terça-feira, 1 de março de 2016

Segmento adulto-contemporâneo coleciona resultados expressivos no Brasil


O rádio chamado de “adulto-contemporâneo” inicia o ano de 2016 colecionando resultados expressivos de audiência nos principais mercados do país. A “cereja do bolo” deste gênero foi a conquista da liderança geral em Salvador, resultado histórico obtido pela Globo FM 90.1. Além da “ponta da tabela” em território baiano, representantes do “gênero adulto-contemporâneo” colecionam resultados de “top 5” em mercados competitivos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campinas, situações que já eram observadas mesmo antes da mudança de abordagem anunciada pelo Kantar Ibope Media em suas pesquisas. 

Em Salvador o resultado foi histórico, porém já era aguardado por parte do mercado baiano. A Globo FM 90.1 assumiu a ponta nos principais períodos da medição realizada pelo Kantar Ibope Media, sendo um resultado referente ao trimestre nov/15 a jan/16. O resultado ganha em importância por vários motivos: a antiga líder (a popular/hits Piatã FM 94.3) era dona da posição há pelo menos 21 anos consecutivos. O outro ponto relevante é de que a Globo FM passa a ser a primeira e única estação do segmento adulto-contemporâneo a alcançar a liderança em um mercado regular (que conta com pesquisas atualizadas todos os meses). 

O resultado já era esperado por parte do mercado baiano devido ao crescimento constante da Globo FM nos últimos anos, rádio que há algum tempo já estava posicionada no “top 3” à frente de rádios populares, além da conquista da vice-liderança nos últimos meses. As movimentações ocorridas no mercado de Salvador também ajudaram na alteração do comportamento do universo local, que conta com várias rádios populares e poucas opções de outros gêneros (como o jovem/pop). Os investimentos em ações e programação por parte de rádios do segmento adulto-contemporâneo também auxiliaram no novo comportamento do universo, aliado a mudança de perfil do público de rádio. 

nova abordagem realizada pelo Kantar Ibope Media em suas pesquisas pode também auxiliar no crescimento de rádios de outros gêneros, tais como “adulto-contemporâneo” e o “jovem/pop”. Fica a expectativa do meio de como o universo vai se comportar, lembrando da grande possibilidade de crescimento no número médio de ouvintes nos principais mercados brasileiros.

São Paulo, Rio e Belo Horizonte

 

Nos últimos anos o Tudo Rádio tem destacado o avanço de vários projetos de diferentes segmentos e gêneros, inclusive das estações do chamado “segmento adulto-contemporâneo”. Rádios como Alpha FM 101.7 de São Paulo (quarto lugar geral) e JB FM 99.9 (terceiro lugar geral) estão entre as maiores audiências médias do país, além de registrar novos recordes de audiência em pesquisas recentes. 

O mesmo vale para a Alvorada FM 94.9, rádio que cravou em Belo Horizonte o seu melhor resultado de audiência, além da quarta posição geral em períodos importantes da medição. No interior paulista a Antena 1 FM 107.5 também tem registrado um de seus mais expressivos resultados, além de uma quarta colocação geral em Campinas.

Lá fora...

Os dois principais mercados dos Estados Unidos contam com rádios do formato “adulto-contemporâneo” na liderança geral, segundo pesquisas recentes realizadas por institutos locais. A Lite FM 106.7 (WLTW-FM) é dona da liderança geral em Nova York, enquanto a Kost FM 103.5 lidera em Los Angeles. As duas emissoras são do grupo Clean Channel (da iHeartMedia). 

Fonte: Tudo Rádio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário