segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Afiliada da Globo nega influência de acionista em reportagens

A TV Morena, afiliada da Rede Globo no Mato Grosso do Sul, divulgou nota nesta semana para rebater informações de que a linha editorial da emissora teria sido influenciada por acionistas.

A controvérsia aconteceu durante reportagens sobre irregularidades do funcionamento do aterro sanitário de Campo Grande, capital do estado. O canal decidiu recorrer à Justiça contra um site local que publicou as informações "que não retrataram a realidade", segundo o comunicado.

"Face a interpretações intencionalmente mal conduzidas na matéria publicada, a TV Morena vem a público informar que: em momento algum, recebeu qualquer pedido de seus acionistas para barrar ou influenciar na cobertura de reportagens", diz a nota

Relatórios da Polícia Federal feitos na operação Lama Asfáltica, realizadas no primeiro semestre deste ano, indicam que o empresário João Amorim chefiava um grupo de empreiteiras responsável por licitações fraudulentas e superfaturamento de obras públicas no estado. Para sustentar o esquema, o grupo fazia pagamento de propina para funcionários públicos, mas também procurava influenciar representantes de empresas de comunicação.

Gravações autorizadas pela Justiça revelam conversas entre Amorim e o acionista da TV Morena, André Zahran. À época dos registros, o canal exibia reportagens sobre problemas com a coleta de lixo e armazenamento no aterro sanitário de Campo Grande. A empresa responsável pelo serviço pertence ao empresário, que questionava a cobertura e pedia intervenção do acionista.

A emissora destacou que a ligação não impediu a reprodução da reportagem sobre a vistoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e a Polícia Civil no aterro sanitário, no dia 15 de maio de 2014. Também observa que, dias depois, exibiu extensa matéria sobre a denúncia feita pelo Ministério Público Federal sobre suspeita de irregularidades na licitação e na obra do aterro sanitário.

"A TV Morena luta, respeita e se orgulha da postura de seus profissionais em respeito à verdade dos fatos e à condução da notícia. Este patrimônio, construído ao longo de 50 anos de história, não pode e não será maculado pela irresponsável postura de veículos com interesses diversos a esses, com o único intuito de macular esta nossa premissa básica de nossa empresa", encerrou a nota.


Com informações do Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário