segunda-feira, 7 de março de 2016

Transcontinental, Alpha e Jovem Pan FM se destacam em São Paulo. Metropolitana avança no “top 10”

Tarde agitada no principal mercado de rádio da América Latina. O meio está acompanhando mais uma atualização dos dados da audiência FM na Grande São Paulo, segundo dados do Kantar Ibope Media. No geral o rádio apresentou mais um crescimento no universo de ouvintes, sendo uma das maiores marcas já vistas nos últimos anos. A maioria das emissoras medidas registraram melhoras em seus índices na comparação com as pesquisas passadas. Dois meses do trimestre medido já são influenciados pela nova abordagem realizada pelo instituto, conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio. Acompanhe os principais destaques (05h-00h/todos os dias e locais, trimestre dez/15 a fev/16).

Grupo Bandeirantes no topo


 A dobradinha entre Band FM 96.1 e Nativa FM 95.3, emissoras controladas pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, segue firme e forte na medição de audiência. Na comparação com as pesquisas anteriores as duas FMs não viram oscilações significativas em seus números. As duas emissoras seguem bem próximas em períodos importantes como 05h-00h/todos os dias e locais, com vantagem para a Band FM 96.1 (rádio que completou 1 ano na liderança geral em fevereiro passado, marca que foi divulgada pela FM através de campanhas especiais).

A novidade no “top 3” da pesquisa fica por conta da Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes, emissora que já vinha registrando um crescimento nas medições passadas, diminuindo assim a distância que a separa em relação às lideres. A Transcontinental foi a emissora que obteve o maior avanço absoluto na média de ouvintes por minuto no 05h-00h/todos os dias e locais, na comparação com o resultado atualizado em fevereiro.

Mais destaques no “top 10”

A Alpha FM 101.7, líder no segmento adulto-contemporâneo na Grande São Paulo, avançou de novo. Com isso a emissora registrou a sua melhor marca de ouvintes por minuto na medição, rádio que está cada vez mais isolada na quarta colocação nos principais períodos da pesquisa, além de uma ampla vantagem para as demais rádios de seu segmento de programação. Na sequência do ranking a Alpha FM é acompanhada pelas emissoras Gazeta FM 88.1, Vida FM 96.5 e Top FM 104.1, estações que também registraram crescimento de audiência na comparação com a pesquisa passada.

Um dos principais destaques da medição ficou com a Metropolitana FM 98.5, emissora que na medição passada assumiu a liderança jovem/pop (rádio que está com uma grade musical mais eclética / hits). Na atual pesquisa a FM apresentou mais um crescimento na sua média de audiência, pulando para a oitava colocação no 05h-00h/todos os dias e locais. O “top 10” é fechado pelas rádios 105 FM 105.1 e Mix FM 106.3 (emissora que voltou a oscilar de forma positiva no ranking de audiência).

Acirrou


A Jovem Pan FM 100.9 avançou de novo na medição, mantendo a tendência de alta que já era vista em seus números nas pesquisas anteriores. Detalhe: a atual marca da rádio é o maior índice já registrado pela 100.9 FM nos últimos anos, estando muito próxima do “top 10” (consequentemente da Mix FM e a 105 FM). Recentemente o Tudo Rádio destacou o desempenho positivo obtido pela Jovem Pan em São Paulo, rádio que tem liderado no segmento jornalístico nas principais faixas horárias do gênero (com destaque para o período da manhã).




O meio também viu um novo avanço na média de audiência da 89 A Rádio Rock FM 89.1, emissora que também está na “briga” por uma colocação no “top 10” do ranking FM de São Paulo. A 89 também registrou na atual medição um de seus maiores índices na comparação com os resultados obtidos pela FM nos últimos meses.

Mais avanços




São Paulo também viu oscilações positivas significativas nos índices de várias estações importantes. Entre eles está o forte avanço visto na média da Kiss FM 102.1, emissora que fecha o “top 15” do FM paulistano (meio que conta com 38 estações medidas). Rádios como Antena 1 FM 94.7 e NOVABRASIL FM 89.7 também ampliaram os seus universos de ouvintes no 05h-00h/todos os dias e locais.

Ao longo do mês de março o Tudo Rádio vai destacar as ações realizadas pelas FMs de São Paulo na busca por audiência. Acompanhe!

Nova abordagem da pesquisa

O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que está realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.

Com isso o universo de ouvintes deverá ser ampliado de forma significativa e os primeiros resultados já passam a ser observados pelo mercado nas atuais medições. A metodologia deverá atingir de forma integral o resultado a partir de abril, quando será feita a atualização de um período cheio de 2016 (janeiro a março). A pesquisa atual conta com os meses de janeiro e fevereiro com a nova abordagem.


Fonte: Tudoradio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário