domingo, 2 de setembro de 2012

Pesquisa mostra que o rádio é o veículo mais confiável entre consumidores


O Tudo Rádio publicou há pouco o resultado da  nona edição da pesquisa ABA/Top Brands, realizada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em parceria com TopBrands Consultoria de Branding, onde foram destacadas as marcas mais lembradas pelos consumidores em vários segmentos, entre eles o rádio. Nesta mesma pesquisa, o rádio foi apontado como veículo de comunicação com maior credibilidade entre os pesquisados.

A avaliação mostra o grau de confiança na determinada categoria como um todo, independente de marca, mas que de certa forma reflete a confiança nas marcas como um todo. Interessante notar a posição de destaque que o rádio ocupa entre os meios de comunicação, assim como a posição um tanto desconfortável de operadoras de telefonia móvel e operadoras de DDD. Já os portais de internet se aproximam das emissoras de TV.

A pesquisa apontou que 87% dos entrevistados confiam no rádio. A TV aberta ficou em segundo com 83%, seguida do Portal de Internet com 82%, jornal 79% e revistas com 78%. Vale ressaltar que o questionamento feito é se a pessoa confia ou não em determinado setor. O setor de telefonia foi o que teve o menor grau de confiança. Operadora de telefonia móvel ficou com 74% e as de telefonia fixa DDD com 70%.

A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços, permitindo, desta forma, comparações entre diferentes setores. As categorias avaliadas foram: automóvel (por fabricante e modelo), bancos, cartões de crédito, televisores, operadora de telefonia fixa, operadora de telefonia móvel, planos de saúde, supermercados, medicamentos genéricos, analgésicos, emissora de TV, emissora de rádio, jornais, revistas e portal de internet.

Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra. “Isto permite uma análise mais profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da simples leitura de Top of Mind”, afirma Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands. “O estudo permite, também, cruzamentos que fornecem análises de diferenças comportamentais por classe social, faixas etárias e regiões”, complementa.

Com informações do site BrandPress

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