terça-feira, 30 de junho de 2015

Radialista Oswaldo Bettio morre em São Paulo aos 84 anos

O radialista Oswaldo Bettio faleceu nesta segunda-feira (29), aos 84 anos, na capital paulista. O veterano locutor é um dos principais nomes da história do rádio paulistano, com passagens por rádios AMs de São Paulo. O sepultamento do corpo do radialista está previsto para o meio-dia desta terça-feira, no cemitério do Morumbi.

Oswaldo Bettio é irmão de Zé Béttio, outro ícone do rádio paulistano. Ele nasceu no dia 20 de novembro de 1930 e começou sua carreira aos 34 anos, pela Rádio Record AM 1000. Inicialmente, ele ocupava a faixa das 3h às 5h. Com o sucesso que fazia, teve seu horário aumentado, começando às 2h e seguia até as 5h30.

Seu programa contava com grande audiência em todo Brasil, devido ao alcance nacional que a Rádio Record tinha devido à propagação do sinal das rádios AMs de maior potência. O radialista contava com diversos personagens, além das famosas cartas de ouvintes, com um quadro especial para encontros de casais.

Além da Rádio Record, Oswaldo Bettio também atuou pela Rádio Gazeta AM 890, Rádio Capital AM 1040, foi diretor da gravadora Copacabana e foi eleito deputado estadual por duas vezes, cumprindo mandato em 1987 a 1991 e de 1991 a 1995. O corpo do radialista foi velado no cemitério do sepultado no cemitério do Morumbi em São Paulo.


Fonte: Tudo Radio Com informações do Bastidores do Rádio

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Jefferson Beltrão estreia em A Tarde FM


O jornalista Jefferson Beltrão é o novo contratado do Grupo A TARDE. Ele irá se juntar à equipe de locutores da ATARDE FM, formada por Rivaldo Luna, Kláudia Lopez, Marcos Castelhano, Anselmo Costa, Antônio Pitta e Beto Fernandes, a partir do dia 6 de julho. Voz marcante do rádio baiano, onde acumula mais de 35 anos de experiência, Jefferson Beltrão comandará o programa A TARDE Notícias Primeira Edição, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.

Formato: "Os principais acontecimentos da Bahia, do Brasil e do mundo, seguidos de música de qualidade, é o foco do programa", adianta o jornalista mineiro.

Para o diretor-geral do Grupo A TARDE, André Blumberg, trata-se de uma contratação de peso. "É um nome de muito prestígio. Temos um produto consolidado no mercado, que é a rádio ATARDE FM, e Jefferson chega para somar. Com certeza, os fãs dele e ouvintes estão felizes como nós estamos", diz Blumberg.

O diferencial d'A TARDE FM é o talento dos profissionais, segundo o gestor da rádio, Leleco Júnior. "O novo contratado é a prova disso. Jefferson é a soma de credibilidade, dedicação e excelência. É uma honra para todos nós contar com a competência dele nas manhãs da nossa 103.9", comemora Leleco.

Jefferson nasceu na cidade de Boa Esperança, em Minas Gerais, onde trabalhou, pela primeira vez,na área de comunicação aos 16 anos.Anos depois, já no Rio de Janeiro, onde cursou jornalismo, foi convidado para fazer um teste na TVS, hoje SBT, para apresentar o Jornal da Cidade.

"E fui aprovado, mas a experiência durou pouco tempo. Depois disso, vim para Salvador e não parei mais de trabalhar. Passei por quase todas as rádios daqui. E trago para a A TARDE FM a experiência que acumulei durante todos esses anos", pontua Jefferson.

A fisioterapeuta Ângela Souza Sobrinho, 41 anos, é uma ouvinte assídua da rádio. Ela, que revelou ser admiradora do jornalista Jefferson Beltrão, comemorou a contratação.
"Que boa notícia. É um excelente profissional. Acompanho o trabalho dele. Já estava com saudades", disse a fisioterapeuta.

Ouça A TARDE FM na sintonia 103,9 ou pelo site: www.atardefm.com.br

Com informações do A Tarde Foto: Lúcio Távora / Ag. A TARDE

Record confirma estreias de programas no segundo semestre

Na tarde da última sexta-feira (26), a Record emitiu um comunicado para a imprensa confirmando suas estreias para o segundo semestre.

Para começar, a partir do dia 10 de julho a emissora exibe com exclusividade na TV aberta os Jogos Pan-Americanos de Toronto, que ocuparão até seis horas diárias da programação. Uma equipe com mais de 300 profissionais, 80 no Canadá, será deslocada para esta transmissão.

Logo após o Pan de Toronto, com o cancelamento do "Programa da Tarde", Ticiane Pinheiro estreia no “Hoje em Dia”. A atração prepara novidades para os seus 10 anos. No lugar do vespertino cancelado por baixa audiência, a Record seguirá o exemplo do SBT e reprisará duas novelas, ainda não reveladas.

Em agosto, uma das estreias mais aguardadas da TV: o programa “Xuxa Meneghel”, que irá ao ar às segundas-feiras, 22h30, direto do Recnov, no Rio de Janeiro. Já em setembro, a Record lança “Batalha dos Confeiteiros Brasil”, com o astro internacional Buddy Valastro. No mesmo mês, Britto Jr. apresenta a oitava temporada de “A Fazenda”.

A novela “Escrava Mãe” estreia em outubro. A trama já está sendo gravada no Polo Cinematográfico de Paulínia, no interior de São Paulo.

E no fim do ano, a Record apresenta a segunda temporada do seriado “Conselho Tutelar”, além dos filmes “O que Esperar quando Você Está Esperando”, “TED”, “Uma Ladra Sem Limites”, Moonrise Kingdom”, “O Legado Bourne”, “Selvagens”, “Velozes e Furiosos 6”, “O Homem com Punho de Ferro”, “Os Miseráveis” e “Oblivion”.


Com informações do Na Telinha

Rádio Vida continua fora do ar na Grande São Paulo após operação realizada pela Anatel

A Rádio Vida FM 96.5, emissora que atualmente ocupa a quarta colocação geral de audiência na Grande São Paulo (mercado que conta com cerca de 40 estações em FM), segue fora do ar desde a última quinta-feira (25). A emissora chegou a se manifestar via internet sobre o caso, confirmando que a 96.5 FM teve a sua operação interrompida após uma operação realizada pela Anatel, agência que regulamenta e fiscaliza a radiodifusão nacional. A frequência 96.5 FM, agora sem a transmissão da Vida FM, já conta com outras transmissões possivelmente clandestinas em sua sintonia, segundo relatos de ouvintes residentes na capital paulista.

A emissora está fora do ar na Grande São Paulo desde a manhã da última quinta-feira (25), quando o seu transmissor foi retirado de operação por agentes da Anatel. O sistema irradiante estava localizado na Serra do Itapeti, município de Mogi das Cruzes. O local é de considerável altitude (acima dos 1.100 metros), fato que contribuí com um longo alcance de sinal para as estações que operam a partir desse ponto (a serra também abriga rádios como Transcontinental FM 104.7, Nossa Rádio FM 106.9, entre outras). Com isso a retirada do ar em 96.5 FM foi percebida em toda Grande São Paulo, além de localidades do litoral paulista, Vale do Ribeira, arredores de Jundiaí, Atibaia e Bragança Paulista. A Vida FM também está fora do ar no Vale do Paraíba.

Através de sua página mantida na rede social Facebook a Vida FM confirma a ação da Anatel na última quinta-feira e informa que continua no ar através da internet sem alterações em sua grade de programação. Não há informação se a medida tomada na quinta-feira será revertida pela emissora, ou seja, situação que promoveria o seu retorno ao 96.5 FM na Grande São Paulo. Ontem (28) houve uma manifestação de Carlos Apolinário nesse sentido na página mantida por ele no Facebook, porém a publicação não está mais disponível na rede social. Apolinário é o responsável pela Vida FM.
O caso: No final do mês de abril, a Folha de S.Paulo veiculou uma matéria informando que a Justiça Federal havia entrado com pedido de interrupção das transmissões da emissora captada entre a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba. O caso já havia sido noticiado pelo Tudo Rádio, devido a uma ação do Ministério Público Federal (São Paulo) que acusa a emissora de alugar a sua programação para terceiros (saiba mais). Segundo a Anatel a 96.5 FM é uma concessão originada para São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba.

Em 2014 a Vida FM chegou a ficar fora do ar durante algumas semanas entre fevereiro e março, situação que chegou a fazer com que a rádio oscilasse na corrida por audiência, mas a situação foi revertida logo na sequência, com a FM chegando a quarta colocação geral em filtros importantes das pesquisas de audiência realizadas na Grande São Paulo.

Em breve mais detalhes sobre a situação da Vida FM e do espectro FM de São Paulo.

Fonte: Tudo  Rádio

STF começa a julgar a lei da TV por assinatura

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar a constitucionalidade da Lei da TV por assinatura (12.485/11).

Os ministros julgam três ações apresentadas pelo DEM e associações de empresas de sinal pago. Segundo a Agência Brasil, o ministro Luiz Fux, relator das ações, votou a favor da validade parcial da lei. O julgamento foi interrompido e deve ser retomado no próximo semestre.

Ele considerou constitucional o poder de fiscalização da Agência Nacional do Cinema (Ancine) para regular a programação, aplicar multa e estabelecer cotas de exibição de conteúdo local. Para o ministro, o artigo da lei em questão ofende o princípio da isonomia, uma vez que as agências brasileiras são reconhecidas internacionalmente.

A norma estabeleceu que as emissoras não podem oferecer canais que tenham publicidade contratada no exterior. Os representantes das prestadoras de serviços locais argumentam que são prejudicados pela lei, por entenderem que ela restringiu o mercado de TV por assinatura.

A lei, em vigor desde 2013, vetou a possibilidade das empresas que produzem conteúdo a fazer a distribuição como bem entender, como era antes.

Com informações do Na Telinha

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Locutor é demitido por Marcos Medrado ao vivo durante programa: ‘Vida que segue’

O locutor André Spínola, apresentador da Rádio 100 FM, foi demitido durante o programa Ligação Direta na manhã desta sexta-feira (19) pelo radialista Marcos Medrado. Contatado pelo Bahia Notícias, Spínola explicou que houve uma discussão entre ele e o ex-vereador do PT, Alcindo da Anunciação, por questões partidárias.

“Havia um desconforto acontecendo há mais de um mês com as declarações de Alcindo contra o prefeito. Eu procuro fazer rádio de maneira imparcial. Se é PT, se é DEM, para mim não importa. Quero que o ouvinte faça a sua reclamação, coloque a sua insatisfação e eu vou mediar a relação entre as autoridades e o público ouvinte. Hoje, o Alcindo se estressou e disse que queria 30 dias de férias e afirmou que, se eu estivesse na bancada, ele não voltaria. Foi quando Marcos Medrado entrou e disse que eu não faria mais parte do Ligação Direta”, contou Spínola ao BN. Ele disse que continuará a comandar outros três programas à tarde.

“Conversei com a direção da emissora, com Juliana Medrado, e ela me garantiu que não muda nada. Vou continuar a tocar os três programas. Na verdade, já estava definido que eu não faria parte da bancada depois do São João, e era uma decisão minha por notar o desconforto. Agora é vida que segue. Se eu não fizer mais parte da emissora, procuro outra coisa, mas acredito que isso não vai acontecer, pelo que a direção me disse”, revelou.

André afirmou que espera que a amizade com a família Medrado continue, mas que o constrangimento em ser demitido ao vivo foi “muito grande”. “Se eu te dissesse que não houve constrangimento, estaria mentindo. Foi muito grande. Mas eu entendo o lado do Marcos e sei que ele também se preocupou com o ouvinte. Esse tipo de discussão já acontecia há muito tempo, e é ruim para o público ouvir discussões que não interessam. Isso só atrapalha. Ele quis buscar o lado do público”, concluiu.

Com informações Bahia Noticias

Jovem Pan FM apresenta crescimento de 50% na participação da audiência FM

Nos últimos meses o Tudo Rádio.com tem noticiado sobre as novidades na grade de programação da Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo e também na movimentação mensal que a rádio tem obtido a cada novo resultado de audiência que é medido pelo Instituto Ibope. Esse avanço contínuo visto no índice da 100.9 FM somado a variação no universo FM da Grande São Paulo tem resultado em um crescimento de aproximadamente 50% na participação da Jovem Pan FM no bolo da audiência radiofônica no mercado paulistano, isso com base nos resultados da pesquisa “share” dos últimos oito meses (entre o trimestre junho a agosto de 2014 e março a maio de 2015).

Nesses oito meses a Jovem Pan FM partiu de 1.80% de share (junho a agosto/2014) para fechar a última medição válida com 2.71% (março a maio/2015). Detalhe que nessa amostragem que inicia com a reação da rádio na corrida por audiência na Grande São Paulo a 100.9 FM não viu variações negativas em seu índice no share, isso na comparação entre os resultados presentes dentro dessa faixa de oito meses. Já no índice de audiência a rádio partiu de 0.21 em junho a agosto/2014 para 0.29 no atual resultado (março a maio de 2015). Em posições a Jovem Pan FM saiu da incomoda 21º colocação para alcançar a 13º (05h-00h/todos os dias e locais), além de um índice de ouvintes por minuto que a posiciona próxima de outras concorrentes.

Não é difícil observar que a 100.9 FM passou por uma série de mudanças em sua grade, iniciadas um pouco antes do primeiro trimestre em análise (junho a agosto/2014). O matinal “Jovem Pan Morning Show” foi reformulado para a transmissão nas faixas 620 AM e na 100.9 FM. Porém as principais mudanças foram vistas no “Jornal da Manhã” (executado na 100.9 FM até as 10h00) e na programação musical da rádio em São Paulo. No principal produto jornalístico a Jovem Pan FM contou com a contratação de jornalistas conhecidos nacionalmente, além da estréia de novos quadros e adaptações na linguagem. Já a grade musical segue jovem/pop, mas flerta com o público adulto-contemporâneo. Isso equilibrou o conteúdo jornalístico com as atrações musicais na 100.9 FM.

A rádio também contou com coberturas esportivas importantes, jornadas que estão presentes às quartas e sábados na 100.9 FM. Além disso houve o rápido crescimento do programa “Os Pingos nos Is”, veiculado ao vivo de segunda à sexta-feira as 18h00 e que tem o jornalista Reinaldo Azevedo como apresentador (novidade na grade em 2014). As novidades no conteúdo jornalístico também elevou a audiência da Jovem Pan AM 620 na medição do meio AM, rádio que tem disputado a terceira posição geral segundo o Instituto Ibope (clique aqui e leia sobre).

Enquanto isso a rede Jovem Pan FM (mais voltada ao segmento jovem/pop) também tem colecionados resultados importantes, à exemplo do que ocorreu recentemente em uma das principais praças onde a marca está presente (crescimento contínuo em Belo Horizonte através da Jovem Pan FM 99.1 – clique aqui e saiba mais). Resultados parecidos são replicados por outras afiliadas da rede paulista, segundo medições recentes realizadas pelo Instituto Ibope.

Com informações do Tudo Rádio

Samsung apresenta sua nova linha de notebooks para o Brasil

Samsung lançou uma nova configuração de seu portfólio notebooks no Brasil. Ele está dividido em quatro linhas, com mais de 15 diferentes modelos.

São eles: Samsung Essentials, para quem busca um notebook com os recursos essenciais para as tarefas diárias; Samsung Expert, indicado para usuários experientes, que procuram um produto com desempenho superior; Samsung Style, para os que utilizam o notebook profissionalmente, e Samsung Connect, pensado para os consumidores que permanecem online a maior parte do tempo e preferem trabalhar com seus arquivos na nuvem.

“Fizemos uma pesquisa bem aprofundada para entender a forma como o consumidor brasileiro utiliza seu notebook. Utilizamos os resultados para desenvolver uma linha de notebooks sob medida, com foco nas necessidades de cada público-alvo”, explica a diretora da divisão de notebooks da marca no Brasil, Sandra Chen.

A Samsung apresentou também o Chromebook 2, que vem com Google Chrome OS e processador Intel Celeron N2840, com memória DDR3L de 2 GB. O modelo segue como a opção recomendada aos usuários que buscam portabilidade e desempenho e sai por R$ 999.


Com informações do Olhar Digital!

Rádio Globo mantém audiência em alta entre as AMs da capital paulista

O Instituto Ibope divulgou na semana passada o panorama de audiência das rádios AMs da capital paulista. A Rádio Globo AM 1100 segue líder, alcançando números superiores a 115 mil ouvintes por minuto no ranking comercial 6h – 19h de seg. a sexta. A audiência da emissora a colocaria entre as rádios mais ouvidas no ranking comercial das FMs pesquisadas na Grande São Paulo. O ranking foi publicado pelo site Bastidores do Rádio.

A Rádio Globo manteve a liderança isolada do ranking registrando pouco mais de 115 mil ouvintes por minuto. A medição faz a emissora ter uma das maiores audiências na capital paulista, reunindo, inclusive, as rádios FMs, ocupando a oitava posição.

A segunda posição é da Rádio Capital AM 1040, que registrou novamente a marca de 85 mil ouvintes por minuto, praticamente mantendo os números da pesquisa passada. Essa marca também poderia colocar a Rádio Capital entre as rádios mais ouvidas da capital paulista, com números próximos do top 10 das FMs.

Em seguida, aparecem as duas principais rádios jornalísticas da capital paulista que travam uma intensa disputa pela terceira colocação geral e liderança do segmento. A Rádio Bandeirantes AM 840 voltou a ocupar o terceiro lugar, ultrapassando sua atual concorrente, a Jovem Pan AM 620. Apesar da queda, a Jovem Pan se mantém próxima de sua adversária, prometendo mais disputas nos próximos meses.

Vale ressaltar que as duas emissoras contam com audiências expressivas também no FM. A disputa também se mantém nos horários em que as rádios transmitem seus programas jornalísticos, elevando ainda mais seus índices de audiência, porém, com vantagem para a Jovem Pan.

A quinta colocação do ranking segue com a Rádio Record AM 1000. A emissora popular observou a aproximação da Rádio Terra AM 1330, que passou a ocupar a sexta colocação, praticamente empatando com a Rádio Record. A sétima posição ficou com a Super Rádio AM 1150, enquanto a Rádio 9 de Julho AM 1600 passou a ocupar a oitava colocação no ranking.

A CBN AM 780, que na pesquisa anterior chegou a ocupar a sexta colocação, apresentou queda em seus números na pesquisa do AM e caiu para a nona colocação. O ranking das dez rádios AMs mais ouvidas da capital é fechado com a católica Rádio Imaculada Conceição AM 1490.


Com informações do Tudo Rádio

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Rádio Globo realiza mudanças em sua grade noturna no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte

A Rádio Globo, representada pelas estações Rádio Globo AM 1220 FM 98.1 do Rio de Janeiro, Rádio Globo AM 1100 de São Paulo e Rádio Globo AM 1150 de Belo Horizonte, anunciou uma reformulação de sua grade de programação no horário entre 20h00 e meia-noite. A faixa horária, antes ocupada por dois programas (normalmente um mais voltado para música e outro para o esporte) passa a ter uma só atração, com quatro horas de duração, e um só comunicador no comando. As mudanças estão previstas para as três emissoras próprias da marca Rádio Globo, atingindo também as afiliadas da rede que estão espalhadas por outras regiões brasileiras.

Em São Paulo e Belo Horizonte o programa “Zoação” passará por uma nova reformulação na semana que vem (prevista para o dia 16) e terá o nome de “Toda Noite”. Serão quatro horas de duração com apresentação de Maércio Ramos. O programa mantém suas atrações musicais do “Zoação” e entrevistas entre 20h00 e 22h30, incluindo conteúdo de futebol e já iniciando a cobertura olímpica. Entre 22h30 e 23h00, há o quadro "Panorama Esportivo", agora um debate sobre futebol. Duas vezes por semana, entre 23h00 e 23h30, "Sexo, Imaginação e Fantasia", com Lelah Monteiro, além de quadros especialmente criados para a atração. Ao longo do “Toda Noite”, entram ainda, para os ouvintes de Minas, boletins de esporte produzidos pela equipe Rádio Globo de Belo Horizonte.

No Rio de Janeiro a Rádio Globo vai promover a estréia da atração "Toda Noite" versão carioca, com quatro horas de duração, das 20h00 a 0h00, e que terá a apresentação de Zeca Marques. "Toda Noite" vai ao ar todos os dias em que não há transmissão esportiva de noite. Nos dias de futebol, tanto no Rio como em São Paulo, quem abre a jornada esportiva são os dois titulares dos novos programas, Zeca Marques e Maércio Ramos. "Toda noite" terá uma primeira hora (20h00 às 21h00) com informações de trânsito e participação ao vivo dos Trepidantes (repórteres da equipe esportiva); entre 21h e 22h, com música ao vivo e entrevistas com personalidades do Rio.

Na sequência o “Toda Noite” no Rio seguirá a linha do extinto "Botequim da Globo"; às 23h, uma hora de "Panorama Esportivo", que deixara a grade de dias de semana, após 27 anos no ar, retorna; entre 23h a 0h, música romântica e participação de ouvintes, trazendo de volta o nome "Good Times 98", marca tradicional do Sistema Globo de Rádio que brilhou na grade e da extinta 98 FM. A ideia de renascer o nome veio após a migração da Rádio Globo para a frequência 98.1FM, que ocorreu há 6 meses no Rio de Janeiro.

"Toda Noite" irá ao ar de segunda a sexta, sempre que não houver transmissão de futebol. Na segunda-feira, ele terá apenas duas horas, após o "Futebol de Verdade". A estréia está prevista para o dia 16 (próxima terça-feira)

Com as mudanças no Rio, a Rádio Globo deixa de transmitir "Olha o Gol", que era conduzido por Edson Mauro. "Estamos criando um programa só que contempla todos os conteúdos que antes eram atendidos por duas atrações. É um formato mais otimizado e mais adequado e à audiência e à demanda da programação noturna", diz o diretor da emissora, Claudio Henrique. 

As mudanças também contemplam as afiliadas da rede nacional que carregam a marca da Rádio Globo.


Fonte: Tudo Rádio

São Paulo volta a contar com nove FMs com mais de 100 mil ouvintes por minuto no “comercial”


Conforme noticiado pelo Tudo Rádio.com na última terça-feira (9) o meio FM de São Paulo e região metropolitana voltou a observar um crescimento no universo de ouvintes, isso com base na média por minuto dos principais períodos da pesquisa medida pelo Instituto Ibope (veja mais). A evolução também fez com que o mercado paulistano recuperasse duas condições de destaque, são elas: três FMs com médias superiores a 200 mil ouvintes por minuto e nove FMs com mais de 100 mil (06h-19h/ segunda à sexta-feira, março a maio de 2015). Na pesquisa divulgada em maio esse cenário estava reduzido, com duas acima dos 200 mil e oito com mais de 100 mil ouvintes por minuto.

A líder Band FM 96.1, além das concorrentes Nativa FM 95.3 e Transcontinental FM 104.7, são as estações que concentram mais de 200 mil ouvintes por minuto no período 06h-19h/segunda à sexta-feira. Na comparação com a medição anterior a Transcontinental foi a estação que retornou a essa condição de destaque, após apresentar uma boa evolução em sua média de ouvintes por minuto (isso nos principais períodos da medição). Outro detalhe que chama a atenção é a distância pequena entre essas rádios, isso se considerado o tamanho do universo de ouvintes de São Paulo (o maior mercado do país). Isso faz com que o cenário de disputa fique acirrado e até eleva a expectativa de novos crescimentos para o mercado FM.

Também cresceu o número de rádios com mais de 100 mil ouvintes por minuto no período “comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira) na comparação com a pesquisa anterior. E também foi um retorno: a 105 FM 105.1 de Jundiaí foi um dos destaques na atual medição, conforme já noticiado pelo Tudo Rádio.com no último dia 9. Essa reação reposicionou a 105.1 FM entre as rádios que estão acima dos 100 mil ouvintes por minuto na medição comercial. Além da 105 FM e das três primeiras colocadas, outras cinco emissoras também estão acima dessa média. São elas: Vida FM 96.5 (líder no segmento gospel), Top FM 104.1 (reagiu na medição), Alpha FM 101.7 (líder no segmento adulto-contemporâneo), Gazeta FM 88.1 e Mix FM 106.3 (líder no jovem/pop).

A Metropolitana FM 98.5, emissora que fecha o “top 10” do ranking FM paulistano, segue como estação mais próxima dessa faixa dos 100 mil ouvintes por minuto na comparação com as demais emissoras FMs do ranking. A novidade fica por conta da aproximação da Antena 1 FM 94.7, rádio do segmento adulto-contemporâneo que foi um dos destaques da pesquisa atual e diminuiu a distância que a separa do “top 10”.

Dez estações acima dos 100 mil ouvintes por minuto: São nove FMs acima dos 100 mil ouvintes por minuto no período 06h-19h/segunda à sexta-feira no trimestre março a maio (medição mais recente), correto? Sim, porém esse número pode ser maior se considerado todo meio rádio. Afinal a capital paulista conta com uma emissora que há tempos figura entre as sintonias de maior audiência no mercado. 

Trata-se da Rádio Globo AM 1100, emissora que se confrontada com o ranking FM chega a ficar posicionada na oitava colocação geral e eleva para dez o número de sintonias que concentram mais de 100 mil ouvintes na média por minuto (06h-19h/segunda à sexta-feira, trimestre março a maio de 2015).

Também é destaque o volume de audiência da Rádio Capital AM 1040, próxima da marca dos 100 mil ouvintes por minuto.

Fonte: Tudo Rádio

Relatório afirma que investimentos com TV e mídia devem aumentar no Brasil

O relatório Global Entertainment and Media Outlook, da consultoria PwC, revela que a expectativa é de crescimento nos gastos com mídia, TV e entretenimento no Brasil.

Entre 2015 e 2019, os investimentos devem chegar a 10,2%, quase a mesma marca de China e Índia, 10,5%. O estudo, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, diz que os gastos com mídia e entretenimento são aqueles realizados por anunciantes via publicidade e pelos consumidores através de assinaturas de TV paga, por exemplo.

O índice brasileiro é mais que o dobro dos Estados Unidos (4,9%). Para o analista Marcelo Ribeiro, da PwC Brasil, essa expectativa deve-se à expansão da economia de países emergentes.

Destacaram-se no levantamento o aumento ao investimento em internet, que deve crescer de 35% em 2014 para 63% até 2019. Essa mesma perspectiva revela que os gastos com assinantes e anunciantes com jornal tem uma tendência de crescimento de 2,8% no período.

Já streamings on demand devem crescer cerca de 31% em assinantes. Todos os outros modos de mídia devem ter diminuição nestes gastos.


Com informações do Na Telinha

RIC TV/Record comemora vice de seu jornalismo local e nacional

A RIC TV, afiliada da Rede Record no Paraná, está comemorando os números de audiência de sua programação jornalística.

Segundo dados divulgados pela assessoria de imprensa da emissora, de janeiro até maio deste ano, a média de todos os seus programas jornalísticos, incluindo os nacionais e também os locais, é de 5 pontos, contra 4 da Rede Massa/SBT e 11,5 da RPCTV/Globo.

Os destaques são os jornais locais "Cidade Alerta Paraná" e "RIC Notícias", exibidos em horário nobre. Ambos marcaram 7 pontos de média.
Além disso, o "Balanço Geral Paraná", apresentado por Gilberto Ribeiro, registrou 6,4 pontos de média. Outro que também tem bons números é o "Jornal da Record", ancorado por Celso Freitas e Adriana Araújo, que teve média de 6,1 pontos e é vice-líder.

Por fim, o "Fala Brasil", de Carla Cecato e Roberta Piza, fechou com 3,1 pontos e 16,62% de share, também ficando em segundo lugar no Ibope. Os dados são consolidados e refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores na Grande Curitiba.


Com informações do RD1

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Band FM já conta com suas duas afiliadas pernambucanas no ar


A Rede Band FM, liderada pela Band FM 96.1 de São Paulo, já está no ar com suas duas afiliadas em Pernambuco. A Band FM 88.7 do Recife e a Band FM 99.3 de Caruaru passaram a integrar a rede desde a meia-noite do dia 7. As duas estações são controladas localmente pelo Sistema Brasil Nordeste de Comunicação (SBNC).

A Band FM do Recife substituiu a Antena 1 FM na capital pernambucana. O grupo responsável pela 88.7 FM realizou investimentos técnicos na emissora, que nos últimos dias passou a contar com uma qualidade de sinal e de áudio superior ao que era utilizado durante a trajetória da Antena 1 na capital pernambucana.

A reestreia da Band FM marca o retorno da rede ao Nordeste, fato que não ocorria desde a saída da marca em Salvador (cedendo espaços à BandNews FM 99.1 em agosto de 2005). Também é destaque o retorno da Band FM no estado de Pernambuco, inclusive com a volta da marca ao Agreste pela 99.3 FM da região de Caruaru.

Já a Band FM de Caruaru vai substituir a rede jovem liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo. A mudança em 99.3 FM de Camocim de São Félix altera o número de emissoras ligadas à Jovem Pan FM, porém não altera a cobertura nacional da rede (inclusive a estadual, em Pernambuco).

O motivo: a área coberta pela 99.3 FM é integrada ao raio de abrangência da Jovem Pan FM 101.3 de Bezerros, emissora que tinha o seu áudio repetido pela emissora de Camocim de São Félix. Com a mudança o grupo SBNC passa a atingir a região de Caruaru com duas programações distintas, apostando em marcas nacionais (Band FM e Jovem Pan FM).

Com a reformulação o grupo SBNC mantém a Jovem Pan FM nos dois principais mercados do estado (Recife em 95.9 FM e Caruaru em 101.3 FM) e promove a volta da Band FM à Pernambuco (88.7 FM no Recife e 99.3 FM no Agreste / Caruaru).


Com informações do Tudo Radio

Canal premium do Esporte Interativo, El Max estreia em agosto

O canal El Max, esportivo que a Turner criou para abrigar as principais competições que comprou, estreia em agosto.O carro-chefe, como não poderia deixar de ser, será o torneio Champions League, que agora é de exclusividade do Esporte Interativo. A competição esteve nas mãos da ESPN por 20 anos.

Com isso, o El Max passará sempre o jogo principal de cada dia. A segunda opção irá para o Esporte Interativo Nordeste (El NE), segundo canal da operadora, e o esquema vai se repetir com outras competições que o canal tenha direito, como a Copa do Nordeste, por exemplo.

O El Max terá ainda a primeira opção de outros certames, como a Copa Verde, Série C do Campeonato Brasileiro, canais dos clubes, esportes olímpicos, etc. O Esporte Interativo em si não vai ter jogos da Champions League, pois em televisão aberta, os direitos são da Globo. Outros torneios serão mostrados, como a Europa League e jogos da NFL.

O El Max negocia com as principais operadoras e tem o maior torneio de clubes do mundo como grande objetivo atrativo. E para tentar entrar, o jogo é duro: o canal não cederá nenhuma partida a outra emissora de televisão por assinatura, como ocorre geralmente para amortecer os custos dos direitos.

Além de transmissão esportiva, o El Max apostará no jornalismo e lançará seis programas até o final do ano.


Com informações do Na Telinha

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Jovem Pan FM chega aos 21 anos operando com sua rede nacional

A rede Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo completou 21 anos em operação na ultima quarta-feira (3). A primeira afiliada da rede e que também comemora aniversário foi a Jovem Pan FM 103.1 de Piracicaba e se mantém em plena atuação na rede jovem. A rede também registra expansão, principalmente neste primeiro semestre de 2015.

A rede Jovem Pan FM entrou oficialmente no ar em 3 de junho de 1994, quando foi inaugurada a Jovem Pan FM de Piracicaba (afiliada que até hoje carrega a bandeira da rede nacional). A partir dessa estréia a rede Jovem Pan FM passou por uma forte expansão, estreando parceiras em diferentes estados brasileiros.

Afiliadas como Jovem Pan FM 100.9 de Marília, Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba, Jovem Pan FM 102.3 de Belém, Jovem Pan FM 95.1 de Santos e Jovem Pan FM 103.1 de Osório (litoral gaúcho) estão entre as emissoras que ainda seguem com a Jovem Pan FM e foram inauguradas em 1994.

No ano seguinte a rádio passou por uma expansão ainda mais expressiva, quando chegou a mercados como Belo Horizonte, Fortaleza, Campinas, Manaus, Maceió, Maringá, Cascavel, Barra Bonita e Jacarezinho. A Jovem Pan FM chegou a marca de 55 afiliadas no ar em 2015 (56 com a matriz 100.9 FM) após as inaugurações de duas emissoras nesse primeiro semestre.

Em março a rede fez a sua reestreia no litoral norte de São Paulo, com o início inédito das operações da Jovem Pan FM 102.7 de São Sebastião (conhecida como “Jovem Pan FM Litoral Norte”). Em meados de maio foi à vez de mais uma capital de estado receber a rede paulista: Jovem Pan FM 94.5 de Macapá, inaugurada no dia 19.

Fonte: Tudo Radio

Band-BA é condenada por violar direitos humanos


A Band Bahia foi condenada a pagar R$ 60 mil por dano moral coletivo por violação de direitos humanos durante a transmissão do programa “Brasil Urgente Bahia”. Na reportagem, exibida em 2012, a repórter Mirella Cunha ironizou de forma vexatória Paulo Sérgio Souza, preso acusado de estupro, durante o exame de corpo delito.

Criticada nas redes sociais, a profissional foi afastada pela direção do canal. O caso ganhou enorme repercussão e o vídeo chegou a ser encaminhado pela Câmara dos Deputados para as comissões de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

De acordo com o IG, a ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público da Bahia. Segundo o magistrado, “o direito de informação não é absoluto, vedando-se a divulgação de notícias falaciosas, que exponham indevidamente a intimidade ou acarretem danos à honra e à imagem dos indivíduos”.

Confira o vídeo:


Fonte: TV Fococ

PanoramaSP: Primeira metade do ano é marcada por cinco novas FMs e lideranças para a Band FM

A Band FM 96.1 de São Paulo teve uma primeira metade de 2015 que pode ser considerada positiva quando o assunto é audiência e também expansão de rede. Nos primeiros seis meses do ano a rede popular operada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação conta com cinco novas afiliadas em sua lista de afiliadas, ampliando assim a cobertura nacional da Band FM. Dessas cinco novas parceiras, três foram inauguradas e as restantes são aguardadas em Pernambuco. No quesito audiência os destaques ficam por conta do desempenho da rede em várias praças onde atua, principalmente em São Paulo e Campinas, onde a marca alcançou a liderança em rankings de audiência média medidos pelo Instituto Ibope. Acompanhe:

A primeira estréia ocorreu em fevereiro através da Band FM 90.5 de Nova Canaã do Norte (Mato Grosso). Já entre abril e maio foram mais duas estréias: a marca passou a contar com as emissoras Band FM 91.9 de Tupaciguara (voltada também aos mercados de Uberlândia e Araguari) e sequência a Band FM também passou a contar com a Band FM 88.5 de Paranhos (Mato Grosso do Sul), afiliada que é operada pelo Grupo Feitosa de Comunicação (que já mantinha uma parceria com a Band FM através da 104.7 FM de Fátima do Sul, região de Dourados). No caso de Paranhos a Band FM substituiu a Transamérica Hits, enquanto no Triângulo Mineiro a rede ocupou o espaço da local Sucesso FM 91.9 de Tupaciguara.

No próximo dia 7 a Band FM contará com duas inaugurações importantes em sua rede, conforme já noticiado com exclusividade pelo Tudo Rádio. A rede promoverá o inicio das operações das afiliadas Band FM 88.7 do Recife e Band FM 99.3 de Caruaru, estações pernambucanas que são controladas localmente pelo SBNC - Sistema Brasil Nordeste de Comunicação (que já foi parceiro da Band FM nos anos 2000 - leia sobre). Recife será o segundo centro mais populoso a sediar a rede popular/hits do Grupo Bandeirantes de Comunicação, ficando através apenas da capital paulista. A inauguração na capital pernambucana é um fato inédito na trajetória da Band FM, rede que volta a contar com uma emissora em um grande centro nordestino.

Já na audiência a Band FM segue como destaque em vários centros, além de ocupar posições importantes na maioria das praças onde está presente. Porém dois casos foram decisivos para que a primeira metade de 2015 fosse considerada uma etapa importante na sua evolução de audiência. No resultado divulgado em abril (válido pelo trimestre janeiro a março de 2015) a Band FM 96.1 chegou a liderança de audiência em períodos importantes da medição realizada pelo Instituto Ibope na Grande São Paulo, posição mantida pela FM desde então. Já no interior paulista a Band FM 106.7 de Campinas chegou a liderança de seu mercado, mas ainda oscila em busca do topo. Pesa a favor o pouco tempo de operação (apenas dois anos na atual sintonia) e em janeiro foi a primeira vez que a Band FM ocupou o topo do mercado campineiro.

Recentemente o Tudo Rádio também destacou os avanços nas expansões das redes Jovem Pan FM e Jovem Pan News (saiba mais). Vale lembrar que a “irmã de grupo” da Band FM, a Nativa FM 95.3 de São Paulo, também passou a contar com uma nova afiliada recentemente: a Nativa FM 103.1 de Joinville (em Santa Catarina – leia sobre).

Fonte: Tudo Radio

Afiliada do SBT, NordesTV estreia sinal digital em Fortaleza


O SBT finalmente voltou a ser exibido em alta definição em Fortaleza. Desde que a TV Jangadeiro trocou o canal pela Band e a NordesTV assumiu o seu posto, a emissora de Silvio Santos esperava a liberação do sinal digital, que vinha sendo prometido há vários meses.

O sinal digital já havia entrado em vigor há cerca de dois meses e estava em fase de testes. Agora, a novidade se torna efetiva e os cearenses poderão assistir o SBT com qualidade de som e imagem. A NordesTV cobre Fortaleza, a Região Metropolitana e a Região Norte do estado.

A intensão da emissora é chegar a todo o Ceará, no entanto, o processo de digitalização de um sinal de TV exige procedimentos burocráticos e que levam tempo, principalmente por conta da fase de testes, segundo o diretor da Nordestv, Adriano Gonçalves.


Fonte: TV Foco

Jovem Pan estreia atração em sua grade na segunda-feira


A Jovem Pan AM 620 de São Paulo estreia nesta segunda-feira (08) o programa Radioatividade. A nova atração passa a ocupar a grade da emissora das 16h às 18h. O programa investe na interatividade com os ouvintes e internautas, produzindo conteúdo tanto para a rádio Jovem Pan quanto para o site (www.jp.com.br/radioatividade) e os canais da emissora nas redes sociais.

O novo programa integra a produção jornalística tradicional a um conteúdo próprio e inédito, com foco em jornalismo cidadão, reportagens especiais e acompanhando as tendências de discussão e compartilhamento de notícias na internet. Para integrar o Radioatividade, a Jovem Pan contratou Madeleine Lacsko, que já fez parte dos quadros da emissora durante 10 anos como repórter e apresentadora.

A jornalista iniciou a carreira no rádio em 1996 e é premiada no Brasil e no exterior. Trabalhou na equipe de comunicação do Supremo Tribunal Federal, foi Consultora Internacional em Comunicação para o Desenvolvimento do Unicef Angola, trabalhou na CCR S/A, foi assessora do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo e tem experiência no universo digital como diretora de comunicação da Change.org.

"A Jovem Pan me ofereceu a oportunidade única de unir minha paixão pelo rádio ao meu apetite por inovação justamente no momento em que a comunicação passa por reformulações e discussões profundas. Eu acredito muito no projeto do Radioatividade, é uma aposta corajosa colocar em prática em uma emissora tradicional as discussões sobre conteúdo multiplataforma e novas formas de interatividade", diz Madeleine.

O novo programa será apresentado em dupla com Thiago Uberreich, que iniciou sua carreira em 1996 na Rádio Eldorado, quando ainda era estudante de jornalismo da PUC. Em 2005 foi contratado pela Jovem Pan, onde atua como repórter e apresentador. Dedica-se à cobertura política sem deixar de lado a paixão pelo futebol e pela história. Recebeu o Prêmio Embratel pela série especial de 23 reportagens sobre a História das Copas do Mundo produzida para a Jovem Pan.

"Para mim é sensacional receber este desafio como presente pelos 10 anos na Jovem Pan. A comunicação mudou bastante durante este tempo em que eu estou aqui, a interação, que já era característica do rádio, aumentou muito com as redes sociais e temos de utilizar esse patrimônio para diversificar o conteúdo e nos aproximar ainda mais das pessoas", diz Thiago.

Os dois jornalistas já trabalharam juntos na Jovem Pan, apresentavam em dupla quadros de política nos anos de 2007 e 2008, quando a emissora começou a produzir vídeos para a internet.


Fonte: Tudo Radio