Enquanto boa parte dos mercados de rádio do Brasil convivem
com mudanças e disputas acirradas por colocações, o comportamento do universo
de ouvintes no Distrito Federal não apresenta alterações significativas na
comparação com os últimos meses. O índice do meio FM está em alta em Brasília,
assim como em outros mercados brasileiros, além de sofrer com a influência da
nova forma de abordagem feita pelo Kantar Ibope Media. Acompanhe alguns
destaques (05h-00h/todos os dias e locais, trimestre dez/15 a fev/16):
No topo
A Clube FM 105.5 de Brasília segue liderando nos principais
períodos da medição de audiência. A rádio continua com uma vantagem segura em
relação às suas principais concorrentes no Distrito Federal, permanecendo na
primeira colocação em períodos como o 05h-00h (todos os dias e locais) e
06h-19h (segunda à sexta-feira). Os índices da emissora também continuam em
alta, sem oscilações significativas na comparação com os resultados obtidos em
2015. Em alguns períodos a emissora tem oscilado entre 16% a 17% de share no
Distrito Federal (filtro que mostra a divisão do total da audiência FM entre as
emissoras medidas).
Brasília também continua observando a proximidade que existe
entre a Atividade FM 107.1 e a Jovem Pan FM 106.3 (líder no segmento jovem/pop
no Distrito Federal). As emissoras que são controladas pelo mesmo grupo de
comunicação fecham o “top 3”, que não tem apresentado mudanças nos últimos
anos. As três primeiras colocadas continuam com uma fatia considerável do
universo FM no Distrito Federal.
Mais destaques
A CBN FM 95.3 também está estável no ranking FM do Distrito
Federal, mantendo uma larga vantagem para emissoras concorrentes. Desde 2015 a
estação “all-news” segue posicionada em quarto lugar geral nos principais
períodos da pesquisa, permanecendo isolada na colocação neste início de 2016.
Na sequência aparece uma das novidades do ranking: a Antena 1 FM 93.7, emissora
líder no segmento adulto-contemporâneo, que agora aparece na quinta colocação
geral.
A Canção Nova FM 89.1 também está posicionada entre as dez
primeiras colocadas do ranking FM do Distrito Federal, assim como a Nova
Aliança FM 103.3.
Nova abordagem da pesquisa
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que está
realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil.
Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas
entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com
uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia
de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com
o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de
emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova
metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.
Com isso o universo de ouvintes deverá ser ampliado de forma
significativa e os primeiros resultados já passam a ser observados pelo mercado
nas atuais medições. A metodologia deverá atingir de forma integral o resultado
a partir de abril, quando será feita a atualização de um período cheio de 2016
(janeiro a março). A pesquisa atual conta com os meses de janeiro e fevereiro
com a nova abordagem.
Com informações do Tudoradio.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário