Tarde agitada no principal mercado de rádio da América
Latina. O meio está acompanhando mais uma atualização dos dados da audiência FM
na Grande São Paulo, segundo dados do Kantar Ibope Media. No geral o rádio
apresentou mais um crescimento no universo de ouvintes, sendo uma das maiores
marcas já vistas nos últimos anos. A maioria das emissoras medidas registraram
melhoras em seus índices na comparação com as pesquisas passadas. Dois meses do
trimestre medido já são influenciados pela nova abordagem realizada pelo
instituto, conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio. Acompanhe os
principais destaques (05h-00h/todos os dias e locais, trimestre dez/15 a
fev/16).
Grupo Bandeirantes no topo
A novidade no “top 3” da pesquisa fica por conta da
Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes, emissora que já vinha registrando
um crescimento nas medições passadas, diminuindo assim a distância que a separa
em relação às lideres. A Transcontinental foi a emissora que obteve o maior
avanço absoluto na média de ouvintes por minuto no 05h-00h/todos os dias e
locais, na comparação com o resultado atualizado em fevereiro.
Mais destaques no “top 10”
A Alpha FM 101.7, líder no segmento adulto-contemporâneo na
Grande São Paulo, avançou de novo. Com isso a emissora registrou a sua melhor
marca de ouvintes por minuto na medição, rádio que está cada vez mais isolada
na quarta colocação nos principais períodos da pesquisa, além de uma ampla
vantagem para as demais rádios de seu segmento de programação. Na sequência do
ranking a Alpha FM é acompanhada pelas emissoras Gazeta FM 88.1, Vida FM 96.5 e
Top FM 104.1, estações que também registraram crescimento de audiência na
comparação com a pesquisa passada.
Um dos principais destaques da medição ficou com a
Metropolitana FM 98.5, emissora que na medição passada assumiu a liderança
jovem/pop (rádio que está com uma grade musical mais eclética / hits). Na atual
pesquisa a FM apresentou mais um crescimento na sua média de audiência, pulando
para a oitava colocação no 05h-00h/todos os dias e locais. O “top 10” é fechado
pelas rádios 105 FM 105.1 e Mix FM 106.3 (emissora que voltou a oscilar de forma
positiva no ranking de audiência).
Acirrou
A Jovem Pan FM 100.9 avançou de novo na medição, mantendo a
tendência de alta que já era vista em seus números nas pesquisas anteriores.
Detalhe: a atual marca da rádio é o maior índice já registrado pela 100.9 FM
nos últimos anos, estando muito próxima do “top 10” (consequentemente da Mix FM
e a 105 FM). Recentemente o Tudo Rádio destacou o desempenho positivo obtido
pela Jovem Pan em São Paulo, rádio
que tem liderado no segmento jornalístico nas principais faixas
horárias do gênero (com destaque para o período da manhã).
O meio também viu um novo avanço na média de audiência da 89
A Rádio Rock FM 89.1, emissora que também está na “briga” por uma colocação no
“top 10” do ranking FM de São Paulo. A 89 também registrou na atual medição um
de seus maiores índices na comparação com os resultados obtidos pela FM nos últimos
meses.
Mais avanços
São Paulo também viu oscilações positivas significativas nos
índices de várias estações importantes. Entre eles está o forte avanço visto na
média da Kiss FM 102.1, emissora que fecha o “top 15” do FM paulistano (meio
que conta com 38 estações medidas). Rádios como Antena 1 FM 94.7 e NOVABRASIL
FM 89.7 também ampliaram os seus universos de ouvintes no 05h-00h/todos os dias
e locais.
Ao longo do mês de março o Tudo Rádio vai destacar as ações
realizadas pelas FMs de São Paulo na busca por audiência. Acompanhe!
Nova abordagem da pesquisa
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que está
realizando mudanças
no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro
deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais
(indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de
abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de
audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê
nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de
emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova
metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.
Com isso o universo de ouvintes deverá ser ampliado de forma
significativa e os primeiros resultados já passam a ser observados pelo mercado
nas atuais medições. A metodologia deverá atingir de forma integral o resultado
a partir de abril, quando será feita a atualização de um período cheio de 2016
(janeiro a março). A pesquisa atual conta com os meses de janeiro e fevereiro
com a nova abordagem.
Fonte: Tudoradio.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário