Mais uma curiosidade para o mercado de rádio, principalmente
aos ouvintes que geralmente não possuem acesso à esses dados ou sequer sabem da
existência deles. O Instituto Ibope providencia ao mercado de rádio uma série
de filtros completos com vários cenários da pesquisa de audiência, sendo um
termômetro de todos os projetos radiofônicos executados nos principais
mercados. Em São Paulo e também nas demais praças que possuem a pesquisa
existem o filtro “Alcance”, onde se determina o impacto de uma estação no
mercado onde atua, com base em determinados períodos de tempo. Acompanhe o
panorama:
Em São Paulo o maior alcance máximo é o da Mix FM 106.3,
rádio que lidera nesse quesito. Sua estrutura técnica de sinal e o bom
desempenho do projeto artístico têm dado à Mix FM o melhor desempenho no filtro
“Alcance Máximo” com mais de 2,6 milhões de ouvintes atingidos na capital
paulista e região metropolitana. Essa condição é mantida pela emissora jovem
nos últimos anos em São Paulo e o investimento técnico realizado pela rádio em
2006 também tem participação direta nesses números. Logo após a Mix FM a
vice-liderança nessa medição é da Nativa FM 95.3, rádio que também tem se
destacado em outros filtros da medição, além de ter um alcance máximo superior
a 2,5 milhões. Bem próxima da Nativa aparece a Tupi FM 104.1, também acima dos
2,5 milhões.
O mercado de São Paulo também possuem outras rádios acima ou
próximas da marca dos 2 milhões de ouvintes atingidos nos filtros “Alcance
Máximo” e “Alcance 30 dias”, são elas: Gazeta FM 88.1 (4º), Band FM 96.1 (5º),
Transcontinental FM 104.7 (6º) e Jovem Pan 2 FM 100.9 (7º). Esse resultado é
influenciado diretamente pelo desempenho artístico dos projetos, alcance de
sinal no mercado onde atua (porte técnico) e também o tempo médio. Esse último
quesito coloca das rádios populares no topo da tabela chamada pelo mercado de
“geral” (filtro com a média de ouvintes por minuto), jogando as rádios Nativa,
Tupi, Transcontinental e Band FM para o topo da tabela.
Com base nessa medição o mercado de rádio pode ter uma noção
maior do universo presente no meio, onde a rádio líder de alcance na capital
paulista (com apenas 1 estação) consegue impactar em 2,6 milhões de ouvintes. O
total rádio FM chega a 14,7 milhões de pessoas no “Alcance Máximo” em São Paulo
e arredores, sendo números expressivos para qualquer forma de comercialização
do meio perante outras mídias.
Também é importante salientar que esse é um dos filtros da
pesquisa de audiência realizada mensalmente pelo Instituto Ibope e o
entendimento/interpretação dos principais filtros, além da leitura do chamado
“hora a hora” de cada rádio é importante para qualquer rádio que visa competir
no mercado, seja dentro de seu segmento de atuação ou no chamado “ranking
geral”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário