicações.

Como parte desse trabalho de agilização das respostas dos processos da radiodifusão, é importante o cadastramento das rádios no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Ministério das Comunicações. O prazo para o cadastramento foi prorrogado. Vale ressaltar ainda que o prazo para o Ministério das Comunicações receber procurações em meio físico foi adiado para o dia 30 de junho. Assim, a partir de 1º de julho de 2015, o MiniCom só admitirá novas procurações concedidas por meio do SEI.

Atualmente, o Ministério das Comunicações ainda conta com processos de renovação de outorga e concessão de novas licenças paradas desde o ano 2000. “Os grandes entraves existentes no Ministério das Comunicações vão desde Renovações de Outorga, transferências de titularidade de serviços até Licitações de Radiodifusão ainda não decididas desde 2000”, comentou Cappia.

Há também a expectativa que, com a criação do grupo, haja uma diminuição das penalizações que são impostas aos radiodifusores motivadas pela demora nas aprovações das alterações técnicas e de outros assuntos que envolvam o MiniCom. “Isso faz com que existam muitas autuações motivadas entre o instalado e o autorizado, principalmente nas primeiras Portarias de Aprovação de Locais de novas emissoras”, frisou Eduardo Cappia.

Ainda não há informações sobre como será a composição do grupo. De acordo com Eduardo Cappia, a AESP, por meio do seu presidente, Rodrigo Neves, do Comitê Técnico da associação, juntamente com a ABERT, já se colocam à disposição para integrarem o novo grupo.


Fonte: Tudo Radio 

Wagner Montes deixa "Balanço Geral" para assumir o "Cidade Alerta"

Na tarde desta quarta-feira (18), o apresentador Wagner Montes anunciou que está deixando a apresentação do "Balanço Geral", exibido na faixa do meio-dia pela Record Rio.

A partir de agora, o deputado estadual passará a ancorar o "Cidade Alerta Rio", a partir das 19h45, logo após a versão nacional do programa, com Marcelo Rezende.

Este é o retorno de Wagner ao "Cidade Alerta", que apresentou entre 2004 e 2006, ganhando muita popularidade no Rio de Janeiro. O programa fazia tanto sucesso, que mesmo com a extinção da versão nacional em 2004 em São Paulo, ele continuou no estado fluminense por mais um ano e meio.

Wagner Montes sairá do "Balanço Geral" nesta quinta (19) e assumirá o "Cidade Alerta Rio" a partir da próxima segunda (23). Em seu lugar, entrará o jornalista Gustavo Marques, que já o substituiu no comando do programa durante as eleições do ano passado.

Segundo apurou o NaTelinha, há um projeto para aumentar o tempo do "Cidade Alerta Rio" e, com Wagner por lá, isto seria mais fácil. Além do mais, o apresentador estava perdendo na audiência para o "SBT Rio", de Isabele Benito, e a volta de Gustavo é mais uma tentativa de recuperar a vice na primeira hora do "Balanço".

Atualmente, o "Balanço Geral RJ" marca entre 6 e 8 pontos de audiência. Já o "Cidade Alerta Rio" tem médias acima dos 8 pontos, sendo um dos maiores Ibopes da casa.



Fonte: Na Telinha

Manifestações de domingo fazem Globo News ser líder geral na TV paga

Canal de notícias da Globo, a Globo News conseguiu um expressivo número de audiência com a cobertura das manifestações contra o governo no último domingo (15).

Segundo a jornalista Cristina Padglione, do jornal O Estado de S.Paulo, a emissora de notícias foi líder absoluta de audiência na TV paga, vencendo até os fortes canais infantis que ocupam os primeiros lugares, como Discovery Kids e Cartoon Network.

Contabilizando os canais de televisão aberta no universo da televisão por assinatura, a emissora só perdeu para a própria Globo, para a Record e para o SBT. De acordo com o Ibope, cerca de 6,7 milhões de pessoas passaram pela Globo News durante as 10 horas e 35 minutos de cobertura.

O número supera, inclusive, a cobertura do resultado das eleições do ano passado, no segundo turno, quando 5,7 milhões de pessoas passaram pelo canal. É o melhor resultado da Globo News desde 2010 e um dos melhores de toda a história da marca, lançada em 1995.

Atualmente, a Globo News está entre os quinze canais pagos mais vistos no Brasil e é líder de audiência no segmento de notícias.


Fonte: Na Telinha

Jovem Pan cresce e assume terceiro lugar entre as AMs de São Paulo

O Instituto Ibope divulgou na semana passada o panorama de audiência das rádios AMs da capital paulista. Vale ressaltar que este resultado já está corrigido com relação ao que foi divulgado com erro no mês passado. A novidade deste mês foi o crescimento da Jovem Pan AM 620 de São Paulo, que superou a Rádio Bandeirantes AM 840 e agora é a terceira colocada no ranking comercial 6h – 19h de seg. a sexta e líder no segmento “all news”. A tabela foi divulgada ontem pelo site Bastidores do Rádio.

A Rádio Globo AM 1100 manteve a liderança isolada do ranking registrando mais de 111 mil ouvintes por minuto. A segunda posição é da Rádio Capital AM 1040. A emissora teve seus números revistos diante da última pesquisa divulgada pelo Instituto Ibope, quando teria registrado mais de 100 mil ouvintes por minuto. Nesta pesquisa, a Rádio Capital registrou cerca de 86 mil ouvintes por minuto, apontando crescimento em relação às pesquisas anteriores.

O destaque desta pesquisa foi a ascensão da Jovem Pan AM. A emissora registrou mais um crescimento e assumiu a terceira posição no ranking comercial e também a liderança no segmento “all News”. Com o crescimento da Jovem Pan, a Rádio Bandeirantes passou a ocupar a quarta colocação no ranking.

A quinta colocação agora voltou a ser da Rádio Record AM 1000. A Rádio 9 de Julho AM 1600 agora ocupa a sexta colocação, seguida da CBN AM 780, na sétima posição. A oitava colocada é a Terra AM 1330, em nono está a Morada do Sol AM 1260 e, fechando as dez primeiras, está a Super Rádio AM 1150.


Com informações do Bastidores do Rádio

domingo, 8 de março de 2015

TSE mantém condenação à rádio que infringiu legislação eleitoral

O ministro João Otávio de Noronha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou provimento ao recurso interposto por emissora de rádio que contestava multa aplicada pela prática de propaganda eleitoral negativa, mantendo a condenação ao equivalente a 20.000 UFIRs, ou seja, R$ 21.282,00. Segundo os autos, em programas irradiados no mês de agosto de 2012, o apresentador, que era deputado estadual e apoiava um candidato de seu partido nas eleições para prefeito de São João de Meriti (RJ), teceu comentários de que o então prefeito, candidato à reeleição, “não possuiria a aptidão necessária para continuar ocupando o cargo eletivo em disputa”, afirmando, dentre outras, que “o povo não aguenta mais essa situação. O povo quer mudança imediatamente”.

O TRE/RJ, concluiu que o programa transmitido pela emissora de rádio configurou propaganda eleitoral negativa, “visto que extrapolou o caráter de crítica jornalística e demonstrou o objetivo de fomentar o sentimento de rejeição ao candidato, ultrapassando os limites estabelecidos pela legislação eleitoral”. Confira-se trecho do acórdão lavrado pelo tribunal fluminense: “Observa-se que, nos comentários em destaque, logo após as reclamações feitas pela ouvinte, o radialista Pedro Augusto desacredita o que o então Prefeito de São João de Meriti e candidato à reeleição estaria dizendo por aí? E desqualifica sua atuação como administrador do municípios (é m... atrás de m...!?), para então afirmar que o povo estaria farto dessa situação e desejava uma mudança imediata, finalizando com a música na qual se afirma que ele seria um prefeito ausente”. Para o ministro do TSE, “não se trata, portanto, de simples crítica jornalística, esta sim agasalhada pelo direito à livre manifestação, mas de verdadeira propaganda eleitoral negativa, incompatível com a imparcialidade e a impessoalidade que são exigidas das emissoras de rádio e televisão”. Prossegue a decisão informando que, inclusive, é irrelevante que o nome do candidato à reeleição não tenha sido mencionado, “uma vez que, em pleno período eleitoral, os eleitores de São João de Meriti com certeza saberiam dizer qual dos candidatos era o prefeito do município naquele momento”.

Abordando a alegação de que a parte final do inciso III do artigo 45 da Lei nº 9.504 (Lei das Eleições) teve sua eficácia suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), quando do julgamento da ADI 4.451/DF, o ministro João Otávio de Noronha destacou que, “consoante consignado pelo TRE/RJ, o juízo monocrático fundamentou sua decisão com base na primeira parte do mencionado inciso, o qual não teve sua eficácia alterada pela referida decisão”. Nesse sentido, esclareceu o magistrado que “a eficácia da primeira parte do inciso III do artigo 45 da Lei 9.504/97 não foi afetada pela decisão liminar proferida pelo STF na ADI 4.451, por meio da qual foram suspensos os efeitos do inciso II e da segunda parte do inciso III do artigo em questão”, sendo “vedado às emissoras de rádio e televisão, a partir de 1º de julho do ano da eleição, veicular propaganda política em sua programação normal e noticiário”.

Fonte: Tudo Radio Com informações do Boletim Informativo Moura & Ribeiro

Record e TV Aratu/SBT continuam em disputa acirrada pela vice

A disputa entre Record Bahia e TV Aratu/SBT pela segunda colocação de audiência na Bahia continua fortíssima.

No último 26 de fevereiro, a Record teve um bom dia. Segundo dados divulgados pela assessoria de imprensa do canal, todos os jornais locais foram bem. O "Balanço Geral BA - Manhã", com Raimundo Varela, teve 6 pontos de média, contra 10 da TV Bahia/Globo e 2 da TV Aratu.

Já o "Bahia no Ar", de Jéssica Senra, fechou com 9 pontos de média, empatando na liderança com a TV Bahia/Globo. A TV Aratu marcou 2 no horário. Já o "Balanço Geral BA", apresentado por José Eduardo, marcou 12 de média, contra 15 da TV Bahia e 8 da Aratu. Por fim, o "Cidade Alerta BA", ancorado por Adelson Carvalho, atingiu 8 pontos de média, contra 36 da afiliada da Globo e 4 pontos do SBT.

No dia 27 de fevereiro, foi a vez da TV Aratu se destacar. A emissora registrou na média-dia, das 7h à meia-noite, 6,2 pontos contra 4,2 da Record BA e 1,9 da Band Bahia.

O "Clube da Alegria", apresentado por Carla Perez, ficou com 5,4 pontos ante 2,1 pontos da Record e 1,0 da Band, ficando cinco minutos na liderança. O "Que Venha o Povo", de Casemiro Neto, marcou 5,4 pontos contra 2,9 pontos da Record e 1,9 ponto da Band.

O "Na Mira", comandado por Sílvio Mendes, ficou com 7,2 pontos contra 7,0 da Record BA e 1,8 da Band. O destaque da programação local, no entanto, foi o "Universo Axé", de Alex Lopes. O programa alcançou a liderança por 22 minutos, ficando na vice com média de 9,4 pontos contra 6,2 de sua principal concorrente.

Os números são consolidados e refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores em Salvador e Região Metropolitana.

Fonte: Na Telinha

segunda-feira, 2 de março de 2015

CBN Salvador realiza mudanças na programação

A partir desta segunda-feira, 2 de março, a CBN Salvador passou a ter uma nova programação. As manhãs vão começar com as informações mais importantes do dia no CBN Notícias, que será apresentado das 9h às 10h.

Na sequência, o ouvinte fica com o CBN Bate-Papo, que deixa de ser exibido no começo da tarde e passa a ser apresentado das 10h às 11h30. O final da manhã na rádio que toca notícia será de muita informação sobre qualidade de vida. O CBN Saúde e Bem-Estar volta ao horário original e passa a ser apresentado de 11h30 às 12h.

As novidades não param por aí. Os sábados também vão contar com um reforço na programação. As notícias e informações do mundo empresarial serão apresentadas de 11h30 às 12h, no CBN Negócios. Confira como fica a programação completa da CBN Salvador.

Segunda a sexta
9h às 10h – CBN Notícias
10h às 11h30 - CBN Bate-Papo
11h30 às 12h - CBN Saúde e Bem-Estar

Sábado
9h às 10h - CBN Autos
10h às 11h - CBN Imóveis
11h às 11h30 - CBN Empregos e Concursos

11h30 às 12h - CBN Negócios

Afiliada da TV Globo em Salvador demite principal âncora e afasta outros profissionais

Engana-se quem pensa que cortes de funcionários não atingem a TV Globo ou parceiras da emissora. A TV Bahia, afiliada do canal em Salvador, surpreendeu a todos nesta segunda-feira (02) e demitiu seu principal âncora de telejornal, o jornalista Jeferson Beltrão.

Ele apresentava o “BATV”, jornalístico exibido no início da noite e considerado o principal da Casa. Além disso, Kátia Guzzo, também titular da bancada do programa, a mais antiga da empresa em atividade, se juntará ao colega e deixará o posto de apresentadora para ser “coach”, uma espécie de treinadora de profissionais, além de produzir reportagens especiais. Camila Marinho foi escalada para assumir o comando do informativo.

Vale lembrar que Jeferson Beltrão, um dos principais nomes também do rádio baiano, é oriundo da TV Record Bahia e sempre manteve um bom relacionamento com a empresa, mesmo quando contratado da TV Bahia. Seu retorno à emissora já começa a ser especulado nos corredores da imprensa baiana.


Com informação do RD1

Bradesco Esportes FM tem novidade em sua grade de programas

A Bradesco Esportes FM, 94.1 de São Paulo tem mais uma atração para seus ouvintes. Estreia nesta segunda-feira, dia 2, a “Liga dos Bons”, um game que vai testar os conhecimentos esportivos dos ouvintes e que distribuirá prêmios especiais. A ação promocional vai ao ar várias vezes ao dia.

A qualquer momento do dia, uma vinheta vai anunciar o início do jogo. O ouvinte que ligar primeiro terá de responder sete perguntas sobre conhecimentos esportivos com pontuação variada, de acordo com o grau de dificuldade. Aquele que acumular mais pontos no dia, vai ganhar um prêmio. A Liga dos Bons vai ao ar diversas vezes ao longo das segundas-feiras.  

Além disso, no final de semana, a emissora fez um especial de uma hora sobre o Mundial de Surf, que teve início neste sábado, 28, em Gold Coast, na Austrália e que tem, como último campeão, o brasileiro Gabriel Medina. A rádio reuniu para falar sobre o campeonato, o atleta profissional e revelação do surf brasileiro, Miguel Pupo, que falou direto de Gold Coast, Carlos Burle, um dos maiores surfistas de ondas gigantes do mundo na história do esporte, Teco Padaratz, vice-campeão do WQS e o tricampeão brasileiro de surf, Rico de Souza.


Com informações do Tudo Rádio

domingo, 1 de março de 2015

"Bahia no Ar" faz Record ser líder de audiência


Record Bahia, filial da rede de Edir Macedo na estado, está comemorando os índices do seu jornal matinal diário, o "Bahia no Ar". Segundo dados consolidados divulgados pela assessoria de imprensa do canal, no último dia 20 o jornalistico apresentado por Jéssica Senra registrou 8 pontos de média com 9 de pico e participação de 27%.

No mesmo horário, das 7h30 às 8h45, a TV Bahia/Globo teve 7 pontos com o "Bom Dia Brasil" e o início do "Mais Você", a TV Aratu/SBT alcançou 1 com o "Bom Dia Bahia" e "Notícias da Manhã", e a Band Bahia também teve 1 com o "Café com Jornal".

O "Bahia no Ar" tem conseguido manter sua audiência intacta, sem muitos problemas, devido à fidelização de seu público e do respaldo do conteúdo do programa perante à sociedade baiana.

Em uma pesquisa feita recentemente pela emissora, a apresentadora e o jornal foram considerados os que mais agradavam os telespectadores. Além disso, no fim do ano passado, o jornal foi indicado ao prêmio Melhores do Ano NaTelinha, como melhor jornal local.

Os números refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores em Salvador e Região Metropolitana.


Fonte: Na Telinha

Medida provisória sepulta desoneração da folha de pagamento da radiodifusão

O governo editou, nesta sexta-feira (27), a Medida Provisória 669/15 alterando a legislação da desoneração da folha de pagamento. A MP eleva as alíquotas da contribuição previdenciária aplicadas sobre o faturamento das empresas. A decisão enterra a lei nº 13.043/2014, que tornou permanente a desoneração da folha de pagamentos para o setor de radiodifusão.

Pela lei aprovada no fim do ano passado, era permitido à empresa substituir a contribuição de 20% ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) por uma alíquota de 1% ou 2% do faturamento. A radiodifusão está enquadrada na alíquota de 1%.

De acordo com a MP 669/15, a partir de junho de 2015, as empresas poderão optar entre pagar um percentual da folha de pagamento ou da receita bruta:

- os setores enquadrados na alíquota de 2% (em geral serviços) passam a recolher com a alíquota de 4,5%, caso optem por permanecer no sistema de contribuição pela receita bruta;

- os setores enquadrados na alíquota de 1% (radiodifusão e indústria da comunicação) passam a recolher com a alíquota de 2,5%, caso optem por permanecer no sistema de contribuição pela receita bruta.

Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, “a MP 669 representa um retrocesso para a radiodifusão e outros 55 setores beneficiados pela lei anterior. Esta medida traz insegurança jurídica e certamente afetará a geração de empregos no setor de comunicação. Como a matéria tem que ser aprovada pelo Congresso, trabalharemos para que deputados e senadores rejeitem as mudanças propostas pelo governo”.


Fonte: Tudo Radio Com informações da Abert

Grupo Televisa cresce 8,6% em faturamento no México

Na tarde desta sexta-feira (27), através da sua assessoria de imprensa, o Grupo Televisa, do México, anunciou que no ano passado a empresa cresceu 8,6% em faturamento bruto.

Dos dias 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2014, a companhia fechou com 80,118 milhões de pesos mexicanos, contra 73,790 mi de 2013. O aumento dos números se deu por causa do grande crescimento em todos os segmentos de negócios da Televisa.

A maior subida foi no setor de "Vendas de Conteúdos", o que engloba as novelas e formatos para outros países. No ano passado, este setor obteve 34,868 milhões de pesos mexicanos, contra 33,817 mi de 2013.

A única baixa que a Televisa teve foi na venda de publicidade nos canais abertos. Com a lei que restringe o anúncio de alimentos calóricos sancionada no país em julho do ano passado, a publicidade teve apenas 2,4% do total de faturamento.

Em contrapartida, os anúncios nos canais pagos aumentaram 9,6% e representaram 6,1% do total. As ações do Grupo Televisa também tiveram uma queda. Fechou o ano de 2014 com 5,386 milhões de pesos mexicanos, contra 7,748 mi do ano anterior.


Em tempo: Hoje, o Novo Peso Mexicano fechou valendo R$ 0,1912 de acordo com o site do UOL Economia.

Fonte: NA Telinha

“Microfonão” da Rádio Globo ganha filme na TV e outros formatos de divulgação da rádio


As campanhas alusivas ao novo posicionamento da Rádio Globo AM 1220 e FM 98.1 do Rio de Janeiro, além das emissoras Rádio Globo AM 1100 de São Paulo e Rádio Globo AM 1150 de Belo Horizonte, ganharam novas formas de divulgação. O “Microfonão”, personagem fictício símbolo dessa nova campanha da emissora, ganhou tiras de quadrinhos e também filmes em campanhas publicitárias feitas para a televisão. O personagem que existe há pelo menos dois meses também foi figura carimbada nas coberturas do carnaval no Rio de Janeiro, promovendo assim a emissora (com destaque para a nova sintonia: 98.1 FM).

No carnaval o personagem “Microfonão” (alusivo ao instrumento da Rádio Globo, cuja assessoria de imprensa da emissora já classificava como uma ferramenta de “personalidade”) participou de forma intensa no carnaval. A ação traduz a idéia de “aproximação da rádio perante os ouvintes”, característica do novo posicionamento da Rádio Globo. A área de marketing desenvolveu também uma miniatura do “Microfonão”, inflável, que foi distribuída aos foliões, que se divertiam com a peça em blocos de rua de São Paulo e do Rio de Janeiro. O personagem também ganhou outras aplicações, com uma tirinha de quadrinhos que é publicada duas vezes por semana no site e na rede social da emissora.


"Não acreditamos mais naquela imagem do veículo de comunicação que chega e resolve tudo, o rádio assistencialista. O "Microfonão" é um convite à interatividade e à parceria. É este o espírito: "Vamos Juntos fazer a Rádio Globo!", diz o diretor da emissora, Claudio Henrique. A campanha feita em trabalho da agência DM9-Rio, veio a ideia de traduzir esta presença da Rádio Globo, ao lado do ouvinte, num personagem. Surgiu então, há 2 meses, o "Microfonão", um boneco gigante que reproduz o principal objeto da rádio, o que dá voz aos ouvintes. O "Microfonão" logo protagonizou 3 filmes publicitários na TV (confira um clicando aqui - vídeo no YouTube).

Recentemente o Tudo Rádio destacou as movimentações realizadas pela Rádio Globo nessa nova fase, com destaque para a presença definitiva da estação em 98.1 FM (clique aqui e saiba mais).

FM no Paraná: Outra novidade que envolve a Rádio Globo é a ida da marca para o FM de Londrina, cidade mais populosa do interior do Paraná. O mercado local aguarda a estréia da Rádio Globo FM 90.1, emissora que vai repetir o sinal da Rádio Globo AM 1160 (também de Londrina e que já estava afiliada à rede da Rádio Globo). O grupo responsável pela novidade também controla a CBN FM 93.5 AM 830 de Londrina (clique aqui e saiba mais).

Fonte: Tudo Rádio

Globo lança comercial institucional para Olimpíadas Rio 2016



A Globo lançou nesta semana um vídeo institucional  de aproximadamente um minuto e cinco segundos. A emissora carioca já anuncia a cobertura esportiva para agosto 2016. O principal canal do Grupo Globo terá seis grandes patrocinadores para o evento esportivo. São eles: Coca-Cola, Bradesco, Nestlé, Claro, Fiat e P&G.Confira o vídeo abaixo:



Fonte: TV Foco