sábado, 27 de fevereiro de 2016

Nativa FM acirra disputa pela liderança. Metropolitana, Jovem Pan FM e Rádio Disney avançam em SP

O rádio de São Paulo vive um momento positivo. A informação é baseada no tamanho da média de audiência do universo de ouvintes no FM. O Kantar Ibope Media atualizou a medição dos índices das emissoras e o resultado foi mais um crescimento expressivo nos números do meio. A alta foi provocada pela evolução na média de audiência das principais emissoras da capital, com algumas estações registrando suas melhores marcas em relação aos resultados obtidos nos últimos anos. E houve um acirramento pelo topo da pesquisa. Acompanhe alguns destaques (05h-00h/todos os dias e locais, trimestre novembro/2015 a janeiro/2016):


Briga pelo topo
O Grupo Bandeirantes de Comunicação é o responsável pela disputa nas primeiras colocações geral da audiência FM na Grande São Paulo. Além da manutenção da liderança pela Band FM 96.1 no 05h-00h/todos os dias e locais, a Nativa FM 95.3 apresentou uma forte reação na sua média de audiência e “colou” na atual líder. A diferença é muito pequena, se considerado o tamanho do mercado de São Paulo. E dá para afirmar que a disputa é positiva, já que a Band FM também registrou uma oscilação positiva em sua média de audiência na comparação com o resultado anterior. Em resumo: está acirrada a disputa pelo topo e as duas primeiras colocadas auxiliaram diretamente na alta do universo FM.

Também é destaque a oscilação positiva da Transcontinental FM 104.7, atual terceiro lugar geral. A emissora reagiu mesmo com os problemas de cobertura que atrapalharam as suas atividades na Grande São Paulo. Desde dezembro o cenário é outro: o sinal da 104.7 FM é captado com facilidade em praticamente todos os locais da capital e cidades vizinhas.

Nova líder jovem e briga por posições


A briga está quente pela liderança do segmento jovem/pop. A Metropolitana FM 98.5 apresentou uma melhora na sua média de audiência e reassumiu o posto, saltando também para a nona colocação geral no 05h-00h/todos os dias e locais. A disputa entre Metropolitana e Mix FM 106.3 tem sido acirrada desde a reta final de 2015, com movimentações intensas por parte das duas emissoras: a 98.5 FM apresentou mudanças em sua programação musical, adotando uma linha artística mais popular e apresentou novas promoções. Já a 106.3 FM contou com a estreia de um novo sistema irradiante e ampliou as ações na Grande São Paulo neste início de 2016.


Crescimentos expressivos

Outro destaque importante é a aproximação da Jovem Pan FM 100.9 em relação ao “top 10”, ocupando a posição seguinte a da Mix FM no 05h-00h/todos os dias e locais, além de uma das melhores marcas já registradas pela emissora nos últimos anos. A 100.9 FM apresentou mais um crescimento expressivo na Grande São Paulo, impulsionada também pelas atrações jornalísticas que ocupam a grade da emissora (é dona da liderança no segmento jornalístico em várias faixas horárias). No geral a Jovem Pan FM aparece à frente da 89 A Rádio Rock FM 89.1, porém a disputa também é “em alto nível”. Motivo: a 89 também se destacou ao apresentar uma forte reação em seus números na comparação com a pesquisa anterior.


A Rádio Disney FM 91.3 é outra rádio que se destacou, registrando a sua melhor marca de audiência desde a sua estreia no dial FM paulistano e um dos maiores avanços da atual pesquisa. No 05h-00h/todos os dias e locais, cerca de 13 mil ouvintes por minuto separam a nona colocada (Metropolitana) da 13ª (Rádio Disney). O mercado paulistano está agitado. 


Mais avanços

A Alpha FM 101.7, líder no segmento adulto-contemporâneo, segue como um dos principais destaques da pesquisa de audiência. A rádio registrou mais uma melhora na sua média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa anterior. O resultado mantém a 101.7 FM isolada na expressiva quarta colocação geral (05h-00h/todos os dias e locais). Ainda entre as “adultas”, também é destaque a oscilação positiva vista na média da Antena 1 FM 94.7, posicionada no “top 15” da audiência paulistana.

Voltando ao “top 10”, a Top FM 104.1 continua evoluindo na medição após mudanças em seu perfil artístico e também na melhora de sua cobertura de sinal. Na comparação com a pesquisa anterior a 104.1 FM evoluiu duas colocações no 05h-00h/todos os dias e locais. O mercado também viu um novo avanço considerável na média da Rádio Vida FM 96.5, que retorna para a sexta colocação geral no 05h-00h/todos os dias e locais.

Outras emissoras também registraram altas significativas, como o caso da jornalística CBN FM 90.5 e a Kiss FM 102.1.

Fonte: Tudo Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário