sexta-feira, 6 de abril de 2012

Audiência BA: Acirra disputa entre as adultas em Salvador

O Tudo Rádio teve acesso ao último ranking geral válido para o mercado FM de Salvador, com base na medição realizada pelo Instituto Ibope na capital da Bahia. Segundo a pesquisa do trimestre dezembro de 2011 a fevereiro de 2012 foi possível perceber que Salvador vive um momento de intensa disputa entre as rádios voltadas ao público adulto-contemporâneo local. Na ponta de cima da tabela não houve mudança. 

O mercado de rádio FM de Salvador e região metropolitana segue dominado com facilidade pela popular Piatã FM 94.3, rádio que há anos é dona da primeira colocação geral de audiência na capital baiana e não vê a aproximação de concorrentes que possam oferecer algum perigo a sua liderança. A distância entre a Piatã e as demais rádios participantes da pesquisa de audiência é grande, chegando próxima da marca de 30 mil ouvintes na média por minuto em alguns filtros da medição. A segunda posição geral é da também popular Bahia FM 88.7, rádio que também está isolada em sua colocação (sem ameaças de outras concorrentes).

Um dos principais destaques na medição geral é a disputa entre as rádios adultas. Nos últimos anos a Globo FM 90.1 era a dona da liderança nesse segmento e também ocupava as primeiras colocações do ranking, sendo que nas medições anteriores a FM aparecia sempre na terceira colocação geral. Hoje a emissora já é superada pela A Tarde FM 103.9 em alguns filtros da medição de audiência, rádio que passa a assumir a terceira posição geral em Salvador e a liderança entre as adultas. A distância entre as duas FMs é pequena, acirrando a disputa. Também é destaque o fato de Salvador ter duas rádios adultas ocupando dois dos cinco primeiros lugares da pesquisa.

Mais duas rádios populares aparecem na sequência, logo após a disputa das rádios adultas no ranking geral. A Itapoan FM 97.5 está em quinto geral, porém seus números médios a coloca bem próxima da terceira posição geral, fazendo com que a rádio aumente a disputa que existe entre a terceira e quinta colocações. A Tudo FM 102.5, uma das “novatas” do dial de Salvador e rádio de programação popular, já aparece na sexta colocação geral, tentando diminuir a distância que a separa das cinco primeiras colocadas. A Tudo é seguida de perto pela Rede Aleluia FM 95.9 na medição geral.

Fecham a lista das dez FMs mais ouvidas de Salvador as rádios Nova Salvador FM 92.3, Metrópole FM 101.3 (líder entre as rádios de programação totalmente dedicada ao jornalismo) e Sucesso FM 93.1 (emissora que em números absolutos possui uma média superior a matriz da sua rede, localizada em Goiânia). A Nova Brasil FM 104.7 também registra uma média de audiência que a deixa próxima do “bolo” das dez rádios mais ouvidas da capital baiana.

Em resumo as oito primeiras posições (mercado que conta com 17 FMs participantes) ficaram organizadas da seguinte ordem em Salvador: Piatã FM 94.3, Bahia FM 88.7, A Tarde FM 103.9, Globo FM 90.1, Itapoan FM 97.5, Tudo FM 102.5, Rede Aleluia FM 95.9 e Nova Salvador FM 92.3.

Panorama com base dezembro/2011 a fevereiro/2012, Instituto Ibope – Salvadort e região metropolitana.

Fonte: Tudo Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário