terça-feira, 17 de julho de 2012

Esportes FM já está no ar em Porto Alegre


A Esportes FM 90.3 de Porto Alegre, mais uma emissora do Grupo Bandeirantes de Comunicação, já está operando no Rio Grande do Sul. A inauguração oficial da emissora ocorreu ontem, 15 de julho, conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio.com. A Esportes FM da capital gaúcha é uma emissora integrante da rede que já é liderada pela Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo, porém sem a inclusão da marca da instituição financeira patrocinadora máster do projeto em seu nome. A rádio terá atualizações locais durante oito minutos a cada meia hora, formato semelhante ao adotado pela BandNews (outra rede do grupo).

O Grupo Bandeirantes de Comunicação (sede Rio Grande do Sul) é o responsável pela operação local da estação, rádio que contará também com a “alimentação” de conteúdos originados por outros veículos do grupo gaúcho, com destaque para as transmissões de partidas de futebol já características nas rádios Ipanema FM 94.9 e Rádio Bandeirantes AM 640, ambas de Porto Alegre. Mesmo contando com jornadas futebolísticas a Esportes FM estará aberta a todas as modalidades esportivas, negando o rótulo de rádio de futebol (como afirma a gerência do grupo gaúcho), seguindo o modelo adotado pela cabeça de rede em São Paulo.

Porto Alegre e região metropolitana compreendem a segunda área de cobertura dessa nova rede esportiva, projeto iniciado em São Paulo no dia 17 de maio. As emissoras da capital paulista e gaúcha já operam e a Esportes FM ainda é aguardada nos mercados de Belo Horizonte e Recife. Já no Rio de Janeiro, outra capital que receberá o projeto, a rede terá o nome “Bradesco Esportes FM”, assim como já ocorre em São Paulo. Nas três emissoras ainda não inauguradas são aguardados ajustes locais, sejam na parte técnica e também em suas respectivas equipes.

Duas rádios esportivas no FM gaúcho

Além da Esportes FM o mercado de Porto Alegre (e região metropolitana) também possui outra FM totalmente dedicada à uma modalidade esportiva, a Rádio Grenal FM 101.9. Diferente da Esportes FM a Rádio Grenal foi concebida exclusivamente para o tema futebol, cujo nome fantasia remete à partida clássica local entre os times Grêmio e Internacional. A Grenal é uma estação controlada pela Rede Pampa que também opera no meio AM e foi inaugurada oficialmente no dia 29 de maio.

Além dessas duas estações (Esportes e Grenal), Porto Alegre possui transmissões de partidas de futebol em rádios como Rádio Gaúcha AM 600 FM 93.7, BandNews FM 99.3 (transmissões esporádicas), Ipanema FM, Rádio Bandeirantes, CBN AM 1340, entre outras.


Fonte: Tudo Rádio

Band adverte afiliadas por transmissão incorreta do Campeonato Brasileiro


A Band, por meio do seu diretor executivo de rede Marcondes Brito, emitiu nesta última segunda-feira (16) um comunicado para as suas afiliadas acerca da transmissões do Campeonato Brasileiro.

A emissora informou ter recebido reclamações pontuais de algumas parceiras que transmitem jogos diferentes na mesma praça, sendo um deles em HD (alta definição) e o outro em SD (em qualidade normal).

A direção deixou claro que tal duplicidade de sinal pode acarretar em sanções para a matriz, afinal o contrato assinado para a aquisição dos direitos deixa claro que esta prática é vedada.

No mesmo comunicado, a Band solicitou a colaboração de todas as afiliadas visando que o problema não se repita e pediu atenção aos comunicados internos enviados por Marcos Zago, que responde pela direção de programação.

Ainda foi deixado claro que, caso a afiliada não tenha condições de operar o mesmo conteúdo de forma analógica e digital, deverá solucionar o problema o quanto antes.

Fonte: Na Telinha

Ministério publica novas regras para renovação de outorgas de rádio e TV


O Ministério das Comunicações publicou na semana passada uma portaria que estabelece novas regras para renovação de outorgas de concessões, permissões e autorizações dos serviços de radiodifusão. Parte do conteúdo da norma já havia sido anunciada pelo órgão em reuniões com os radiodifusores no ano passado. Uma delas é que o pedido de renovação poderá ser indeferido se não for apresentado no prazo legal entre seis e três meses anteriores ao término da outorga.

De acordo com a portaria, serão avaliados o cumprimento das exigências legais, regulamentares e contratuais aplicáveis ao serviço, dentre eles, a observância aos limites de outorgas do serviço, inclusive quanto aos dirigentes, acionistas e cotistas, de acordo com a legislação em vigor. A portaria também estabelece critérios para a extinção da concessão ou permissão. Isso ocorrerá, por exemplo, quando o pedido de renovação for considerado intempestivo; quando não forem cumpridas as exigências legais, regulamentares e contratuais e quando não apresentados os documentos requisitados.

A perempção - quando a emissora deixar de promover atos e diligências que deveria ter exercido -  será declarada pelo presidente da República, nos casos de outorga de serviços de TV, ou pelo ministro das Comunicações, quando se tratar de serviço de rádio. Declarada a perempção, os autos serão remetidos para deliberação do Congresso Nacional, por meio de mensagem da presidência da República.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abert

Demissão de funcionários do A Tarde é irreversível, diz Sinjorba


Após o Grupo A Tarde anunciar o corte de pelo menos 81 funcionários na última sexta-feira (13), dos quais 26 fazem parte da redação do jornal, os sindicatos dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e do Setor Administrativo (Sadejorba) solicitaram ao Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia reunião de mediação com representantes do veículo de comunicação. A audiência ocorreu a portas fechadas na manhã desta terça-feira (17) na sede do MPT, em Salvador, e a decisão não foi revogada. Marjore Moura, presidente do Sinjorba, afirmou que essa foi apenas a primeira rodada de mediação entre o jornal e a categoria, mas que “as demissões são irreversíveis”. Está marcada para esta tarde uma reunião entre o sindicato e o jornal.

Genival Taquari, presidente do Sadejorba, salientou que o teor da reunião não pode ser divulgado até que a ata seja homologada e assinada. Porém, disse que o sindicato vai lutar pelos direitos dos trabalhadores da área administrativa que foram demitidos. Informações que chegaram ao Bocão News dão conta de que o A Tarde queria parcelar o pagamento dos direitos trabalhistas dos funcionários demitidos, o que não foi aceito. A decisão final sobre o assunto deverá ser tomada até a manhã desta quarta-feira. A advogada Ana Paula Moraes, representante do jornal, afirmou que a empresa irá pagar o direito dos trabalhadores e que “a demissão é uma questão de reestruturação da empresa, não sendo problemas pontuais com os funcionários”.

Fonte: Bahia Cidades

Grupo Dial Brasil confirma renovação com a SulAmérica Seguros


Tratando de anular de forma definitiva os boatos que circulavam nos bastidores do mercado carioca sobre o fim do projeto SulAmérica Paradiso FM 95.7 do Rio de Janeiro, o Grupo Dial Brasil anunciou publicamente a renovação do contrato com a SulAmérica Seguros e Previdência, mantendo a parceria no formato “naming right” que já existe há mais de três anos na capital fluminense. Recentemente o grupo carioca também veio a público informar a renovação do contrato com o Grupo Alvorada, proprietário da estação 95.7 FM do Rio de Janeiro.

Com base nessa informação é assegurada a permanência do projeto de rádio adulto-contemporâneo SulAmérica Paradiso no dial FM do Rio de Janeiro. Paralelo à essa informação a rádio também tem anunciado apoios e promoções de eventos musicais de interesse do público-alvo da estação carioca, incluindo atrações internacionais. A informação sobre a renovação entre as três partes envolvidas no projeto (Dial Brasil, SulAmérica e Grupo Alvorada) também foi divulgada através de uma nota no AD News e no clipping da AESP.

A operação da SulAmérica Paradiso (rádio que antes da parceria já possuía um padrão de rádio adulta levando ao ar o nome Paradiso FM) é do Grupo Dial Brasil, responsável também pela Mix FM 102.1 do Rio de Janeiro. Já o Grupo Alvorada, proprietário da estação 95.7 FM, também opera com uma rádio adulta própria em Belo Horizonte (a Alvorada FM 94.9), além de outras rádios em Santos e Juiz de Fora. A SulAmérica Seguros e Previdência também possui uma parceria de “naming right” em São Paulo com o Grupo Bandeirantes de Comunicação (SulAmérica Trânsito FM 92.1).

No ar em 95.7 FM a SulAmérica Paradiso divide a audiência adulto-contemporânea com rádios como MPB FM 90.3 e JB FM 99.9 (essa última é líder isolada no segmento, estando entre as FMs mais ouvidas do Rio – dados do Instituto Ibope). No alcance máximo da pesquisa de audiência a SulAmérica Paradiso supera a marca de 800 mil ouvintes atingidos pelo seu projeto.

Fonte: Tudo Rádio 

“SBT Rio” registra dois dígitos

A emissora própria do SBT no Rio de Janeiro só tem a comemorar. Diversos programas alcançaram a vice-liderança. Um dos maiores índices ficou por conta de Rogerio Forcolen e seu SBT Rio. O jornalístico alcançou 10 pontos de audiência. No horário, Wagner Montes e seu Balanço Geral, principal concorrente, alcançou os mesmos 8 de média.

SBT Rio  é um dos principais telejornais populares do SBT no país. Sendo o telejornal da hora do almoço com a maior audiência entre as emissoras próprias da emissora de Silvio Santos.

Você sabia? O SBT Rio ganhou destaque na imprensa na apresentação de Luiz Bacci. Após agradar os diretores na segunda versão do policialesco Aqui Agora, Bacci foi transferido para o Rio de Janeiro em 2009 e passou a comandar o noticiário no horário do almoço. Com bons índices, chegando a liderar em muitos dias, Bacci deixou a bancada de lado e deu um tom mais popular ao noticiário. Com a contratação de Bacci pela Record Rio, Rogerio Forcolen foi trazido do Rio Grande do Sul. Forcolen comandava o Balanço Geral gaúcho quando Mota entrava de férias e quando o mesmo foi para São Paulo comandar o SP no Ar no lugar de Luciano Faccioli.

Em tempo: Devido ao sucesso na Cidade Maravilhosa, o telejornal ganhou novo cenário no dia 11 do mês passado. O estúdio conta com imagens dos principais pontos turísticos da cidade como o Cristo Redentor, a praia de Copacabana, a lagoa Rodrigo de Freitas, o estádio do Maracanã e o Pão de Açúcar.

Confira um trecho do telejornal de Forcolen com o novo cenário:



Foto: TV Foco

Panorama AM: Capital cresce e se aproxima da Rádio Globo, que continua líder


Maiorias das emissoras AMs tiveram queda no último 
resultado de pesquisa do Ibope na capital paulista

Divulgado o mais recente panorama comercial da audiência AM de São Paulo, considerado o principal mercado do país e um dos mais importantes da América Latina. Os dados são do Instituto Ibope e foram publicados pelo site Bastidores do Rádio, que usa a medição comercial (06h-19h, segunda a sexta, todos os locais) para mostrar a evolução das rádios AMs no mercado paulistano. Acompanhe o panorama válido pelo trimestre abril a junho, dados confrontados com os números do último trimestre (março a maio):

O mercado de rádio AM da capital paulista apontou uma queda em quase todas as emissoras na média de ouvintes por minuto na medição comercial. A líder geral Rádio Globo AM 1100 apresentou a maior queda em números absolutos do ranking, e viu a diferença para a segunda colocada, a Capital AM 1040, diminuir de forma considerável nesse filtro de pesquisa do Instituto Ibope.

A Capital AM foi uma das únicas rádios que apresentou crescimento neste último relatório divulgado pelo Ibope. A emissora superou a marca dos 100 mil ouvintes por minutos e viu uma aproximação maior da líder. Além disso, a rádio se consolidou ainda mais na segunda colocação, já que suas concorrentes também apresentaram queda em seus números.

Na sequência do ranking estão a Bandeirantes AM 840, líder entre as jornalísticas mais “segmentadas” e a Jovem Pan AM 620. Ambas mantiveram as posições da pesquisa anterior e também apresentaram redução em seus números na comparação com a pesquisa anterior. A quinta colocação geral segue com a Iguatemi AM 1370, rádio que apresentou uma ligeira queda na média de ouvintes por minuto na medição comercial.

Com a queda, a Iguatemi passa a sofrer pressão da Record AM 1000, que também caiu, porém, recuperou a sexta posição, se aproximando da Iguatemi pela disputa ao quinto lugar. A sétima posição passou para a 9 de Julho AM 1600, seguida da CBN AM 780, que está em oitavo, e a Super Rádio Tupi AM 1150 e Rede Boa Nova de Rádio AM 1450, que entrou no Top 10 do ranking comercial do mercado AM de São Paulo.

Fonte: Tudo Radio

"Rebelde" bate recorde de audiência em confronto com "Carrossel"


Há praticamente um mês ocupando a faixa das 20h30 e confrontando diretamente com "Carrossel", a novela "Rebelde", mesmo acumulando uma série de derrotas para o SBT, esboçou reação nesta segunda-feira (16).

A história adaptada por Margareth Boury registrou média fechada de 7 pontos e repetiu o desempenho no confronto com o folhetim do SBT. Este foi o melhor resultado da Record desde que inverteu a trama com o "Jornal da Record", no último dia 21 de junho.

Apesar da melhora de "Rebelde", a novela ainda amargou o terceiro lugar em seu horário fechado. Contra "Carrossel", o placar segue bastante favorável ao SBT, que venceu o embate com 14 pontos de média a 7.

Esses índices são prévios e são baseados na preferência de um grupo de telespectadores da Grande São Paulo. Dados consolidados podem mudar para mais ou para menos.

Fonte: Na Telinha

Audiência GO: 99,5 aparece novamente na liderança em Goiânia


Saiu mais um resultado geral da audiência FM de Goiânia, um dos mercados mais disputados do país e conhecido por abrigar rádios de portes técnicos consideráveis. Segundo a medição apresentada pelo Instituto Ibope ao mercado local houve mudança na liderança geral de audiência. A medição é referente ao período abril a junho de 2012, sendo a mais recente (pesquisa 05-00h, todos os dias e locais). 

A briga pela liderança segue acirrada em Goiânia. Desde o segundo semestre de 2011 o mercado goiano viu a 99,5 FM 99.5 ocupar o posto de líder geral, posição defendida ha anos pela Terra FM 104.3. A situação foi revertida pela 104.3 nas ultimas medições, porém a 99,5 FM voltou a aparecer na liderança. Hoje a 99.5 aparece como líder no 05h-00h (todos os dias) e a Terra ocupa a segunda colocação. A distancia entre as duas rádios não é grande, mantendo assim a disputa acirrada.

Dessa disputa ainda é possível destacar o comportamento dessas duas rádios na medição. A 99,5 FM tem apresentado poucas oscilações na pesquisa em relação aos resultados obtidos nos últimos 12 meses, diferente da Terra que viu seu "teto" diminuir consideravelmente. A 104.3 apresentava com frequência números médios acima da marca de 45 mil ouvintes por minuto (chegando a ser destacada como a estação de maior audiência do Centro-Oeste brasileiro), mas hoje está abaixo da marca dos 35 mil.

A Interativa FM 94.9, emissora voltada ao segmento jovem/pop local, também segue como um dos destaques da medição. A rádio continua na liderança entre as rádios que focam o mesmo publico que ela, além de manter a terceira posição geral de audiência em Goiânia. Ao contrário dos primeiros resultados divulgados em 2012 a diferença entre a Interativa e a sua concorrente direta Jovem Pan FM 106.7 é mais "confortável" para a 94.9. 

Entre as duas jovens no ranking geral está a líder no segmento religioso/gospel, a Paz FM 89.5 (rádio que mantém uma boa vantagem em relação às suas concorrentes diretas em Goiânia). A sertaneja/popular Positiva FM 98.9 aparece em sexto geral com um desempenho de audiência muito próximo dos resultados anteriores, apontando uma estabilidade por parte da emissora e seus índices.

Em resumo as primeiras colocações do ranking (que conta com 17 FMs participantes da medição) foram ocupadas pelas seguintes rádios: 99,5 FM 99.5, Terra FM 104.3, Interativa FM 94.9, Paz FM 89.5, Jovem Pan FM 106.7, Positiva FM 98.9, Vinha FM 91.9 e 107,3 FM 107.3.·.

Fonte: Tudo Radio

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Anderson Silva pode virar colunista da Bradesco Esportes FM


A rádio caçula do mercado de São Paulo está negociando a contratação de outro grande nome para integrar sua equipe de colunistas. A Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo está selando acordo com o lutador de MMA e campeão dos médios do UFC, Anderson Silva, para que ele se torne colunista de lutas da rádio do Grupo Bandeirantes.

Segundo o site iG, a negociação com o campeão dos médios do UFC começou em maio e ainda não foi finalizada devido à preparação do atleta para a revanche contra Chael Sonnen, realizada no último sábado. Apesar disso, a expectativa é que ambas as partes cheguem a um acordo em breve.

A atuação do lutador na rádio já está definida. A coluna de Anderson Silva terá até três edições semanais. Ele comentará sobre outros confrontos do UFC e também sobre a preparação para suas lutas no torneio. Vale lembrar que a rádio já possui um colunista de MMA: o baixista da banda Tihuana, Román Laurito.

Desde que se tornou cliente da empresa de marketing esportivo 9ine (que tem Ronaldo como um dos sócios), Anderson Silva tem levado uma vida agitada longe do UFC. Além de estrelar propagandas para marcas como Burger King, Budweiser e Phillips, ele lançou recentemente uma polêmica biografia.

O campeão dos médios do UFC também chegou a negociar recentemente contrato para se tornar garoto propaganda da Gillette. Mas no fim ele recusou o acordo, pois as gravações dos comerciais atrapalhariam seus treinos para o duelo contra Sonnen. Depois disso, a marca contratou Vitor Belfort em seu lugar.

Fonte: Tudo Radio

NET não poderá mais cobrar por ponto extra


A NET não poderá mais cobrar por pontos extras, adicionais, mensalidades de TV adicionais ou qualquer outra nomenclatura que a empresa utilize para o caso.

A decisão foi do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), que aceitou parcialmente uma ação civil pública do Ministério Público.

Na sentença o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, anulou a cláusula que prevê a cobrança dos pontos extras e condenou a empresa à devolução dos valores pagos pelo uso desses pontos desde março de 2010, quando foi editada a súmula da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) regulamentando o serviço.

O que diz a NET

A empresa informou que ainda não foi intimada, bem como que a decisão não é definitiva e, portanto, recorrerá judicialmente. A Net ainda informou que já atende a todas as condições das Resoluções 488/07 e 528/09, assim como a súmula de esclarecimento publicada pela Anatel, estando seu modelo de negócio plenamente de acordo com as normas legais e regulamentares aplicáveis.

Como cabe recurso, e a NET vai recorrer, o cliente tem duas opções. Um delas é esperar o processo transitar em julgado para entrar com o pedido de ressarcimento, se a empresa for condenada.

A outra opção é entrar com processo de devolução em caráter de tutela e suspensão da cobrança. O processo fica vinculado à decisão da ação. Se a NET ganhar, o cliente pagará o período da cobrança suspensa.

Fonte: UOL

Tudo FM se consolida no ibope


Tudo FM ultrapassa Itapoan FM de segunda a sexta
Com apenas três anos de mercado, a Rádio Tudo FM (102,5) mostra que, com qualidade e competência, não tem idade que comande a audiência. A rádio que mais cresce na Bahia já ocupa posições que, antes, pertenciam a rádios com mais de 30 anos de existência.

A rádio Tudo FM, sintonizada em 102,5, possui apenas três anos de existência, mas já se consolida no ibope como uma gigante. Alcançando o sexto lugar no geral - de domingo a domingo - e a quinta posição - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h -a rádio que mais cresce na Bahia já ultrapassou a Itapoan FM, rádio com mais de 30 anos no mercado. 

Veja o ranking:



quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vida FM de São Paulo estréia em Salvador


Nova Salvador FM deixa o dial para 
a estréia da Vida FM na Bahia
A rede nacional liderada pela Vida FM 96.5 de São Paulo passará a contar com mais uma emissora: Vida FM 92.3 de Salvador. O terceiro município em população do país passará a receber a programação gospel que hoje lidera esse segmento de atuação em São Paulo, com base nos números atualizados pelo Instituto Ibope. A estréia da Vida FM de Salvador está marcada para as 0h00 do próximo sábado, dia 14 de julho. A popular Nova Salvador FM encerra sua programação nos próximos dias para promover a estréia da Vida FM na capital baiana.

A Vida FM de Salvador integrará uma rede nacional que, além da cabeça em São Paulo, conta com emissoras em Brasília, Grande Porto Alegre, Maceió, João Pessoa e Teresina. Recentemente o Tudo Rádio destacou o aniversário de 1 ano da Vida FM 101.1 de João Pessoa, radio paraibana que foi a segunda emissora no projeto de expansão da rede nacional da Vida Sat. A primeira rádio da Vida FM fora de São Paulo foi a 99.1 FM de Maceió, ponta-pé inicial do projeto (inaugurada no começo de 2011). Todas as FMs integrantes da Rede Vida (com exceção de São Paulo) foram inauguradas no ano passado.

“Assumimos a Vida FM de São Paulo em 5 de janeiro de 2009 e, com uma estratégia bem elaborada, saímos de uma posição de ostracismo para a liderança absoluta no segmento. Para se ter uma idéia, a Vida FM sozinha tem mais audiência do que todas as outras evangélicas somadas – e já deixou para trás emissoras do segmento adulto e mais potentes na cidade de São Paulo”, diz Juanribe Pagliarin, CEO do grupo que controla a Rede Vida FM a partir da capital paulista.

Rádio gospel: Mercado pouco explorado pelos mídias

Publicitário e advogado, Juanribe Pagliarin, depois de alavancar a audiência na maior cidade da América Latina, começou a implantar o Projeto Vida FM Sat. “A Vida FM SAT tornou-se um case a ser estudado e a nossa programação tem sido monitorada e imitada em todo o Brasil. O que toca na Vida FM vira sucesso no país inteiro. É um Brasil de audiência! É uma pena que empresários, mídias e publicitários ainda ignorem o potencial deste mercado. Muitos anunciantes irão perder o bonde e a oportunidade por falta de visão de seus marqueteiros”, afirma Juanribe.

“Os mídias ainda não se deram conta de que o nosso público também usa cartões de crédito, compra viagens, automóveis, apartamentos, motocicletas, vai a supermercados, investe em poupança, compra terrenos, constrói. Somos um “país” especial dentro do Brasil e temos um PIB muito maior do que o da Argentina inteira”, destaca Juanribe, publicitário que aposta nas previsões do IBGE de crescimento na população evangélica brasileira.

Fonte: TudoRádio

Morre mais uma rádio na Bahia

Nova Salvador FM é arrendada a igreja evangélica



Nem sertanejo, nem axé. Recentemente, o Bahia Notícias noticiou que a Nova Salvador FM se tornaria uma rádio sertaneja, mas seus proprietários, a família Medrado, resolveram fazer uma parceria com a Igreja Evangélica Vida. A partir deste sábado (14), o único programa da antiga grade a ser veiculado será o Linha Direta, das 7h às 9h, comandado pelo deputado federal Marcos Medrado (PDT). O valor do arrendamento não foi revelado, mas com certeza deve ter valido a pena. Perde a música baiana, que deixa de ter um veículo para executar composições dos seus artistas.

Fonte: Bahia Noticias

“Alterosa Esporte” atinge liderança para o SBT em Belo Horizonte


Na segunda-feira, 9 de julho, o “Alterosa Esporte”, exibido entre 12h14 e 13h, teve um ótimo desempenho e registrou 9 pontos de média de audiência com pico de 10, consolidando-se como vice-líder.

Além disso, atingiu liderança por quatro minutos e alcançou 350 mil telespectadores somente nesse dia. A atração ficou com audiência 46% acima da Record Minas no horário e quase seis vezes maior do que a Band no mesmo horário.

Fonte:  RD1 Audiência

Cidade FM completa 1 ano com nova logomarca e programação


Maior audiência em números do Grupo RBS 
completa 1 ano após reposicionamento

A Cidade FM 92.1, maior audiência em números entre as rádios FMs controladas pelo Grupo RBS, completa em julho 1 ano de trabalhos após o reposicionamento da estação em Porto Alegre. No ano passado a emissora anunciou alterações em sua grade de programação, mudança de marca e readaptação da linguagem popular da 92.1 FM. A intenção (que permanece a mesma após 1 ano de trabalhos) é levar a Cidade FM para a primeira colocação geral de audiência no ranking medido pelo Instituto Ibope. Contra a Cidade FM existem outras duas FMs populares controladas por um grupo concorrente da RBS.

As mudanças foram apresentadas aos ouvintes e ao mercado no dia 12 de julho de 2011, com a realização de um evento na sede da RBS (grupo de comunicação que controla a emissora popular). A principal mudança imposta na Cidade FM na época foi a alteração da logomarca da FM, após anos com a mesma grafia. A grade da musical da FM gaúcha também passou por uma reformulação, porém sem alterar o gênero eclético da estação. O playlist da estação tem como foco todas as produções musicais sucesso no país. Foram realizadas campanhas nos demais veículos da RBS para promover as mudanças na 92.1.

Um ano depois das mudanças a Cidade FM segue tendo dificuldades para ganhar novas posições no ranking de audiência, ocupando hoje a terceira colocação da pesquisa do Instituto Ibope. Na frente da Cidade estão as também populares 104 FM 104.1 (rádio que mantém a liderança com certa facilidade) e Eldorado FM 96.7 (atual vice-líder). As duas concorrentes da Cidade FM são controladas pela Rede Pampa, principal concorrente da RBS no rádio de Porto Alegre. Porém a Cidade também coleciona números importantes em outros filtros de medição, que auxiliam nos argumentos comerciais da 92.1 FM na capital gaúcha.

A Cidade FM é o principal projeto da RBS para ocupar a liderança geral de audiência em FM na Grande Porto Alegre, situação que ficou ainda mais em evidência quando o grupo extinguiu a antiga Metro FM 91.3. A 91.3 FM era uma das frequências mais sintonizadas de Porto Alegre e as principais atrações da antiga Metro foram absorvidas pela Cidade FM, planejamento que posicionou a 92.1 FM na liderança geral de audiência em 2008. Logo depois a Cidade perdeu a primeira colocação para a 104 FM, rádio que permanece na liderança e depois a vice-liderança para a Eldorado (rádio que também já liderou na capital gaúcha).

A 92.1 FM é a maior audiência em FM de uma estação controlada pelo Grupo RBS, considerando apenas uma frequência de transmissão. O grupo gaúcho também conta com outras estações em FM competitivas que possuem destaque local, como as rádios Gaúcha FM 93.7, Atlântida FM 94.3 e Itapema FM 102.3. No mercado AM a RBS controla as rádios Gaúcha AM 600, Farroupilha AM 680 (líder de audiência entre as AMs), Rural AM 1120 e CBN AM 1340.

Fonte: Tudo Rádio

Audiência RJ: Super Rádio Tupi apresenta mais um avanço. FM O Dia segue isolada


Divulgado mais um ranking geral da audiência FM no Rio de Janeiro, segundo maior mercado populacional e de rádio do país. Os dados são do Instituto Ibope e foram atualizados na semana passada. A disputa por posições na medição 05h-00h, todos os dias e locais (abril a junho/2012) apresentou poucas mudanças em relação à passada (março a maio/2012 – mesmo filtro), porém o Rio de Janeiro observou alguns destaques relevantes nesse cenário de disputa no FM carioca. Acompanhe:

A FM O Dia FM 100.5, emissora que segue isolada na liderança geral de audiência do FM carioca e com ampla vantagem para as demais estações participantes da medição, viu sua audiência média diminuir em relação à pesquisa anterior, saindo da casa dos 200 mil ouvintes na média por minuto (05h-00h, todos os dias e locais). Com isso a distância existente entre a líder e a vice-líder Nova Melodia FM 97,5 diminuiu no Rio, porém ainda não é algo que ameace a posição da FM O Dia. A Nova Melodia não teve alterações significativas em seu desempenho em relação à medição anterior, mantendo boa vantagem para a terceira colocada, a 93 FM 93.3 (rádio que obteve crescimento em seu índice).

Um dos principais destaques da medição ficou por conta da Super Rádio Tupi FM 96.5, repetidora de uma das maiores audiências do rádio AM brasileiro, a Super Rádio Tupi AM 1280. A 96.5 FM já aparece com uma média superior a marca de 110 mil ouvintes por minuto no 05h-00h, todos os dias e locais, encostando-se à JB FM 99.9 (líder do segmento adulto-contemporâneo) na medição geral. A Super Rádio Tupi obteve uma variação superior a 10 mil ouvintes na média por minuto em relação à pesquisa passada. Beat 98 FM 98.1 também variou positivamente e se aproximou da 93 FM. A distância entre a Super Rádio Tupi e a 93 FM não é grande (são quatro FMs com médias entre 110 e 117 mil ouvintes por minuto).

Também foram observadas melhoras nos números das rádios Nativa FM 103.7 (emissora que continua isolada na sétima colocação geral) e na Rádio Globo FM 89.5 (rádio que segue evoluindo na medição geral, continuando como segunda maior audiência FM entre as rádios do Sistema Globo no Rio de Janeiro). A Mix FM 102.1 aparece na sequência do ranking, mantendo a nona colocação geral e a liderança no segmento jovem/pop carioca), porém observou mais um recuo em seus números médios com a elevação da concorrência em seu segmento. A MPB FM 90.3 manteve a décima colocação geral, rádio que hoje é controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Outro destaque da pesquisa foi o novo avanço da Jovem Pan FM 102.9, rádio que segue melhorando sua média no FM carioca. A rádio ainda está distante de sua principal concorrente, a Mix, porém a 102.9 ganhou mais uma posição no ranking geral, superando a BandNews FM 94.9, além de aumentar a expectativa de uma possível disputa mais acirrada no mercado de rádio jovem. A BandNews, que perdeu uma posição no geral, segue com um desempenho positivo ao manter uma distância confortável para a CBN FM 92.5 na medição da audiência em FM (excluindo a soma das duas faixas da CBN, rádio que também opera em 860 AM).

Posição atual - Posição anterior - Emissora *

01 – 01 – FM O Dia FM 100.5
02 – 02 – Melodia FM 97.5
03 – 03 – 93 FM 93.3
04 – 05 – Beat 98 FM 98.1
05 – 04 – JB FM 99.9
06 – 06 – Super Rádio Tupi FM 96.5
07 – 07 – Nativa FM 103.7
08 – 08 – Rádio Globo FM 89.5
09 – 09 – Mix FM 102.1
10 – 10 – MPB FM 90.3
11 – 11 – 107 FM 107.1
12 – 12 – SulAmérica Paradiso FM 95.7
13 – 14 – Jovem Pan 2 FM 102.9
14 – 13 – BandNews FM 94.9
15 – 16 – Gospel FM 107.9
16 – 15 – Catedral FM 106.7
17 – 17 – Transamérica FM 101.3
18 – 19 – Rede Aleluia FM 105.1
19 – 18 – CBN FM 92.5
20 – 20 – Costa Verde FM 91.7
21 – 21 – 104,5 FM 104.5
22 – 22 – MEC FM 98.9
23 – 23 – Roquette Pinto FM 94.1

* Posição atual (Abril a Junho/2012) - Posição anterior (Março a Maio/2012) / todos os dias e locais, 05h-00h

Fonte: Tudo Rádio

Fátima Bernardes perde novamente para os desenhos do SBT


A Globo ficou atrás o SBT na manhã de ontem durante a exibição de “Bem estar” e “Encontro com Fátima Bernardes”. O primeiro programa, exibido das 9h59 às 10h42, teve 5 pontos de média e 23% de participação. Nesse horário, Record teve 6 pontos, com o “Fala Brasil” e “Hoje em Dia”.

Já o “Encontro”, das 10h42 às 12h, teve 5 pontos de média, com 21% de share. Nessa faixa, o SBT registrou média 6 pontos e a Record ficou em terceiro, com 4 de média.

Na média manhã em São Paulo a Record obteve 6 pontos ante 5.5 da Globo e 5 do SBT.

Com informações do RD1 Audiência

Audiência do Rádio AM na cidade de São Paulo


Dados obtidos através do cruzamento de informações das agências de publicidade e emissoras de Rádio.
Ranking geral
Trimestre: Abril, Maio e Junho (2012)

De segunda a sexta-feira, das 6h às 19h.

Confira abaixo o ranking das emissoras AM mais ouvidas em São Paulo:

EMISSORAS AM
%
Ouvintes por minuto
01) RÁDIO GLOBO
0,73
124.571,47
02) RÁDIO CAPITAL
0,60
101.817,32
03) RÁDIO BANDEIRANTES
0,21
35.130,57
04) JOVEM PAN AM
0,11
18.790,05
05) IGUATEMI
0,09
14.640,15
06) RÁDIO RECORD
0,08
13.780,17
07) RÁDIO 9 DE JULHO
0,07
12.644,75
08) CBN
0,06
9.902,56
09) SUPER RÁDIO TUPI
0,04
7.516,24
10) REDE BOA NOVA DE RÁDIO
0,04
7.155,09
11) NACIONAL GOSPEL
0,04
6.753,42
12) RÁDIO IMACULADA CONCEIÇÃO
0,04
6.114,22
13) RÁDIO TERRA AM
0,03
4.825,56
14) RÁDIO MORADA DO SOL
0,03
4.784,69
15) RÁDIO SÃO PAULO
0,03
4.491,09
16) METROPOLITANA AM
0,02
 
17) RÁDIO ESTADÃO ESPN
0,02
 
18) AMÉRICA AM
0,02
 
19) RÁDIO MUNDIAL 660 AM
0,01
 
20) RÁDIO TRIANON AM 740
0,01
 
21) RÁDIO ABC 1570 AM
0,01
 
22) RÁDIO CULTURA BRASIL
0,01
 
23) IGUATEMI MOGI AM
0,01
 
24) GAZETA AM 890
0,01
 
25) UNIVERSO AM
0,01
 
26) S. REDE BOA VONTADE DE RÁDIO
0,00
 
27) NOVA DIFUSORA AM
0,00
 

Fonte: Bastidores do Rádio

Itatiaia diminui a diferença para a Liberdade


Liberdade segue na liderança. 
Acirra novamente a disputa entre as “jovens”

Saiu mais uma pesquisa geral da audiência FM no mercado de Belo Horizonte e região metropolitana, com base nos números atualizados pelo Instituto Ibope. Segundo a medição atual o mercado FM da capital mineira viu um aumento na média de ouvintes por minuto em comparação com a pesquisa anterior. Belo Horizonte foi de 578.121 no trimestre março a maio para 582.177 entre abril a junho, na média de ouvintes por minuto. Acompanhe os destaques na pesquisa 05h-00h, todos os dias e locais, abril a junho de 2012: 

A Liberdade FM 92.9 segue na liderança isolada de audiência no ranking FM, porém viu sua vantagem para a vice-líder da pesquisa diminuir em relação aos números da medição passada. A 92.9 FM segue com uma média de audiência acima dos 100 mil ouvintes por minuto, porém vê a aproximação da Itatiaia FM 95.7, rádio que já supera a marca de 93 mil nesse mesmo quesito de audiência. A Liberdade e a Itatiaia seguem isoladas nas primeiras colocações gerais do ranking e desde 2011 não observam a aproximação de outras FMs da capital mineira na pesquisa, concentrando nesses dois canais a disputa pelo topo do ranking de Belo Horizonte.

  A BH FM 102.1 manteve a terceira colocação geral de audiência e a tendência de crescimento no ranking, registrando mais um resultado positivo em Belo Horizonte após as mudanças realizadas na estação. Recentemente o Tudo Rádio.com noticiou a troca no comando da gestão artística da 102.1 FM, estação do Sistema Globo de Rádio que passa a contar com Jonas Vilandez. A líder no segmento gospel/religioso 107 FM 107.5 segue na quarta posição geral e registrou na pesquisa atual um desempenho parecido com os números obtidos na medição passada. Essa estabilidade também foi vista nos números da popular/eclética Extra FM 103.9, rádio que segue em quinto geral.

  Belo Horizonte poderá acompanhar um novo acirramento da disputa pela liderança no segmento jovem/pop local. A Jovem Pan 2 FM 99.1 registrou uma nova melhora em seus números após meses em queda, sendo o segundo resultado positivo e consecutivo da emissora. A 99.1 FM voltou a acompanhar o momento positivo vivido pela rede paulista quando o assunto é desempenho de audiência. A afiliada mineira também foi auxiliada pela queda na média da 98 FM 98.3 na pesquisa 05h-00h, todos os dias e locais. Entre as duas rádios jovens está a líder no segmento adulto-contemporâneo, a Alvorada FM 94.9, rádio que reagiu na medição, superou a Jovem Pan 2 e encostou na 98 FM na pesquisa geral. 

Além da Alvorada, a Antena 1 FM 105.1 também apresentou uma melhora em sua média de audiência, assim como as rádios Autêntica FM 106.7, Transamérica Hits FM 88.7 e CBN FM 106.1. Em resumo as primeiras colocações (ranking que conta com 22 FMs participantes) ficaram organizadas da seguinte forma: Liberdade FM 92.9, Itatiaia FM 95.7, BH FM 102.1, 107 FM 107.5, Extra FM 103.9, 98 FM 98.3, Alvorada FM 94.9, Jovem Pan 2 FM 99.1, Nossa Rádio FM 97.3 e Antena 1 FM 105.1.

Fonte: Tudo Radio

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Rede Mix completa oito anos de trabalhos


Trabalho via-satélite foi iniciado em julho de 2004
A Rede Mix de Rádio, projeto controlado e sediado pela Mix FM 106.3 de São Paulo, completou oito anos de trabalhos ininterruptos de transmissão via-satélite. As primeiras transmissões em rede ocorreram no dia 4 de julho de 2004, através das afiliadas Mix FM 90.3 de Avaré, Mix FM 106.7 de Guaratinguetá e Mix FM 97.5 de Campinas. Das três emissoras, apenas Avaré comemorou aniversário. A emissora de Campinas foi substituída por uma emissora própria inaugurada em 2010 e a de Guaratinguetá deixou a rede no início do mês passado.

A primeira transmissão ocorreu a partir das 21h00 (horário de Brasília) do dia 4 de julho de 2004, sendo o ponta-pé oficial da Rede Mix. A Mix FM 90.3 de Avaré já operava com a marca executando trabalhos locais de acordo com a linha artística da rede. A mesma situação ocorria na extinta Mix FM 97.5 de Campinas. Já a Mix FM 106.7 de Guaratinguetá estreou junto com a rede via-satélite em 2004. A primeira etapa do projeto aconteceu em 2002, com a estréia da Mix FM 98.1 de Santos (primeira afiliada da rede paulista).

Hoje a Mix FM é uma rede nacional presente nas principais cidades do país. Em 2005 a rede inaugurou emissoras em Fortaleza, João Pessoa e Curitiba. Já em 2006 foram as estréias da Mix FM 88.3 de Brasília, Mix FM 100.7 de Manaus e da Mix FM 91.7 de Belo Horizonte (que deixou a rede recentemente). No ano seguinte a rede chegou ao Rio de Janeiro, Maceió, Vitória e Blumenau (que também deixou a rede ano passado). Durante esse período a rádio também operou em Ribeirão Preto, Tupaciguara (MG), Passos, Andradina, Petrópolis e Lençóis Paulista.

Em 2008 houve uma expansão forte pelo sul, com as estréias em Maringá, Ponta Grossa e Bombinhas, além da paulista Atibaia. De 2009 até hoje a rede iniciou os trabalhos em Londrina, Recife, Natal, Campinas (reestréia), São João da Boa Vista, Além Paraíba. A última afiliada a entrar no ar pela Rede Mix foi a Mix FM 94.3 de Cuiabá, que entrou no ar no lugar da Cidade FM 94.3, emissora controlada pelo grupo que também é responsável pela rede Mega FM, liderada pela Mega FM 95.9 de Cuiabá. Entre 2011 e agora a Mix FM também inaugurou afiliadas em Santos e Belém.

Fonte: Tudo Rádio