sábado, 13 de agosto de 2016

BHFM dispara em Belo Horizonte e ignora a oscilação negativa do meio



Na quinta-feira(11) o mercado de rádio FM de Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização da audiência radiofônica, medida pelo Kantar Ibope Media. No geral, a maioria das FMs da capital mineira registraram ligeiras oscilações negativas em seus índices de audiência, situação que não possibilitou mudanças de colocações entre as primeiras colocadas. Porém é destaque a manutenção da tendência de crescimento da atual vice-líder geral. Acompanhe o panorama parcial 05h-00h, todos os dias e locais, FM+Web, maio a julho/2016):

Segue crescendo

A BH FM 102.1 continua como principal destaque da medição quando o assunto é crescimento. Apesar da oscilação negativa vista na média de audiência do FM na Grande Belo Horizonte (na comparação com o universo registrado na pesquisa anterior), a BHFM ignorou essa tendência e manteve a sua trajetória de crescimento na capital mineira. A 102.1 FM registrou uma de suas maiores médias de ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais), acima dos 106 mil. Porém há uma situação curiosa no período “comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira): a BH FM saltou para 140 mil ouvintes por minuto nesse filtro, ficando bem próxima da atual líder geral (diferença inferior a mil ouvintes na média por minuto).

Já a primeira posição nos principais períodos da pesquisa continua ocupada pela Rádio Itatiaia FM 95.7, emissora que também segue entre as estações em FM de maior volume de audiência no país (na comparação com os índices registrados por outras emissoras nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro).

Nada muda

Apesar da oscilação negativa na atual pesquisa em relação à medição passada, Belo Horizonte não viu mudanças significativas nas colocações das primeiras colocadas. A Liberdade FM 92.9 continua isolada na terceira colocação geral, acima também dos 90 mil ouvintes por minuto (05h-00h/todos os dias e locais), seguida no ranking pela Alvorada FM 94.9 (líder no segmento adulto-contemporâneo), Jovem Pan FM 99.1 (líder no jovem/pop) e 107 FM 107.5 (líder no gospel/religioso). A 98 FM 98.3 também está sozinha em sua colocação no ranking geral.

Rádio Fã FM 91.7, Transamérica Hits FM 88.7 e Antena 1 FM 105.1 fecham o “top 10” da capital mineira.

Aproximação

O “top 10” vê a aproximação da Feliz FM 96.5, emissora que registrou a sua melhor marca de audiência na Grande Belo Horizonte e, assim como a BH FM, também ignorou a tendência de queda do meio FM mineiro. A rádio foi inaugurada em maio de 2015.

FM+Web

O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.

Com informações do  Tudoradio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário