sábado, 9 de maio de 2015

Rádio MEC FM comemora 32 anos no ar em nova frequência


Dez de maio, data emblemática para a MEC FM porque marca os 32 anos da entrada no ar da emissora dedicada à música de concerto e vai estabelecer também a mudança de frequência da emissora. Com a alteração, a partir da meia-noite, a MEC FM deixará os tradicionais 98.9 MHz para operar em 99.3 MHz, sendo o maior deslocamento de sintonia entre as estações que tiveram suas frequências alteradas nos últimos anos.

A troca de frequência ocorre por razões técnicas, de organização do espectro FM na capital fluminense”, explica o gerente-executivo de Engenharia e Operações da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Renato Favilla, que faz a gestão da emissora. “Com a mudança, a rádio vai deixar de sofrer algumas interferências decorrentes de emissoras próximas e, como o espectro é limitado, essa alteração também permitirá que outras rádios, de menor porte, passem a ocupar essa posição no dial.”, completa Favilla.

As alterações foram indicadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que fiscaliza a radiodifusão nacional, e atingiu quatro emissoras de grande porte no Rio de Janeiro. A MEC FM é a última das grandes a fazer a migração e espera manter sua audiência, apesar de a nova frequência não ser adjacente à anterior, caso das demais emissoras que já mudaram suas posições no dial.

Essas mudanças começaram em 2009, com a Rádio Melodia FM 97.5 deixando a frequência anterior (97.3 FM). Na sequência, a Rádio Globo FM 89.5 mudou, em fevereiro de 2011, a sintonia 89.3 FM. A última alteração ocorreu com a JB FM, que em janeiro de 2012 deixou a tradicional sintonia 99.7 FM para operar a partir da atual freqüência.

Comemoração de aniversário: A MEC FM celebra seus 32 anos no ar com um concerto especial de aniversário, que terá 80 minutos de duração. No palco estarão intérpretes cujo repertório reflete a programação da emissora, desde a música renascentista, medieval até os dias atuais.



Com informações da EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário