quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bradesco Esportes FM estréia em São Paulo na próxima semana


A Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo, emissora fruto de uma parceria firmada entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação, Grupo Bel e Banco Bradesco, vai estrear oficialmente no próximo dia 17 de maio, conforme apurado pelo Tudo Rádio. A emissora tem movimentado os bastidores do mundo do rádio e da publicidade nos últimos meses e já teve várias datas de inauguração ventiladas pelo mercado. A nova rádio que terá uma programação totalmente voltada ao conteúdo esportivo iniciará suas operações a partir de São Paulo, promovendo também as estréias no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre após o inicio das transmissões na capital paulista. 

A nova emissora vai ocupar os 94.1 FM de São Paulo, estação que nos últimos anos chegou a retransmitir a programação da Tupi FM 104.1, a extinta Apollo e mais recentemente a Oi FM (de junho de 2008 a dezembro de 2011). Até o final do mês de março a emissora operou como Rede Verão, sendo um projeto temporário que ainda seguia a linha artística da extinta Oi FM (rádio encerrada após o fim do vinculo entre o Grupo Bel e a empresa de telefonia Oi). Em abril a 94.1 FM iniciou suas transmissões como Esportes FM em fase de expectativa, passando a responsabilidade do conteúdo da estação para o Grupo Bandeirantes.

Essa mesma trajetória da 94.1 FM de São Paulo como Oi FM, Rede Verão e a fase de expectativa como Esportes FM também ocorre nas emissoras 94.1 FM de Belo Horizonte, 97.1 FM do Recife e 90.3 FM de Porto Alegre. Essas estações serão integradas à futura Bradesco Esportes FM, rádio esportiva que terá seu inicio em São Paulo a partir do dia 17. O mercado do Rio de Janeiro também vai participar da rede e contratações importantes já foram anunciadas pela nova rede para compor a equipe carioca do projeto. Por enquanto não existe definição de data de estréia no Rio e nas demais praças, porém essas inaugurações deverão ocorrer logo após o início dos trabalhos em São Paulo.

Recentemente os ouvintes de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre acompanharam pela futura Bradesco Esportes FM as transmissões da etapa brasileira da Indy Car (a São Paulo Indy 300) ocorrida no dia 29 de abril. A transmissão ocorreu em formato de repetição, material ao vivo originado pelas rádios BandNews FM 96.9 de São Paulo (e rede) e Bandeirantes AM 840 FM 90.9 (também da capital paulista). Inicialmente o Grupo Bandeirantes trabalhou para que a inauguração da rádio ocorresse durante a São Paulo Indy 300, porém a impossibilidade de iniciar os trabalhos nessa data não impediu que os canais da nova rede em acompanhar a corrida.

No final de março a voz do narrador esportivo Luciano do Valle (integrante da equipe da TV Bandeirantes) tem “aparecido” em materiais de expectativa da nova rede. Segundo os sites “Bastidores do Rádio” e “Cheni no Campo” o profissional está confirmado como “voz-padrão” da futura Bradesco Esportes FM. O nome “Bradesco” também apareceu recentemente nas FMs que compõe a futura rede, já divulgando o patrocinador máster do projeto (a instituição financeira Bradesco). Em abril, quando a rede iniciou suas transmissões experimentais, as chamadas de expectativa estavam na voz de Walker Blaz.

Entenda a ligação entre os grupos e o Banco Bradesco no projeto

O Grupo Bel, sediado em Belo Horizonte, foi o responsável pelo projeto de rádio customizada Oi FM. Com o fim da parceria entre o grupo mineiro e a empresa de telefonia detentora da marca, o Grupo Bel correu atrás de novos parceiros para poder manter a rede em FM que é de sua responsabilidade. Durante esse período o grupo mineiro levou ao ar a Rede Verão (entre janeiro e março desse ano), operando nas antigas repetidoras da Oi FM (94.1 FM de São Paulo, 94.1 FM de Campinas, 94.1 FM de Ribeirão Preto, 94.1 FM de Belo Horizonte, 102.9 FM do Rio de Janeiro, 97.1 FM do Recife e 90.3 FM de Porto Alegre).

Em fevereiro o Grupo Bel anunciou publicamente que havia fechado uma parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação para a gestão da rede que levava a marca da Oi FM. O Grupo Bandeirantes passou a ser responsável pelo conteúdo e comercialização do projeto, informando também que a rede seria transformada numa rede nacional totalmente dedicada ao tema esportes. Nesse processo as FMs de Campinas, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto que participaram da Oi FM/Rede Verão deixaram a rede (promovendo no Rio a reestréia da Jovem Pan 2 na cidade, em 102.9 FM). São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre seguiram na rede e operadas pelo Grupo Bel.

O Banco Bradesco foi anunciado como patrocinador máster da nova rede esportiva, tendo seu nome ligado à futura rádio. As emissoras operadas pelo Grupo Bel que continuaram no projeto passaram a transmitir uma programação de expectativa da nova rede a partir de abril desse ano. O Rio de Janeiro voltou a integrar a rede através da 91.1 FM de Petrópolis, emissora controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação que será responsável pela cobertura da futura “Bradesco Esportes FM” na capital fluminense. A 91.1 FM não possui vinculo com o Grupo Bel.

Em breve o Tudo Rádio dará detalhes sobre a programação e demais projetos que envolverão essa nova rede nacional em FM.

Fonte: Tudo Radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário