quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Rádios voltadas ao futebol movimentam mercados de profissionais da área

O início da temporada das transmissões esportivas, principalmente às voltadas ao futebol, que teve início com a cobertura da Copa São Paulo de Futebol Juniores, movimentou as principais emissoras paulistanas com contratações de profissionais para ancorar as transmissões. Além das rádios, os canais de TV fechados também fizeram contratações, tirando profissionais de redes de televisão.
Sportv, ESPN, Fox Sports e rádio Globo AM 1100 de São Paulo são alguns dos exemplos que estão ajudando a movimentar este mercado. Depois de perder o narrador João Guilherme para o canal esportivo da Fox, que estreará no Brasil no dia 5 de fevereiro, o Sportv conta com dois locutores que têm carreira no rádio de São Paulo. Durante a Copinha, como o campeonato de juniores também é conhecido, a emissora tem exibido jogos com o comando de Jorge Vinícius, da rádio Capital AM 1040, e de Reinaldo Porto, da rádio Central AM 870 de Campinas. Em dezembro, o diretor geral da emissora, Raul Costa Junior afirmou ao site Comunique-se que estava em busca de “novos talentos”.

Sem acompanhar de perto as primeiras rodadas da Copinha, a Fox Sports do Brasil tem se movimentado nos bastidores. Além de tirar João Guilherme da empresa mantida pela Globosat, a direção do canal tem em sua equipe de narradores os seguintes profissionais: Marco de Vargas, ex-RBS; Hamilton Rodrigues, que era do Sportv; e Eder Reis, que deixou a Rede TV durante o último fim de semana. Entre outros, a emissora também já contratou os comentaristas Paulo Julio Clement e Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro de futebol.
Ex-repórter das rádios Globo e da Record AM 1000, ambas de São Paulo, e com rápida passagem pelo jornalismo da TV Record, o jornalista Gustavo Villani passou por um desafio em sua carreira, após morar um tempo na Espanha. Em 2009, ele foi contratado mais uma vez pela rádio Globo, mas, dessa vez, para ser um dos locutores da emissora. O profissional encarou a tarefa e no início do ano passado deixou o veículo para ir narrar na rádio Estadão ESPN FM 92.9 e AM 700. Agora, com a Copa São Paulo de 2012, o ex-repórter estreou como narrador na televisão, nos próprios canais ESPN.

Outro profissional que está tendo a chance de se tornar locutor na rádio Globo é Jesse Nascimento. Há anos como repórter do departamento de esportes do Sistema Globo de Rádio, ele estreou na função de narrador por acaso. No dia 21 de agosto de 2011, Oscar Ulisses estava escalado no clássico São Paulo X Palmeiras; Silva Junior estava de folga. Doni Vieira, que comandaria Santos X Bahia ficou sem voz, e Jesse foi o responsável por gritar os gols da partida vencida pelo alvinegro praiano por 2 a 1. Na ocasião, o jornalista afirmou à reportagem do Comunique-se que não tinha pretensão de se tornar narrador. Menos de seis meses depois, porém, ele está trabalhando nesta função.

Elogiado pela equipe da Rádio Globo desde quando narrou o jogo do Santos, Jesse não descarta a ajuda divina para essa sua etapa na profissão. Antes de cobrir o confronto Palmeiras Vs. Linhares (equipe do Espírito Santo), no dia 3 deste mês, o novo locutor esportivo do mercado afirmou: “que Deus me ilumine nessa nova fase da carreira”.

Com informações do site Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário