sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Mudanças no espectro FM do Grande Rio encerram-se em maio

Terminará em maio uma longa leva de mudanças de sintonia em estações de grande porte no Grande Rio. Apesar da intensa movimentação em projetos artísticos no FM carioca, essas alterações que serão encerradas em maio são relacionadas às questões técnicas, de organização do espectro FM na capital fluminense. As alterações foram indicadas pela Anatel (agência que fiscaliza a radiodifusão nacional) desde 2009 e atingiu quatro emissoras de grande porte no Rio de Janeiro. A próxima que terá a sua sintonia alterada é a MEC FM 98.9, emissora que passará a operar em 99.3 FM a partir do dia 10 de maio. Acompanhe:

Nos últimos cinco anos o dial FM do Grande Rio viu a alteração de frequências de rádios importantes, conforme solicitação da Anatel. A primeira mudança foi realizada em 2009, com a Rádio Melodia FM 97.5 deixando a frequência anterior (97.3 FM). Na sequência foi a vez da Rádio Globo FM 89.5, que em fevereiro de 2011 deixou a sintonia 89.3 FM (saiba mais). A última alteração de sintonia ocorreu com a JB FM 99.9, rádio que em janeiro de 2012 deixou a tradicional sintonia 99.7 FM para operar a partir da atual frequência (leia sobre). Em todos os casos não ocorreram perdas de audiência devido às mudanças na sintonia, já que a migração foi realizada para canais adjacentes aos anteriores.

No caso da MEC FM a alteração será finalizada no dia 10 de maio, conforme informado oficialmente pela emissora. Com a mudança a MEC FM deixará os tradicionais 98.9 FM para operar em 99.3 FM, sendo o maior deslocamento de sintonia entre as estações que tiveram suas frequências alteradas nos últimos anos. A troca vai possibilitar uma ampliação da potência da emissora, classe (terá seu contorno de sinal protegido ampliado) e vai descolar a rádio da sintonia de rádios comunitárias que operam legalmente no Rio e região metropolitana (serviço de radiodifusão que utiliza a sintonia 98.7 FM, vizinha à frequência 98.9 FM da MEC FM).

A mudança de sintonia da MEC FM, assim como os investimentos realizados pela emissora para ampliação de seu sinal no Rio e região metropolitana, será feita na data de aniversário da estação. A MEC FM completará 32 anos em 2015 e passará para a classe E1 de potência (clique aqui e saiba mais sobre essa classificação), contando com um transmissor de 35kw. As demais rádios alteradas (JB FM, Melodia FM e 89.5 FM) também atuam na classe E1.

O Rio (capital) ainda conta com mais duas sintonias para entrar no ar: 105.9 FM (voltada ao Senado Federal, deve retransmitir a programação da Rádio Senado) e 88.9 FM (ligada a EBC – Empresa Brasil de Comunicação, que também controla a MEC FM).

Mudança de programação: Conforme já citado anteriormente pelo Tudo Rádio a 89.5 FM (envolvida nas mudanças recentes de sintonia no Rio) deixará de operar como Rádio Globo e adotará a programação da Feliz FM (rede liderada pela Feliz FM 92.5 de São Paulo), novidade prevista para o próximo dia 18. Clique aqui esaiba mais sobre o caso.


Fonte: Tudo Radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário