A Globo vai fechar 2014 com um crescimento de 8% nas vendas
publicitárias e um faturamento líquido de R$ 12,4 bilhões. Isso quer dizer que
a Globo vai arrecadar só com propaganda o equivalente a mais de seis Records
(R$ 2 bilhões) e 12 SBTs de São Paulo (R$ 1,1 bilhão), segundo estimativas
confiáveis do mercado.
O crescimento da Globo será um pouco maior do que a da média
das emissoras de TV, que deve ficar em 7%, que por sua vez será maior do que a
dos veículos em geral (6%).
A Globo vai faturar mais por causa da Copa do Mundo. O
evento esportivo concentrou verbas na emissora, principalmente no primeiro
semestre, e compensou a queda nos investimentos publicitários na segunda metade
do ano, provocada pela estagnação da economia e pelas eleições.
Neste ano, a Globo faturou R$ 900 milhões a mais do que em
2013, quase um SBT. Esse valor só considera as receitas das cinco emissoras
próprias da família Marinho e a participação da matriz nas receitas de
publicidade nacional veiculada pelas afiliadas. Na Record, o valor de R$ 2
bilhões também não considera as afiliadas. A receita inclui mais de R$ 500
milhões arrecadados com a venda das madrugadas para a Igreja Universal do Reino
de Deus. Os dados do SBT se referem apenas à cabeça-de-rede.
Para 2015, o cenário é desanimador. Os executivos mais
otimistas da TV prevêem um crescimento semelhante ao da inflação, em torno de
6%. Por isso, Band e Record já começaram a cortar gastos. O SBT vai evitar
investimentos de risco e a Globo tem sido cautelosa em seus orçamentos.]
Fonte: Noticias da TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário