quarta-feira, 23 de maio de 2012

Alcance máximo: Mix FM segue líder geral nesse quesito, seguida pela Nativa em São Paulo


Mais uma curiosidade para o mercado de rádio, principalmente aos ouvintes que geralmente não possuem acesso à esses dados ou sequer sabem da existência deles. O Instituto Ibope providencia ao mercado de rádio uma série de filtros completos com vários cenários da pesquisa de audiência, sendo um termômetro de todos os projetos radiofônicos executados nos principais mercados. Em São Paulo e também nas demais praças que possuem a pesquisa existem o filtro “Alcance”, onde se determina o impacto de uma estação no mercado onde atua, com base em determinados períodos de tempo. Acompanhe o panorama:

 A pesquisa aponta o número total de ouvintes atingidos por uma determinada estação, sendo apresentado dentro dos períodos de 1, 2, 7, 15 e 30 dias, além do chamado “Alcance máximo”. Essa medição também pode ser considerada como o “resultado geral da audiência”, já que determina o total de ouvintes atingidos por uma emissora, além de aliar detalhes importantes na operação de uma estação: projeto artístico e condições técnicas de sinal. Porém esse filtro não é divulgado nos mercados brasileiros como resultado das “rádios mais ouvidas”, apesar de apontar um número total de ouvintes atingidos pelas emissoras e não a média.

Em São Paulo o maior alcance máximo é o da Mix FM 106.3, rádio que lidera nesse quesito. Sua estrutura técnica de sinal e o bom desempenho do projeto artístico têm dado à Mix FM o melhor desempenho no filtro “Alcance Máximo” com mais de 2,6 milhões de ouvintes atingidos na capital paulista e região metropolitana. Essa condição é mantida pela emissora jovem nos últimos anos em São Paulo e o investimento técnico realizado pela rádio em 2006 também tem participação direta nesses números. Logo após a Mix FM a vice-liderança nessa medição é da Nativa FM 95.3, rádio que também tem se destacado em outros filtros da medição, além de ter um alcance máximo superior a 2,5 milhões. Bem próxima da Nativa aparece a Tupi FM 104.1, também acima dos 2,5 milhões.

O mercado de São Paulo também possuem outras rádios acima ou próximas da marca dos 2 milhões de ouvintes atingidos nos filtros “Alcance Máximo” e “Alcance 30 dias”, são elas: Gazeta FM 88.1 (4º), Band FM 96.1 (5º), Transcontinental FM 104.7 (6º) e Jovem Pan 2 FM 100.9 (7º). Esse resultado é influenciado diretamente pelo desempenho artístico dos projetos, alcance de sinal no mercado onde atua (porte técnico) e também o tempo médio. Esse último quesito coloca das rádios populares no topo da tabela chamada pelo mercado de “geral” (filtro com a média de ouvintes por minuto), jogando as rádios Nativa, Tupi, Transcontinental e Band FM para o topo da tabela.

Com base nessa medição o mercado de rádio pode ter uma noção maior do universo presente no meio, onde a rádio líder de alcance na capital paulista (com apenas 1 estação) consegue impactar em 2,6 milhões de ouvintes. O total rádio FM chega a 14,7 milhões de pessoas no “Alcance Máximo” em São Paulo e arredores, sendo números expressivos para qualquer forma de comercialização do meio perante outras mídias.

Também é importante salientar que esse é um dos filtros da pesquisa de audiência realizada mensalmente pelo Instituto Ibope e o entendimento/interpretação dos principais filtros, além da leitura do chamado “hora a hora” de cada rádio é importante para qualquer rádio que visa competir no mercado, seja dentro de seu segmento de atuação ou no chamado “ranking geral”.

Fonte: Tudo Radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário