domingo, 4 de dezembro de 2011

Rádio Disney comemora seu primeiro ano na capital paulista

Uma das rádios mais novatas da capital paulista comemorou seu primeiro ano em operação no principal mercado de rádios da América Latina. A Disney FM 91.3 de São Paulo entrou no ar no dia 29 de novembro do ano passado, em meio a grande expectativa do mercado sobre novidades que poderiam ser implementadas pela rádio, já que a emissora conta com grande prestígio em vários países, entre eles a Argentina.

Um ano antes de a Rádio Disney estrear em São Paulo, no dia 19 de novembro de 2009 (veja a nota clicando aqui), o Tudo Rádio já havia recebido informações de que a emissora poderia ocupar a freqüência FM 91.3. Essa informação exclusiva e dada em primeira mão foi publicada semanas depois de a Nossa Rádio FM deixar o canal e ocupar a freqüência 106.9, que está até hoje.

Após passar um ano apenas tocando músicas e de um trâmite que culminou na transferência da outorga da então Rádio Manchete para a Rádio Itapema, que pertencia ao conglomerado gaúcho Grupo RBS, o canal foi negociado com a Walt Disney Company, em parceria com a empresa brasileira Rádio Holding Ltda, que é a sócia majoritária na parceria com a organização americana.

Após o anúncio da negociação, em agosto, a emissora passou a contratar profissionais das rádios da capital paulista. O primeiro a ser contratado foi Marcos Vicca (que meses depois voltou a ser o diretor artístico da Mix FM 106.3), que iniciou a implantação do padrão da rádio. Em seguida, a emissora anunciou a contratação de vários profissionais, entre eles o locutor Roberto Hais, grande parte da Jovem Pan 2 FM 100.9.

Após o período de treinamento e adaptação à nova proposta da emissora, no dia 29 de novembro de 2010 a rádio entrou no ar ao meio-dia. Sob uma expectativa grande de seu segmento, a rádio adotou a proposta de ser uma emissora pop/hits, tocando sucessos nacionais e internacionais.

Ao comemorar seu primeiro ano, a rádio passa por um período de investigação sobre seu quadro societário. Após matérias publicadas pela Folha de S.Paulo e pela revita IstoÉ, o Congresso iniciou o processo para investigar a emissora. As informações das publicações dão conta de que o grupo americano comande as ações da rádio, o que é proibido pela legislação brasileiro, que permite que um grupo estrangeiro tenha até 30% do controle acionário de um veículo de comunicação.

Fonte: Tudo Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário