sábado, 27 de dezembro de 2014

Diários Associados venderão três emissoras de televisão para grupo de saúde

Um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil, os Diários Associados venderão três de suas nove emissoras de televisão para um grupo médico brasileiro.

Segundo informações obtidas pelo NaTelinha, as TVs Clube de Recife e João Pessoa, e a TV Borborema de Campina Grande (PB), deverão ser vendidas para o Hapvida, o maior grupo médico do Norte e Nordeste, e segundo levantamento feito por agências de publicidade, o maior anunciante em televisão de toda a região.

O negócio já está sacramentado, e para anunciá-lo oficialmente falta apenas o aval do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Segundo as informações, o negócio gira em torno de 20 a 25 milhões de reais.

A intenção do Hapvida é investir em comunicação para ampliar o seu número de clientes no ramo de saúde. Atualmente, a TV Clube do Recife é afiliada da Rede Record, sendo vice-líder de audiência. Já a TV Clube de João Pessoa é afiliado à Band. Por fim, a TV Borborema de Campina Grande é parceira do SBT na região.

O clima, pelo menos na TV Clube de Pernambuco, é de incertezas. Há uma segurança permanente devido aos Diários Associados serem um grande grupo de comunicação e sempre ter tratado bem os seus funcionários. Já o grupo Hapvida nunca foi dono de qualquer estação de comunicação antes, o que gera incertezas sobre o futuro dos canais em relação a cortes de pessoas e mudanças em áreas estratégicas, como no jornalismo.

Com a venda, os Diários Associados ficarão apenas com a TV Alterosa de Minas Gerais (Belo Horizonte, Juiz de Fora, Varginha, Governador Valadares e Divinópolis) e com a TV Brasília, no Distrito Federal.


Fonte: Na Telinha

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Grupo Record adquire 10% das ações da filial da CNT na Bahia

O Grupo Record de Comunicação, no início desta semana, adquiriu 10% da filial da CNT na Bahia, que era pertencente à Família Martinez, que ainda obtém 90% das ações.

Segundo informações obtidas pelo NaTelinha, a emissora, que tem um bom sinal em Salvador, capital do estado, deverá receber investimentos em breve. O prédio da TV, que fica no bairro da Federação, onde se localizam praticamente todas as emissoras da Bahia, deve ter um aporte em tecnologia e também uma nova torre de transmissão.

Com isso, o sinal digital da emissora deverá se inaugurado no próximo mês, já que os engenheiros do canal já vinham trabalhando neste objetivo há alguns meses e só faltavam os equipamentos chegarem à capital baiana.

Uma mudança importante é que a CNT Bahia deverá ter uma nova programação local, investindo mais em conteúdo próprio no período vespertino e transmissão de cultos da Igreja Universal do Reino de Deus no período noturno e durante a madrugada.

A intenção do Grupo Record é ter uma emissora para aumenter sua visibilidade na capital e também para que ela possa começar a programação da Record Bahia um pouco mais cedo na parte da manhã, sem que possa prejudicar a Igreja.

A CNT Bahia também deverá ter toda a sua programação local em alta definição, além de investir novamente em uma enxuta, mas importante equipe de jornalismo, para produzir mais algum noticiário.


Fonte: Na Telinha

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Jovem Pan News inaugura um novo portal de notícias na internet

A Jovem Pan News, projeto de rede nacional com foco no jornalismo factual e controlada pelo Grupo Jovem Pan, inaugurou um novo portal na internet. A marca que nasceu em dezembro do ano passado contava com uma breve apresentação de seu projeto através de um domínio próprio na internet. Agora a Jovem Pan News conta com um portal próprio, ferramenta que também se comunica com o Jovem Pan Online (portal de notícias do Grupo Jovem Pan). Com apenas 1 ano de operações a rede “all-news” da marca Jovem Pan já conta com afiliadas espalhadas pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, além de prever uma nova onda de expansão em 2015.

O novo portal da Jovem Pan News estreou nessa semana e conta com notícias atualizadas diariamente. Todos os destaques da programação da rede estão disponíveis para os internautas, incluíndo os áudios on-line e ferramentas de integração social com os perfis dos usuários e da rádio. Os colunistas opinativos também contam com uma sessão especial no portal da Jovem Pan News, além de informações institucionais sobre a nova rede. Na lista de afiliadas a marca já apresenta a Jovem Pan News AM 1070 de Presidente Prudente como uma parceira da rede nacional (sendo a estréia mais recente do projeto, ocorrida em dezembro desse ano).

No ar em sete mercados brasileiros, a Jovem Pan News é um projeto de rádio nacional jornalística controlado pelo Grupo Jovem Pan. A rede visa substituir aos poucos o modelo de rede de notícias executado pela Jovem Pan AM, com a migração gradual das afiliadas da AM para a nova rede. Algumas afiliadas da cadeia anterior já estão com a Jovem Pan News, como são os casos das afiliadas de São Carlos, Presidente Prudente e Vitória. A rede jornalística foi lançada oficialmente em dezembro do ano passado, com as estréias das rádios próprias Jovem Pan News AM 900 de São José do Rio Preto e a Jovem Pan News AM 750 de Brasília. A Jovem Pan AM 620 de São Paulo também é integrante dessa rede.

Conheça o novo portal da Jovem Pan News. Acesse: http://pannews.com.br/

Fonte: Tudo Rádio

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Áudio: Programa Haroldo de Andrade 2 de Janeiro 2007

Ouça a gravação do maior radialista que o Brasil já teve em sua emissora radio Haroldo de Andrade 1060 AM:

Pernambuco, Pará e Paraíba passam a contar com 85 canais em FM voltados a migração das AMs

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) incluiu 85 canais no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM), mais um ato relacionado à migração das rádios Ams para a faixa FM. Esses canais são destinados às estações migrantes dos estados de Pernambuco, Pará e Paraíba, situação possibilitada pelo Ato no 9.831, publicado no Diário Oficial do último dia 8. Ao todo, o Ministério das Comunicações encaminhou à Anatel 108 solicitações de estudos de viabilidade técnica para esses estados, porém alguns pedidos não puderam ser atendidos devido a falta de espaço no espectro FM convencional (88 a 108 MHz), sendo necessário o uso do chamado “FM estendido” (76 Mhz a 87 MHz). Acompanhe:

Essas solicitações que ainda não foram atendidas deverão passar por um novo processo em breve, aguardando a possibilidade de viabilidade técnica no FM convencional. Conforme já noticiado pelo Tudo Rádio (fato conhecido no “Encontro da Radiodifusão”, congresso realizado pela AESP nos últimos dias 12 e 13), as cidades que apresentaram problemas de espaços no FM convencional nesses três estados foram: Belém (PA), Bayeux (PB), João Pessoa (PB), Caruaru (PE), Garanhuns (PE), Olinda (PE), Paulista (PE) e Recife (PE), totalizando 23 canais que poderão usar o FM estendido.

Dos 85 novos canais inclusos no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM) e que contemplam a faixa de FM convencional, 41 são referentes às migrantes do Pará, 23 na Paraíba e 21 em Pernambuco. O ato 9.831 ainda excluiu 80 canais vagos no PBFM, sendo 8 no Pará, 34 na Paraíba, 28 em Pernambuco e ainda outros em Alagoas (1), Ceará (2), Piauí (1) e Rio Grande do Norte (6). Agora os radiodifusores migrantes aguardam os processos jurídicos e o valor correspondente a nova outorga em FM, esse que será informado em breve para cada estação (porém ainda sem previsão de valor e data).

Recentemente o Tudo Rádio detalhou o processo da migração pelo Brasil, com a consulta pública referente ao Paraná (divulgada no último dia 15) e a expectativa em São Paulo (estado que deverá ter cerca de 60% dos canais migrantes operando em FM estendido): clique aqui e saiba mais.


Fonte: Tudo Radio Com informações do “Boletim Informativo Radiodifusão – Moura e Ribeiro Advogados Associados"

Justiça nega pedido para tirar do ar TV que vende horário para igreja

A Justiça Federal em São Paulo negou pedido do Ministério Público Federal (MPF) para tirar imediatamente do ar a Rede 21, emissora do grupo Bandeirantes que transmite 22 horas diárias de cultos da Igreja Universal do Reino de Deus. O pedido de liminar (decisão urgente e provisória) foi negado, mas a ação principal segue normalmente. Outra ação semelhante do MPF, contra a CNT e a Igreja Universal, ainda aguarda análise da Justiça para deferimento ou não do pedido de liminar.

Nas duas ações inéditas contra as emissoras, o MPF pede a suspensão das concessões, a proibição de novas outorgas às duas TVs e aos representantes da Igreja Universal (o que poderia afetar a Record, propriedade do bispo Edir Macedo) e a decretação da indisponibilidade dos bens da Rede 21, CNT, Igreja Universal e seus representantes legais, para assegurar o pagamento de indenização.

O MPF argumenta que a Rede 21 e a CNT extrapolam "os limites da concessão do serviço de radiodifusão, infringindo, assim, inúmeros dispositivos da Constituição da República, do Código Brasileiro de Telecomunicações e do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão". A principal referência legal das ações é o limite de 25% da grade de programação à publicidade. As redes de TV não podem ter mais do que seis horas diárias de propaganda, incluindo programas religiosos.

As duas redes vendem 22 horas por dia de programação para a Universal, o que contraria o "interesse nacional", que é o uso das concessões de TV para as finalidades educativas e culturais. Segundo o Ministério Público, Band e CNT receberão em cinco anos de contrato, respectivamente, R$ 480 milhões e R$ 420 milhões. Rede 21 e CNT não comentam o assunto.

Redes em polvorosa: As ações contra as duas emissoras, consideradas pequenas, deixaram três das principais redes de TV do país em polvorosa. Executivos da Record, Band e RedeTV! temem que novas ações sejam movidas contra seus acordos com igrejas. Argumentam que, sem o dinheiro dos pastores, podem até quebrar.

Segundo fontes do mercado, as igrejas injetam mais de R$ 1 bilhão por ano nas principais emissoras de TV. É mais do que o SBT de São Paulo faturou em 2013. Sozinha, a Record recebe da Universal R$ 520 milhões por ano. Na RedeTV!, a locação de horários para igrejas corresponde a 20% do faturamento. A emissora vende para igrejas atualmente 12 horas de sua grade. Arrecada pelo menos R$ 14 milhões por mês, o que dá R$ 168 milhões por ano.

A Band arrecada R$ 8,5 milhões por mês apenas com a cessão de uma hora no horário nobre ao pastor R.R. Soares _a emissora ainda tem mais três horas de igreja na madrugada.

Executivos das emissoras de TV até consideram os casos da Rede 21 e CNT abusivos, mas defendem os demais contratos. Argumentam que oferecem centenas de empregos com o dinheiro das igrejas e que essa fonte de receita é uma forma de equilibrar o domínio esmagador da Globo no mercado publicitário a rede líder de audiência fica com mais de 70% das verbas de propaganda na TV.

Há um outro argumento, o de que o espaço ocupado pelos pastores não pode ser visto como simples publicidade, uma vez que o conteúdo religioso também pode ser interpretado como uma finalidade cultural da programação das emissoras, prevista na Constituição. Dessa forma, programas religiosos não poderiam entrar no limite de 25% do espaço da grade. Defendem as redes ainda que as dúvidas nessa seara não devem ser resolvidas pela Justiça, mas pelo Congresso, que aprova as concessões de TV. 

Fonte: Noticias da TV

ESPN renova direitos da NBA por nove anos; SporTV também poderá transmitir

Nesta terça-feira (23), a ESPN Brasil anunciou oficialmente a renovação dos direitos de transmissão da NBA, a principal liga de basquete do mundo.

Segundo a assessoria de imprensa da ESPN, a emissora esportiva da Disney renovou os direitos por nove anos. O contrato da NBA é internacional e a renovação aconteceu com a Disney e com a Turner, que por aqui transmite o evento através do Space e licencia também para o Sports +.

Com o mais novo acordo, a ESPN terá 10 jogos a mais na temporada regular no Brasil, 13 jogos no 1º round dos playoffs, cinco no 2º round, além da transmissão de uma final de conferência de sua escolha, e exclusividade total em todos os jogos da grande final da NBA, que pode acontecer em até sete partidas.

O novo contrato começará a ter validade a partir da temporada 2015/2016.

Em tempo

Mesmo com a renovação dos direitos pela ESPN, o SporTV deverá ser mais uma casa da NBA no Brasil muito em breve. Nos bastidores da emissora, a aquisição do evento já é dada como certa.

Caso a compra seja confirmada, o SporTV transmitirá jogos da NBA em dias diferentes da ESPN. A direção do evento no Brasil entende que a transmissão pelo canal da Globosat será importante para a divulgação do esporte e da liga no Brasil, e seria um bom modo dele chegar na Globo aberta, que é o principal objetivo.

Quando procurado para comentar sobre o assunto, a assessoria de imprensa do SporTV informa que “as negociações não foram concluídas e que ainda não há nenhuma perspectiva de transmissão dos jogos da liga americana de basquete".
 

Fonte: Na Telinha

Com Copa, Globo fatura R$ 12,4 bi e fecha 2014 com 6 Records no caixa

A Globo vai fechar 2014 com um crescimento de 8% nas vendas publicitárias e um faturamento líquido de R$ 12,4 bilhões. Isso quer dizer que a Globo vai arrecadar só com propaganda o equivalente a mais de seis Records (R$ 2 bilhões) e 12 SBTs de São Paulo (R$ 1,1 bilhão), segundo estimativas confiáveis do mercado.

O crescimento da Globo será um pouco maior do que a da média das emissoras de TV, que deve ficar em 7%, que por sua vez será maior do que a dos veículos em geral (6%).

A Globo vai faturar mais por causa da Copa do Mundo. O evento esportivo concentrou verbas na emissora, principalmente no primeiro semestre, e compensou a queda nos investimentos publicitários na segunda metade do ano, provocada pela estagnação da economia e pelas eleições.

Neste ano, a Globo faturou R$ 900 milhões a mais do que em 2013, quase um SBT. Esse valor só considera as receitas das cinco emissoras próprias da família Marinho e a participação da matriz nas receitas de publicidade nacional veiculada pelas afiliadas. Na Record, o valor de R$ 2 bilhões também não considera as afiliadas. A receita inclui mais de R$ 500 milhões arrecadados com a venda das madrugadas para a Igreja Universal do Reino de Deus. Os dados do SBT se referem apenas à cabeça-de-rede.

Para 2015, o cenário é desanimador. Os executivos mais otimistas da TV prevêem um crescimento semelhante ao da inflação, em torno de 6%. Por isso, Band e Record já começaram a cortar gastos. O SBT vai evitar investimentos de risco e a Globo tem sido cautelosa em seus orçamentos.]

Fonte: Noticias da TV

Rádio Iguatemi, Super Rádio AM e Iguatemi Prime FM envolvidas em novas mudanças

A Grande São Paulo acompanhou novas mudanças no dial AM, promovidas pelas emissoras da Rede Mundial. Na verdade a nova movimentação devolveu as rádios Super Rádio AM e Rádio Iguatemi para as suas frequências originais, além da manutenção da Iguatemi FM 96.5 na Grande Campinas. Em resumo: São Paulo volta a contar com a Super Rádio AM 1150 (emissora que havia deixado a sintonia no final de novembro ) e a marca Rádio Iguatemi é novamente acompanhada em 1370 AM da capital e 1520 AM de Mogi das Cruzes, depois de cerca de dois dias de alterações. Outra emissora que deverá apresentar novidades será a Iguatemi Prime FM 98.1, cotada para deixar a sintonia.

Com a nova mudança a Super Rádio AM retorna para a sua frequência original, após um breve período da 1150 AM retransmitindo a programação da Rede Top FM (projeto liderado pela Top FM 104.1, também de São Paulo). É importante lembrar que a programação nacional da Top FM (voltada para as FMs instaladas fora da capital paulista) é alinhada com o perfil da 104.1 FM, mas com outro estúdio gerador. No final dessa semana a Super Rádio AM retomou as suas atividades em seu canal original, após ter deixado a frequência no final de novembro e ter sido indicada para operar através dos canais da Rádio Iguatemi em São Paulo (1370 AM e 1520 AM).

Outra mudança que está prevista para São Paulo e que envolve mais uma marca da Rede Mundial é a saída da Iguatemi Prime FM 98.1 a partir de 1º de janeiro, porém o grupo não confirma oficialmente essa informação. Na última sexta-feira (19) o Tudo Rádio publicou uma matéria que destaca o amplo alcance de sinal da Iguatemi Prime em 98.1 FM, estação com transmissão a partir da Serra do Japi (Jundiaí) e que cobre as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba, além das regiões de Piracicaba e Leste Paulista (saiba mais). Segundo informações extra-oficiais, a 98.1 FM passará a contar com uma grade religiosa/evangélica a partir de janeiro de 2015 (não sendo algo inédito na trajetória dessa estação). Também não foi informado se a Iguatemi Prime FM será deslocada para outro canal do grupo.

Fonte: Tudo Radio

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ex-“Muito Mais” e “A Liga”, Rita Batista volta à emissora de rádio na Bahia

Ex-assistente de Adriane Galisteu no extinto “Muito Mais”, Rita Batista surpreendeu a todos ao anunciar sua volta à Rádio Metrópole, uma das mais tradicionais de Salvador e líder de audiência entre as emissoras de rádio noticiosas.

A jornalista se consagrou como radialista da emissora e, nesta segunda (15), a Metrópole confirmou seu retorno. Nesta ano, Rita Batista chamou atenção da população baiana por ter feito campanha pra Rui Costa (PT), governador eleito na Bahia.

Antes de deixar a Band, Rita havia participado de “A Liga” e estava entusiasmada com o projeto, seu “grande sonho” no canal. Antes de participar do “Muito Mais”, ela apresentava um programa diário na Band Bahia.


Com informações do RD1

Após contratar Marcelinho Carioca, Transamérica anuncia Oscar Roberto Godoi para equipe esportiva

A Rede Transamérica, liderada pela Transamérica FM 100.1 de São Paulo, está reforçando sua equipe esportiva para 2015. O ex-árbitro Oscar Roberto Godoi está de volta à equipe da rádio. A emissora já anunciou do ex-jogador Marcelinho Carioca, que vai comandar um programa esportivo na emissora a partir do próximo ano. Godoi retorna à Transamérica após deixar a emissora em 2012.

O ex-árbitro Oscar Roberto Godoi é a mais nova contratação da rádio Transamérica de São Paulo. O profissional reestreia na emissora no dia 5 de janeiro de 2015 para reforçar a equipe de esportes comandada por Eder Luiz. Além de fazer parte do programa “Papo de Craque”, o comentarista vai analisar as arbitragens dos jogos de futebol transmitidos pela emissora.

Considerado um dos melhores árbitros do futebol brasileiro dos anos 90, Godoi tem passagens em importantes emissoras de TV como Record e Bandeirantes. O jornalista trabalhou na Transamérica de 2008 a 2012 e, atualmente, também faz parte do time esportivo da TV Gazeta.

Esta semana a Transamérica já havia anunciado a contratação do ex-jogador Marcelinho Carioca para apresentar um programa esportivo. A atração se chama “Virando o Jogo” e contará com a participação de famosos e anônimos que, num bate-papo descontraído, revelarão como deram a volta por cima e se tornaram exemplos de superação.


O programa será transmitido para as 52 emissoras da Rede Transamérica Hits, que abrangem importantes cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Roraima e Rondônia e tem estreia prevista para janeiro de 2015.

Fonte: Na Telinha 

Versão do WhatsApp para computador pode ser lançada em breve

Em julho deste ano, quando a Microsoft fazia uma apresentação, deixou escapar que possivelmente estava em desenvolvimento um aplicativo do WhatsApp para computadores. Agora surgiram mais indícios de que essa versão de fato é real.

Pavel Durov, responsável pelo Telegram, disse em entrevista ao TechCrunch que o WhatsApp tentou contratar o desenvolvedor que criou a versão do Telegram para web. No bate papo, Durov chegou a especular que os concorrentes lançarão a novidade.

Depois disso, o pessoal do AndroidWorld holandês vasculhou os códigos da versão beta do WhatsApp e descobriu que já existe até um nome para o novo aplicativo: WhatsApp Web.

O blog montou até uma imagem da tela que mostra como ocorre o gerenciamento das sessões. Eles fizeram o layout com base nas informações obtidas nos códigos.

Para vincular a conta ao navegador, o usuário precisa fazer com que a câmera do smartphone autorize o login lendo um QR code, já que o WhatsApp não tem senha.


O WhatsApp ainda não se pronunciou sobre essas informações.

Com informações do Olhar Digital 

Rádio Globo apresenta mudança em sua equipe esportiva

A Rádio Globo AM 1100 de São Paulo apresenta mudança na sua equipe esportiva. O repórter Raphael Prates assume oficialmente a função de comentarista. O jornalista já vem atuando no lugar do comentarista titular, Osvaldo Pascoal, que está de férias e só retorna em fevereiro. Agora os dois passam a integrar juntos a equipe de analistas esportivos da Rádio Globo de São Paulo, que conta ainda com Juliana Cabral, ex-jogadora da seleção brasileira de futebol.

Com 32 anos, Prates começou a carreira de repórter em 2005 na Rádio Trianon AM 740, passando posteriormente por Capital e Record. Agora segue os passos de outros repórteres que se tornaram comentaristas, como, por exemplo, Estevan Ciccone (Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9), Paulo Massini (CBN FM 90.5 AM 780) e o próprio Osvaldo Pascoal.

Segundo o jornalista Anderson Cheni, do Portal Comunique-se, é Hércules Santos da Rádio Globo AM 1150 de Belo Horizonte quem deve assumir o lugar de Prates como repórter em São Paulo.

Na rádio Paulista, ainda continua em aberto o nome do novo narrador. Depois que Silva Júnior deixou a emissora para se juntar ao Fox Sports, a Rádio Globo ainda não anunciou um possível substituto para completar a equipe, que já conta com Oscar Ulisses e Doni Vieira na função.


Fonte: Tudo Rádio

TV Aratu/SBT impõe derrota à Record Bahia e ao novo "Balanço Geral"

Mesmo com as mudanças realizadas recentemente, como os novos cenários e extinção do policial "Se Liga Bocão", a Record Bahia continua tendo dificuldades por conta da forte concorrência com a TV Aratu/SBT.

Segundo dados prévios obtidos com exclusividade pelo NaTelinha, nesta sexta-feira (12) a TV Aratu, com a exibição do "Que Venha o Povo", de Casemiro Neto; "Na Mira", de Silvio Mendes; e "Universo Axé", de Alex Lopes, registrou 7,6 pontos de média das 12h às 14h30, horário em que o "Balanço Geral", agora apresentado por José Eduardo, vai ao ar. Na faixa, a Record ficou com 7 pontos.

O destaque ficou por conta do "Universo Axé", que chegou a picos de 10 pontos e alcançou a liderança por vários minutos, vencendo a TV Bahia/Globo, que exibia o "Vídeo Show". A atração musical recebeu neste dia a banda Psirico e o cantor Igor Kannário, um dos mais populares no estado, mas não muito conhecido fora da Bahia.

Os números podem sofrer alterações no consolidado e reflete a preferência de um seleto grupo de telespectadores em Salvador e Região Metropolitana.


Super Rádio volta a contar com comunicadores populares


A Super Rádio (AM 1.150 kHz - São Paulo/SP), extinta Tupi AM de SP, inicia uma nova fase a partir desta segunda-feira, dia 15 de dezembro.

Kaká Siqueira, Cicero Augusto, Figueiredo Junior e João Ferreira, estarão na programação da emissora, que vinha apenas veiculando uma programação musical, retransmitindo a Rede Top FM - emissora sertaneja.
                                              
Outra novidade é que, alem do AM 1.150 kHz, a Super Rádio vai transmitir sua programação em outros dois prefixos: AM 1.370 kHz (Iguatemi SP) e AM 1.510 kHz (Iguatemi Mogi), emissoras que, a princípio, serão extintas.

Todos esses profissionais, exceto o Cicero Augusto, estavam na Iguatemi AM, emissora que decidiu dispensar seus comunicadores populares no dia 1º de dezembro desse ano (2014) para levar ao ar apenas uma programação musical baseada em sucessos dos anos 70 e 80. Em uma reunião realizada nos últimos dias, o empresário Paulo Abreu, proprietário dessas emissoras, voltou atrás e abriu espaço novamente para esses comunicadores populares.

O nosso site apurou que, a princípio, a grade de programação na Super Rádio será a seguinte: (sujeito a alteração*)

06h as 11h: Kaká Siqueira
11h as 12h: Cicero Augusto
12h as 16h: Figueiredo Junior
16h as 18h: João Ferreira

Ouça a Super Radio: www.superradio1150.com.br/ 


Fonte: Bastidores do Radio

Justiça determina restrição de horários de propaganda de cerveja na TV

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região determinou que as bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau pela escala Gay Lussac, o que na prática envolve cervejas e vinhos, passam a ter a propaganda comercial em rádio e televisão restringida em todo país.

A decisão resulta de ação civil pública encaminhada pelo Ministério Público Federal. De acordo com ela, cervejas e vinhos passam a sofrer incidência da lei 9.294/1996, que limita a publicidade em relação ao horário e conteúdo. Os comerciais só poderão ser veiculados entre 21h e 6h e não poderão associar o produto a esportes, condução de veículos, condutas exitosas ou melhor desempenho sexual.

Também deverão passar a conter nos rótulos a advertência “Evite o consumo excessivo de álcool”. A decisão foi tomada em segunda instância e ainda cabe recurso. Em 2012, julgamento similar, contrário à propaganda de cervejas, foi feito em primeira instância pela Justiça Federal de Santa Catarina.

Segundo o relator do processo, o desembargador federal Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, conceituar como bebida alcoólica para fins de restrição de propaganda apenas aquelas com mais de 13 graus Gay-Lussac, como era aplicada a lei até então, “seria negar a realidade social em que vivemos, dando maior proteção ao setor econômico e aos interesses privados dos ramos ligados à indústria de bebidas alcoólicas, em especial os da indústria cervejeira”.

Caso não haja recurso, as rés têm 180 dias a contar da publicação do acórdão para alterar os critérios a serem seguidos em contratos comerciais que tenham como objeto propaganda de bebidas alcoólicas. Em caso de descumprimento, as rés deverão pagar multa diária de R$ 50 mil.


Fonte: Na Telinha

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Policiais invadem estúdio da Itatiaia e prendem entrevistado durante programa 'Chamada Geral'

Foto: Reprodução/Circuito 
interno Rádio Itatiaia
Dois policiais civis invadiram o estúdio principal da Rádio Itatiaia, no início da tarde desta terça-feira, para prender Armando Júnior Pereira da Cruz, que concedia entrevista ao jornalista Eduardo Costa no programa Chamada Geral. O entrevistado é marido de Flávia Renata Oliveira Silva Cruz, vereadora de Confins que já tinha sido detida na operação Lavagem III da Polícia Civil. Durante o intervalo do programa, Armando Cruz, que ainda não tem o envolvimento confirmado no caso, foi revistado e preso logo em seguida. Os policiais não apresentaram mandado e efetuaram a prisão após receberem autorização do delegado responsável pelo caso, Jonas Tomazi.

"Quero comunicar aos senhores que, neste momento, dois policiais civis estão no estúdio da Rádio Itatiaia para prender o Armando, marido da vereadora de Confins. Até aqui, respeitosamente, estou resistindo e dizendo a eles que não acho crível, lógico, correto que invadam o estúdio da maior emissora de Minas para fazer uma prisão", denunciou, ao vivo, o apresentador Eduardo Costa.

 A investigação é uma sequência das operações Lavagem I e II, que tinha, a princípio, o objetivo de apurar o envolvimento do presidente da Câmara Municipal de Confins, o vereador Aladir José Pessoa de Souza, e de outros três suspeitos de fraudarem licitações. A terceira fase da ação tenta desarticular uma organização criminosa envolvida em esquema de fraude, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e corrupção que atuaria em Santa Luzia, Vespasiano, Sete Lagoas, Confins e Belo Horizonte.

O porteiro da Itatiaia, Marcelo Camargo, afirmou que os policiais não apresentaram mandado de prisão e contou o que aconteceu desde quando os civis chegaram na rádio até a invasão do estúdio. “O rapaz se identificou como policial civil do lado externo da roleta. Perguntei do que se tratava. Eles falaram que vieram buscar um rapaz que estava dando entrevista e que tinha um mandado de prisão em aberto. Eu falei que tinha que chamar minha chefia, que estava almoçando. O rapaz já entrou por um lado [da roleta] e eu falei ‘não pode subir não.’ Eles já estavam meio alterados com a situação”, explicou.

“Perguntaram como fazia para entrar no estúdio. Eles foram e eu fui atrás deles. Cheguei na porta do estúdio e chamei a Natália [Quaresma, produtora do Chamada Geral]. Eles se identificaram para ela como policiais e nesse meio tempo eu desci. Não sei mais o que aconteceu”, acrescentou.

A produtora do programa Chamada Geral, Natália Quaresma, se assustou com a ação dos policiais. “Entraram com muita truculência sem apresentar mandado de prisão. Eles entraram no estúdio me empurrando”, contou. O subcorregedor da Polícia Civil, Antônio Gamanjura, garantiu que toda a ação dos policiais será apurada. “A Corregedoria vai instaurar o procedimento para a apuração das circunstâncias. Os policiais compareceram aqui na Rádio Itatiaia para o cumprimento do mandado da pessoa que estava sendo entrevistada. Vamos pedir a cópia das imagens (do circuito interno), a partir da chegada dos policiais”, avisou.

O diretor-presidente da Rádio Itatiaia, Emanuel Carneiro, reclamou da postura dos policiais e relatou que é a primeira vez na carreira que ele viu esse tipo de ação. “A falta de respeito ao profissional de imprensa está muito acentuada. Esse episódio é pontual porque nós nunca tínhamos assistido a uma invasão de um estúdio por policiais armados para tirar um entrevistado no momento em que ele estava presente em um programa que terminaria dentro de cinco minutos. O apresentador Eduardo Costa pediu um pouquinho de paciência e não foi respeitado”, criticou.

“Não vou entrar no mérito se o convidado é do bem ou do mal, mas ele foi retirado algemado da Rádio Itatiaia. Uma jornalista da Itatiaia foi empurrada. Um espetáculo muito ruim. Mas ficamos felizes pela solidariedade dos dois sindicatos, radialistas e jornalistas, e também da pronta presença da Corregedoria da Polícia Civil, que prometeu uma apuração urgente e muito forte sobre esse acontecimento. Faz parte da nossa profissão, faz, enfrentar de vez em quando esse tipo de problema, mas não da forma que aconteceu hoje aqui no prédio da Rádio Itatiaia”, completou.

Veja a ação dos policiais, da portaria à entrada no estúdio:



Fonte: Rádio Itatiaia

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

TV Baiana deixa Rede Aparecida e vira afiliada da TV Cultura

Marcos Mendonça Pres. Tv Cultura 
e Helio Oliveira Dir. Tv Baiana
Na segunda (10) o diretor da TV Baiana, Helio Oliveira, assinou o contrato com a TV Cultura na capital paulista. Atualmente a TV Baiana transmitia o sinal da Rede Aparecida e a partir de hoje desde as 11h, iniciou as transmissões definitivamente da TV Cultura.

De acordo com o diretor da emissora soteropolitana, além da nova rede em um prédio com seis andares, onde já foi construído três estúdios com até auditório de última geração, irá também investir mais na programação local, jornalismo, variedades, revista eletrônica, entretenimento e esportes.

“O que faltava na Bahia era uma emissora com uma grade mais regional e de qualidade, utilizando os bons profissionais que estão fora do mercado” afirmou Helio. Perguntado quando o sinal digital entrará no ar, o diretor afirmou que até o final do primeiro semestre de 2015.


A TV Baiana opera no canal 15 UHF em Salvador (Bahia), entrou no ar dia 17 de julho de 2010 testando o sinal e os transmissores para ver como chegava aos lares baianos o sinal da FBE TV. No dia 20 de maio de 2011 foi ao ar em caráter definitivo na capital baiana, transmitindo a Rede Aparecida.

Fonte: TV Foco

CBN lidera novamente a categoria “Rádio” da pesquisa “Veículos Mais Admirados”

A Rede CBN, rádio controlada pelo Sistema Globo de Rádio, é eleita novamente o “veículo mais admirado” na categoria Rádio. A pesquisa, realizada para o Meio & Mensagem, tem como parâmetro o Índice de Prestígio da Marca (IPM), uma metodologia criada pelo Grupo Troiano. A pesquisa foi iniciada no ano 2000 e, de lá para cá, a CBN tem aparecido na liderança em todas as edições. Outras importantes rádios do país também foram listadas entre os “Veículos Mais Admirados” segundo essa pesquisa que envolve profissionais da publicidade/comunicação.

Os resultados da pesquisa são medidos a partir da comparação do Índice de Prestígio de Marca (IPM) de cada veículo, separados por categorias. Para se chegar ao IPM, o Grupo Troiano de Branding realiza uma pesquisa com assinantes do Meio & Mensagem e com um mailing especial formado por profissionais de agências e anunciantes. O levantamento é realizado pela Qualibest, via internet, e este ano obteve 1.055 questionários válidos. A pesquisa é feita desde o ano 2000 e tem a CBN como líder do “ranking” desde o início desse trabalho.

Segundo o Meio & Mensagem cada entrevistado respondeu sobre três dos seis meios de comunicação analisados, dando notas a cada um em sete diferentes atributos, são eles: conteúdo, credibilidade, atendimento comercial, eficiência, inovação, ética e engajamento (esse último item foi incluso na pesquisa de 2014). Aos 23 anos (completados em outubro passado) a rede liderada pelas emissoras CBN AM 780 FM 90.5 de São Paulo e CBN AM 860 FM 92.5 do Rio de Janeiro, foi eleita a mais admirada com um índice de 52,5 (IPM).

Rádios como Jovem Pan, Rádio Bandeirantes, Rádio Estadão, Eldorado FM, Rádio Gaúcha, entre outras, também foram listadas no “top 10” dos Veículos Mais Admirados. Nos próximos dias o Tudo Rádio dará mais detalhes sobre essa lista.


Com informações do Tudo Rádio

Viviane Romanelli sobre TV Aparecida: “Recebi esse convite num momento muito ruim e triste da minha vida”

Viviane Romanelli é uma daquelas pessoas que quando não estão no ar fazem falta na TV. Sempre muito simpática a apresentadora deixa amigos por onde passa e você vai ver que nesta entrevista que ela cedeu ao site TV FOCO, não é diferente.

Vivi que passou pela Band fala sobre como foi comandar um programa matinal na emissora e como ficou sabendo do fim da atração, e ainda revela que recebeu o convite da TV Aparecida para comandar o “Vivivissima” naquele que seria um dos momentos mais difíceis da sua vida.

Como foi sua passagem pelo “Dia a Dia” da Band e qual foi a sensação ao saber que o projeto não continuaria?

“Adorei ter apresentando o Dia a Dia. foi um grande desafio..estava vindo de um canal de vendas onde não tínhamos preocupação com a audiência. Dai me deparo com isso…acho que infelizmente a Band não soube esperar o programa emplacar,o publico me conhecer e se acostumar.. mas entendo, tudo é comercial. Fiquei triste na época, mas já passou..a vida da voltas e estou ai com um lindo projeto que leva o meu nome”.

Você teve uma importante passagem pela Gazeta, comandando inclusive um quadro de receitas. Como foi essa passagem pela emissora?

“Sobre a Gazeta, o que tenho a dizer que é uma emissora que amo de paixão. Adoreiiiii muito ter trabalhado la.ainda mais apresentando o TV Culinária..”

Você acaba de ser a nova contratada da TV Aparecida, pode nos antecipar como está a expectativa para a estreia, quadros ou alguma novidade que o público pode esperar?

 “Recebi esse convite num momento muito ruim e triste da minha vida, estava com minha mãe internada, e o que e me animou muito, foi que eles estavam me contratando pela minha alegria e jovialidade, tive que rir ne? isso aos 52 anos. Bem estou muito feliz. O programa vai crescer a cada dia, tenho certeza. Estamos querendo fazer um programa alegre e pra cima, com muita informação, culinária e por ai vai.. a participação do publico é fundamental, é ele quem vai pedir o que quer ver no programa, e se pudermos atender, com certeza faremos”.



Fonte:  TV Foco

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Feira vai sediar Seminário Nacional de Cronistas Esportivos

A cidade de Feira de Santana vai estar recebendo nos próximos dias 17 e 18 de janeiro, na sede da Associação Comercial, o Seminário Nacional de Cronistas Esportivos, evento que é organizado pela Associação Baiana de Imprensa (ABI) em parceria com a ABCD e que vai reunir representantes da crônica esportiva de diversas cidades do Estado.

Ontem, em Salvador, o diretor regional da ABI, Jair Cezarinho, junto com o presidente da Associação Bahiana dos Cronistas Esportivos (ABCD), Márcio Martins, tratando dos detalhes do evento que vai movimentar a crônica esportiva de Feira e região. “A escolha de Feira de Santana tem a ver com a posição estratégica da cidade e a possibilidade de reunir aqui grandes nomes da crônica esportiva. Com certeza será um evento de relevância que trará à tona discussões que vão engrandecer a classe”, ressaltou Jair Cezarinho.

Em entrevista ao FOLHA DO ESTADO, o presidente da ABCD Márcio Martins confirmou o evento para a cidade de Feira de Santana e o objetivo é realizar um grande debate à respeito da realidade do futebol baiano. “Infelizmente estamos atravessando uma crise técnica com os nossos clubes e o momento é de uma profunda reflexão, também da nossa parte como cronistas esportivos e por isso estamos organizando este evento que vai ser realizado aí em Feira de Santana”, disse Márcio Martins.

Além dos cronistas feirenses e de outras cidades da região vão estar presentes o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, além dos jornalistas Eraldo Leite, da Rádio Globo/RJ, e Luiz Ademar presidente da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) e comentarista dos canais SporTV.  Ambos são os diretores gerais da (ACEB) - Associação de Cronistas Esportivos do Brasil – e vão estar palestrando sobre a realidade da crônica esportiva brasileira, a relação com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Outro ponto a ser discutido é justamente a existência da ACEB, o porquê da dissidência da ABRACE, além de questões como a discussão envolvendo o trabalho dos repórteres de campo, que praticamente em alguns locais está sendo abolido, dentre outros assuntos”, afirmou.


Por Cristiano Alves / Jornal Folha do Estado

Mariana Godoy assina contrato com emissora

Mariana Godoy e Franz Vacek (Foto: Divulgação)
Mariana Godoy, que deixou a GloboNews em outubro deste ano, acaba de fechar contrato com uma nova emissora. Após rumores de que iria para a Record ou para o SBT, ela decidiu ir para a RedeTV!. De acordo com o jornalista Flávio Ricco, ela assinou o compromisso na manhã desta quarta (3).

Na nova emissora, a jornalista passará a apresentar um talk show jornalístico. “Eu estou muito feliz. Escolhi a Rede TV! porque me trouxe brilho nos olhos. Ainda vamos acertar um monte de coisas, mas nós vamos criar juntos. E o que mais me deixa animada é que as possibilidades são infinitas, é essa liberdade”, disse Godoy.

“Já encontrei vários amigos aqui pela redação. É desafio, é mudança, mas as perspectivas são todas boas, porque tudo vai ser diferente”, contou a jornalista. Franz Vacek, o Superintendente de Jornalismo e Esportes, revelou que essa contratação foi um grande feito em sua gestão.

“É a grande contratação da minha gestão, um reforço para fortalecer o jornalismo da emissora em 2015. E o projeto não se encerra aí. Há outros nomes no radar para novos projetos”, revelou Vacek. Mariana já queria deixar o Rio de Janeiro e voltar a São Paulo, onde está localizada a a emissora de Amilcare Dallevo.

Seu programa já tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2015, sem data e horários ainda definidos. Mariana deixou a Globo após 23 anos, alegando que foi uma decisão “estritamente pessoal”. Após a sua saída, o canal pago escalou Eduardo Grillo para a bancada do “Jornal das Dez”.


Fonte: TV Foco

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Bocão assume programa Balanço Geral Tarde, pela Record Bahia

Foto: Gilberto Júnior
O comunicador baiano Zé Eduardo, o Bocão, acaba de assumir a apresentação do Balanço Geral Tarde, da Record Bahia. O programa jornalístico estreou nesta segunda-feira (1º), às 12h, e integra a nova grade de programação da mais antiga emissora do estado.

Diferentemente do extinto ‘Se Liga Bocão’, o Balanço Geral Tarde está diretamente ligado aos departamentos de jornalismo de Salvador e de São Paulo, levando ainda mais informação com credibilidade e prestação de serviço para a população baiana. Além do novo cenário, o programa também passa a ser transmitido em HD, tecnologia que proporciona melhor qualidade de imagem e som. O Balanço Geral Tarde vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre ao meio dia.

“O Bocão já tinha uma marca de quase dez anos. Era um programa voltado pra área policial. e agora temos outros temas dentro do Balanço Geral. Vivi quase 40 dias de expectativa, de frio na barriga, mas resultado do ibope hoje foi fantástico”, avaliou Zé Eduardo.

Sobre Zé Eduardo: Zé Eduardo, popularmente conhecido como Bocão, iniciou a carreira em emissoras de rádios na capital baiana, em meados de 1988. Fez história nas rádios Bahia, Cultura, Bandeirantes, Itaparica, FM 104 FM e Transamérica FM. Nas quatro primeiras, era repórter e apresentava programas esportivos. Nas emissoras 104, Transamérica, Sociedade e Itapoan, fez programas de denúncia popular, com caráter policial.


Já na televisão, Zé foi repórter esportivo na TV Itapoan, de 1989 a 1992, e na TV Bahia, de 1992 a 2000. Na TV Aratu, de 2000 a 2007, apresentou um programa de entretenimento e um tempo depois o formato do espaço para um programa popular e policial. Chegando a ter dois espaços diários na emissora, o Bom Dia Bocão (matutino) e o Se Liga Bocão (vespertino). Sua história na Record Bahia começou em 2007 e continua até hoje.