segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Clube FM mantém a liderança no Recife. Rádio Jornal segue avançando




O mês também foi movimentado no mercado de rádio do Recife. O meio FM local acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência realizada pelo Kantar Ibope Media, índices com base no trimestre novembro de 2015 a janeiro de 2016, lembrando que o primeiro mês deste ano já conta com uma nova forma de abordagem aos entrevistados por parte do instituto. Ao longo dos últimos meses o Recife viu um “achatamento” das distâncias entre as concorrentes, com a diminuição do teto da audiência FM. Porém o meio está em alta, já que novos projetos no dial FM cresceram de forma considerável em 2015. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais):

Top 3 bem definido

O Recife está com um “top 3” bem definido, com as três colocadas isoladas em suas respectivas posições. A Clube FM 99.1 segue como a maior audiência média da capital e região metropolitana, mantendo a liderança nos principais períodos da pesquisa. A líder conta com cerca de 15% do share da audiência FM local no 05h-00h/todos os dias e locais, ou seja, mesmo com um cenário mais competitivo no rádio local, a Clube FM ainda segue com um índice expressivo de audiência. Na sequência o meio pernambucano conta com a Recife FM 97.5 na segunda colocação dos principais períodos da pesquisa, estação que também segue com índices expressivos.



Uma das “novidades” do FM local (tradicional no AM, mas que está no ar em FM desde o final de 2014) continua como um dos principais destaques da pesquisa de audiência. A Rádio Jornal FM 90.3 está consolidada no “top 3” da audiência FM, isolada na terceira colocação em períodos importantes como 05h-00h (todos os dias) e 06h-19h (segunda à sexta-feira). A 90.3 FM obteve um crescimento expressivo de audiência em 2015, contribuindo diretamente para a mudança da distribuição do universo FM entre as emissoras medidas na pesquisa. A expectativa é de novos avanços em 2016.

Mais destaques

O rádio do Recife segue com outros destaques importantes, principalmente na disputa pela liderança de segmentos. A Nova de Paz FM 101.7 (rádio que também está em 91.3 FM) é a atual líder no segmento religioso / evangélico, além de estar posicionada na quarta colocação geral. No 05h-00h/todos os dias e locais a disputa com a Maranata FM 103.9 é intensa e definida nos detalhes. 

No segmento adulto-contemporâneo o destaque continua com a NOVABRASIL FM 94.3, porém com uma novidade importante: a rádio vem de crescimento em seus índices, fato que também posicionou a estação na expressiva sexta colocação geral no 05h-00h/todos os dias e locais. Também foi observado um avanço no índice da Jovem Pan FM 95.9, emissora que assumiu a liderança jovem/pop local no 05h-00h/todos os dias e locais. A disputa entre a nova líder e a Mix FM 103.1 é intensa e também definida nos detalhes (a 103.1 FM leva vantagem no 06h-19h/segunda à sexta-feira). 

O meio também acompanha a evolução de audiência da Band FM 88.7, rádio que passou a ser acompanhada pela medição a partir do segundo semestre do ano passado.

Nova abordagem da pesquisa

O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que está realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.

Com isso o universo de ouvintes deverá ser ampliado de forma significativa e os primeiros resultados já passam a ser observados pelo mercado nas atuais medições. A metodologia deverá atingir de forma integral o resultado a partir de abril, quando será feita a atualização de um período cheio de 2016 (janeiro a março). A pesquisa atual conta apenas com janeiro, mês de adoção da nova abordagem.

Fonte: Tudo Radio.com

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