segunda-feira, 15 de junho de 2015

São Paulo volta a contar com nove FMs com mais de 100 mil ouvintes por minuto no “comercial”


Conforme noticiado pelo Tudo Rádio.com na última terça-feira (9) o meio FM de São Paulo e região metropolitana voltou a observar um crescimento no universo de ouvintes, isso com base na média por minuto dos principais períodos da pesquisa medida pelo Instituto Ibope (veja mais). A evolução também fez com que o mercado paulistano recuperasse duas condições de destaque, são elas: três FMs com médias superiores a 200 mil ouvintes por minuto e nove FMs com mais de 100 mil (06h-19h/ segunda à sexta-feira, março a maio de 2015). Na pesquisa divulgada em maio esse cenário estava reduzido, com duas acima dos 200 mil e oito com mais de 100 mil ouvintes por minuto.

A líder Band FM 96.1, além das concorrentes Nativa FM 95.3 e Transcontinental FM 104.7, são as estações que concentram mais de 200 mil ouvintes por minuto no período 06h-19h/segunda à sexta-feira. Na comparação com a medição anterior a Transcontinental foi a estação que retornou a essa condição de destaque, após apresentar uma boa evolução em sua média de ouvintes por minuto (isso nos principais períodos da medição). Outro detalhe que chama a atenção é a distância pequena entre essas rádios, isso se considerado o tamanho do universo de ouvintes de São Paulo (o maior mercado do país). Isso faz com que o cenário de disputa fique acirrado e até eleva a expectativa de novos crescimentos para o mercado FM.

Também cresceu o número de rádios com mais de 100 mil ouvintes por minuto no período “comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira) na comparação com a pesquisa anterior. E também foi um retorno: a 105 FM 105.1 de Jundiaí foi um dos destaques na atual medição, conforme já noticiado pelo Tudo Rádio.com no último dia 9. Essa reação reposicionou a 105.1 FM entre as rádios que estão acima dos 100 mil ouvintes por minuto na medição comercial. Além da 105 FM e das três primeiras colocadas, outras cinco emissoras também estão acima dessa média. São elas: Vida FM 96.5 (líder no segmento gospel), Top FM 104.1 (reagiu na medição), Alpha FM 101.7 (líder no segmento adulto-contemporâneo), Gazeta FM 88.1 e Mix FM 106.3 (líder no jovem/pop).

A Metropolitana FM 98.5, emissora que fecha o “top 10” do ranking FM paulistano, segue como estação mais próxima dessa faixa dos 100 mil ouvintes por minuto na comparação com as demais emissoras FMs do ranking. A novidade fica por conta da aproximação da Antena 1 FM 94.7, rádio do segmento adulto-contemporâneo que foi um dos destaques da pesquisa atual e diminuiu a distância que a separa do “top 10”.

Dez estações acima dos 100 mil ouvintes por minuto: São nove FMs acima dos 100 mil ouvintes por minuto no período 06h-19h/segunda à sexta-feira no trimestre março a maio (medição mais recente), correto? Sim, porém esse número pode ser maior se considerado todo meio rádio. Afinal a capital paulista conta com uma emissora que há tempos figura entre as sintonias de maior audiência no mercado. 

Trata-se da Rádio Globo AM 1100, emissora que se confrontada com o ranking FM chega a ficar posicionada na oitava colocação geral e eleva para dez o número de sintonias que concentram mais de 100 mil ouvintes na média por minuto (06h-19h/segunda à sexta-feira, trimestre março a maio de 2015).

Também é destaque o volume de audiência da Rádio Capital AM 1040, próxima da marca dos 100 mil ouvintes por minuto.

Fonte: Tudo Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário