sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Panorama AM: Rádio Capital evolui em São Paulo. Globo e Jovem Pan também crescem

Divulgado o mais recente panorama comercial da audiência AM de São Paulo, considerado o principal mercado do país e um dos mais importantes da América Latina. Os dados são do Instituto Ibope e foram publicados pelo site Bastidores do Rádio, que usa a medição comercial (06h-19h, segunda a sexta) para mostrar a evolução das rádios AMs no mercado paulistano. Acompanhe o panorama válido pelo último trimestre de 2011 (outubro a dezembro):

A Rádio Globo AM 1100 segue isolada na liderança geral e também no ranking comercial na capital paulista e região metropolitana. A emissora melhorou seu desempenho em comparação ao último resultado válido em São Paulo, ficando acima dos 138 mil ouvintes por minuto no filtro 06h-19h, segunda à sexta. A maior reação foi vista nos números da vice-líder, a Capital AM 1040. A segunda colocada obteve a maior variação entre as primeiras colocadas, pulando para uma marca superior a 116 mil ouvintes por minuto. Essa média é um dos melhores desempenhos obtidos pela Capital nos últimos anos e diminui a distância existente entre a rádio e a Globo.

A terceira colocação segue com a Bandeirantes AM 840, rádio que viu uma ligeira redução em seus números no filtro comercial, porém a emissora segue acima dos 50 mil ouvintes por minuto, sendo a rádio segmentada mais bem posicionada na medição de São Paulo, além de assegurar a terceira colocação geral no mercado paulistano. A Jovem Pan AM 620 aparece novamente em quarto geral e viu uma melhora em seus números médios, sendo a segunda reação consecutiva no índice da rádio jornalística nessa reta final de 2011. A Iguatemi AM 1370 foi outra emissora que evoluiu bem na medição e aparece isolada na quinta colocação do ranking.

Fechando as primeiras colocações do ranking, a Record AM 1000 apresentou sua primeira variação positiva desde a mudança de programação ocorrida em agosto. Essa variação foi pequena, mas serviu para interromper a tendência de queda que era apontada pelos números anteriores da emissora paulistana. Antes das demissões e da mudança na grade da 1000 AM, a emissora disputava a quarta colocação geral com a Jovem Pan. Imaculada Conceição AM 1490 evoluiu e superou as rádios Super Rádio Tupi AM 1050 e CBN AM 780 na medição comercial.

Em resumo as 10 primeiras colocações no ranking comercial do AM paulistano (pesquisa que conta com 27 rádios participantes) ficaram organizadas da seguinte forma: Rádio Globo AM 1100, Rádio Capital AM 1040, Bandeirantes AM 840, Jovem Pan AM 620, Iguatemi AM 1370, Record AM 1000, Imaculada Conceição AM 1490, Super Rádio Tupi AM 1150 e CBN AM 780. Dados do Instituto Ibope, todos os dias e locais, 06h-19h, segunda à sexta (setembro a novembro/2011).

Fonte: Tudo Rádio Com informações do site Bastidores do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário