domingo, 20 de maio de 2012

Audiência RS: Rádio Gaúcha cresce e encosta na Cidade FM


Divulgado mais um resultado geral da audiência FM de Porto Alegre, medição realizada pelo Instituto Ibope. Novamente a redação irá confrontar os dados atuais com os anteriores com a finalidade de definir os desempenhos das FMs na participação do mercado de rádio na capital gaúcha e região metropolitana. O resultado atual é referente ao trimestre de fevereiro a abril e o passado é de janeiro a março (todos os dias, 05h-00h).

Um dos principais destaques da medição ficou por conta de uma das estações controladas pelo Grupo RBS. A Rádio Gaúcha FM 93.7 segue na quarta colocação geral, porém com uma novidade importante: a emissora cresceu de forma considerável na pesquisa e passa a estar muito próxima da Cidade FM 92.1, emissora popular que também é do Grupo RBS e ocupa a terceira posição geral de audiência. No atual resultado a Gaúcha passa a estar mais próxima da Cidade do que das FMs do segmento jovem/pop da pesquisa, rádios que disputavam posições no ranking geral com a 93.7 FM. Trata-se de mais um crescimento obtido pela Gaúcha no mercado de rádio FM. 

A 104 FM 104.1 segue isolada na liderança geral, mantendo com certa facilidade essa posição de destaque em Porto Alegre e região metropolitana. A emissora que é controlada pela Rede Pampa praticamente não teve alterações significativas em seus números na comparação com o resultado passado. Em segundo geral está a Eldorado FM 96.7, rádio popular que também é controlada pela Rede Pampa e que conquistou a atual posição na medição divulgada no mês passado. Na pesquisa divulgada em maio a Eldorado teve uma ligeira melhora na participação de mercado, sendo seguida de perto da Cidade FM 92.1, antiga dona da vice-liderança.

Entre as jovens a Atlântida FM 94.3 reagiu e manteve a liderança no segmento após um pareamento de seus números com o índice registrado pela concorrente Jovem Pan 2 FM 97.5 no período passado. As duas rádios seguem próximas na medição, porém com vantagem para a 94.3 FM, que é controlada pelo Grupo RBS. A Atlântida e a Jovem Pan 2 seguem isoladas nessa faixa da pesquisa e continuam como dois dos canais mais ouvidos de Porto Alegre. A sequência o ranking destaca a líder do segmento adulto-contemporâneo Continental FM 98.3, seguida pela popular Liberdade FM 95.9 e a adulta Antena 1 FM 89.3 na medição geral.

Também foi observada uma nova evolução nos números da Itapema FM 102.3, rádio que passa a estar mais próxima da Antena 1 no ranking geral. Em resumo as dez primeiras colocações (ranking que conta com 21 rádios) ficaram organizadas da seguinte forma: 104 FM 104.1, Eldorado FM 96.7, Cidade FM 92.1, Gaúcha FM 93.7, Atlântida FM 94.3, Jovem Pan 2 FM 97.5, Continental FM 98.3, Liberdade FM 95.9, Antena 1 FM 89.3 e Alegria FM 92.9.

Fonte: Tudo Radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário