segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Audiência AM: Primeiras colocadas têm nova queda. CBN é uma das poucas que cresceram


Divulgado o mais recente panorama comercial da audiência AM de São Paulo, considerado o principal mercado do país e um dos mais importantes da América Latina. Os dados são do Instituto Ibope e foram publicados pelo site Bastidores do Rádio, que usa a medição comercial (06h-19h, segunda a sexta, todos os locais) para mostrar a evolução das rádios AMs no mercado paulistano. Acompanhe o panorama válido pelo trimestre maio a julho, dados confrontados com os números do último trimestre (abril a junho):

O mercado de rádio AM da capital paulista observou mais uma queda em quase todas as emissoras na média de ouvintes por minuto na medição comercial, assim como ocorreu na última pesquisa. A líder geral Rádio Globo AM 1100 apresentou a maior queda em números absolutos do ranking, e viu a diferença para a segunda colocada, a Capital AM 1040, diminuir nesse filtro de pesquisa do Instituto Ibope. A diferença, porém, continua a ser acima dos 20 mil ouvintes por minutos.

A Capital AM também apresentou uma queda. A emissora, que na última pesquisa tinha superado a marca dos 100 mil ouvintes por minutos, viu uma diminuição em seus números, ficando abaixo da marca dos 100 mil. Apesar da queda, a rádio se consolidou ainda mais na segunda colocação, já que suas concorrentes também apresentaram queda em seus números.

Na sequência do ranking estão a Bandeirantes AM 840, líder entre as jornalísticas mais “segmentadas” e a Jovem Pan AM 620. Ambas mantiveram as posições da pesquisa anterior e também apresentaram redução em seus números na comparação com a pesquisa anterior. A surpresa foi a subida da Rádio Record AM 1000, que agora ocupa a quinta colocação geral, ultrapassando a Iguatemi AM 1370, que perdeu duas posições e agora está na sétima posição.

Além da Record, a Iguatemi também foi ultrapassada pela CBN AM 780, emissora que mais cresceu no ranking deste último trimestre. A emissora jornalística do Sistema Globo de Rádio estava em oitavo e agora ocupa a sexta posição. A oitava posição passou para a 9 de Julho AM 1600, seguida da rádio Imaculada Conceição AM 1490, que está em nono e da Super Rádio Tupi AM 1150, que fecha o Top 10 do ranking comercial do mercado AM de São Paulo.

Fonte: Tudo Radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário