domingo, 26 de fevereiro de 2012

Antena 1 é uma das rádios mais conectadas na internet

Uma curiosidade para os ouvintes de rádio, seja pelo receptor de rádio ou via internet. A Antena 1 FM 94.7 de São Paulo, emissora líder de uma extensa rede nacional voltada ao público adulto-contemporâneo, está entre as rádios mais conectadas do mundo virtual. A constatação é feita pelo serviço ShoutCast, nome de uma das “matrizes” para a transmissão de áudio em formato “streaming” na internet. O ranking não pode ser considerado como o total de acessos de todas as rádios que estão na internet, porém dá um bom panorama de parte desse formato de transmissão.

O “ShoutCast” é um formato e tipo de servidor utilizado por boa parte das emissoras virtuais para a transmissão em “streaming” de suas programações. O diretório desse serviço é publico e serve como um “termômetro” dos acessos de qualquer estação que utilize essa plataforma, principalmente pelo fato do serviço expor aos usuários o número exato de ouvintes/conexões em uma determinada estação. Nesse diretório de rádios a Antena 1 geralmente oscila entre a primeira e a terceira colocações, tendo picos acima dos 10 mil ouvintes/conexões simultâneas.

Grande parte das emissoras brasileiras utilizam o ShoutCast nos formatos MP3 ou AAC Plus, geralmente direcionados às plataformas móveis (celulares e tablets, formato que ainda não possui números expressivos de conexões à esses áudios, porém a tendência é de crescimento). Na última reformulação de seu portal na internet, a Antena 1 concentrou todo o acesso virtual ao áudio da 94.7 FM de São Paulo através de um único ponto, ou seja, quem conecta à rádio pelo computador, celular ou tablet está contribuindo para essa estatística já que todo o serviço de transmissão da Antena 1 está no mesmo “caminho”.

Para acessos através de computador a maioria das rádios brasileiras utiliza o Windows Media Server, porém transmissões via Adobe e IceCast tem crescido entre as estações nacionais. É comum que uma determinada estação utilize diferentes formatos de transmissão, pulverizando sua audiência total na internet. No caso da Antena 1 ela disponibilizou um “player” em Macromedia Flash em seu site, porém puxando o áudio AAC Plus no serviço ShoutCast.

Com informações do Tudo Radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário