quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Rede Brasil Atual é lançada oficialmente na Grande São Paulo



A rádio Brasil Atual FM 98.9 de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, foi lançada oficialmente nesta terça-feira. Desde o dia 3, a rádio estava no ar em caráter experimental na Grande São Paulo, em FM 93.3 a partir de São Vicente, atingindo também Santos, Guarujá, Cubatão e Praia Grande. e através da 102.7 FM de Pirangi, município localizado entre Catanduva e Bebedouro. Com alcance estimado para uma população de 22 milhões de pessoas, a partir desta terça-feira a emissora passa a funcionar oficialmente, com sua programação normal. A Brasil Atual é um projeto ligado a movimentos sindicais.

Dois programas que fazem parte da grade exclusiva do canal de TV TVT terão sua gravação ao vivo exibida também pelo rádio. São eles o "Bom para Todos", às 16h das segundas-feiras, e o "Melhor e Mais Justo", às quintas-feiras, no mesmo horário. “A princípio, teremos o Jornal Brasil Atual, das 7h às 9h da manhã, todos os dias. Ao longo do dia, num primeiro momento, a programação tocará música nacional, de qualidade, até que a gente formate e consolide uma grade completa, de conteúdo exclusivo", relata Zé Mourão, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O conteúdo noticioso da emissora será gerado por equipes das emissoras em São Paulo, no litoral e no interior, e também por veículos parceiros nesse empreendimento de comunicação, como TVT, Rede Brasil Atual, Revista do Brasil, além de colaboradores ligados a projetos comunitários. O Jornal Brasil Atual já tem em seu time colunistas como o cientista político, jornalista Paulo Vannuchi, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o teólogo e escritor Frei Betto, o diretor-técnico do Dieese Clemente Ganz Lúcio e o escritor Flávio Aguiar, correspontende na Europa.

“Nossa missão é dar uma contribuição para a sociedade, para que os movimentos sociais tenham sua voz amplificada, dar aquilo que as outras rádios não retratam, ou, quando mostram, mostram de forma distorcida. É um canal onde os movimentos sociais possam se expressar e se ver”, afirma Valter Sanches, diretor do Sindicato do Metalúrgicos dos ABC e presidente da Fundação Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade mantenedora da TVT e parceira da Rede Brasil Atual (RBA) no projeto de rádio.

Os metalúrgicos do ABC pleiteiam uma concessão de rádio desde 1987. O sonho começa a se concretizar graças à parceria entre a entidade e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Essa parceria já produziu frutos no campo da comunicação independente, como a Revista do Brasil, o portal de notícias da RBA. “Vamos continuar fazendo o que a gente mais sabe, que é questionar o mundo do trabalho, inovar na área da comunicação, e exigir que o Brasil busque o caminho do crescimento tendo como base a solidariedade e a sensibilidade social, e não o caminho ditado pelas elites e por poucos grupos de mídia”, diz o diretor da Rede Brasil Atual, Paulo Salvador.

Com  informações do Tudo Radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário