quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Rede Transamérica comemora 39 anos no ar no Recife


A mais antiga emissora da Rede Transamérica está comemorando aniversário hoje. A Transamérica FM 92.7 de Recife foi a rádio que iniciou a rede, que hoje conta com várias afiliadas, principalmente as rádios que aderiram ao segmento popular. Há um ano, as rádios tiraram os “sobrenomes” e passaram a ser identificadas apenas como Transamérica FM.

A Rede Transamérica nasceu em agosto de 1973, na capital pernambucana através dos 92.7 FM seguindo o padrão adulto. Logo após a inauguração surgiram as demais emissoras próprias da rede como Brasília (100.1), São Paulo (100.1), Curitiba (100.3), Rio de Janeiro (101.3), e já na década de 80 chegava a Salvador (100.1).

Em 1985 a rádio deixou de lado o segmento adulto (público da rádio desde a estréia da rede) e passou a trabalhar focando o público jovem. No final da década de 80 a Transamérica já era um fenômeno de audiência, chegando a ser líder na capital paulista. Em janeiro de 1990 surgiu a transmissão via-satélite da rede (anteriormente as emissoras retransmitiam a programação através de material gravado).

Em 2000 com o surgimento da portadora Hits (programação popular), a Transamérica adotou o termo "Pop" em seu nome (a portadora Light surgiu em março de 1999 na capital paranaense pelos 95.1). Durante este ano a Transamérica Pop voltou a operar em definitivo pelos 88.7 de Belo Horizonte, sendo mais uma retransmissora própria da rede.

Este mês a Rede Transamérica completou um ano sem os sobrenomes “Pop” e “Hits” na área artística, dizeres que eram utilizados para diferenciar uma portadora da outra em relação ao gênero de cada uma delas. Esses “sobrenomes” foram retirados no início da consultoria prestada por Lui Riveglini, profissional que auxiliou no realinhamento de alguns pontos dos projetos da Transamérica. Os indicativos “Pop” e “Hits” foram mantidos nas apresentações institucionais e comerciais da rede paulista.

Com informações do Tudo Radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário