domingo, 6 de novembro de 2016

Disputa pela Primeira Liga gera climão entre Globo e Esporte Interativo


A direção do Esporte Interativo decidiu se pronunciar sobre a desistência de negociar os direitos de transmissão da Primeira Liga em 2017. Em sua página oficial no Facebook, o canal criticou a falta de realização de uma licitação para a mídia do torneio.

Segundo o “UOL Esportes”, os clubes que participam da competição abandonaram a ideia inicial de promover uma negociação com emissoras das TV’s aberta e fechada. O motivo teria sido justificado por conta dos contratos individuais que os times possuem com a Globo.

A emissora carioca fechou acordo de R$ 69 milhões para ter os direitos da Primeira Liga no próximo ano. No contrato, a empresa da família de Roberto Marinho estabeleceu quatro castas de receita. A primeira envolve o Flamengo, enquanto que a segunda engloba Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional. Na terceira estão Atlético-PR e Coritiba e na quarta, os demais clubes participantes da liga.

“O Esporte Interativo vem a público esclarecer que sempre demonstrou interesse em adquirir os direitos da Primeira Liga, com a condição de que houvesse um processo justo de licitação e aberto a todos os grupos de mídia. Temos a convicção de que um processo que incentive a competição só tem a beneficiar o futebol brasileiro e, diretamente, os clubes envolvidos na mesma”, diz a nota publicada pelo EI.

Fundada em 2015, a Primeira Liga tem o objetivo de organizar uma competição paralela aos estaduais. O modelo, no entanto, ainda não engrenou. O Atlético-PR e Coritiba, inclusive, não concordaram com cláusulas e já ameaçaram abandonar a disputa.

Confira o comunicado publicado no Facebook da emissora:


 Com informações do Esporte Interativo

Clube FM e Recife FM disputam o topo no Recife. Novas de Paz está no “top 3”


Recife também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. E o meio FM pernambucano segue competitivo com as duas primeiras colocadas disputando a liderança geral nos principais períodos da medição. A “briga” pelo “top 3” também segue intensa. Acompanhe o panorama parcial (05h - 00h, todos os dias e locais, trimestre julho a setembro/2016):

Disputas pelo topo



O Recife segue acompanhando a disputa entre as primeiras colocadas no ranking geral. O topo da tabela no 05h-00h (todos os dias e locais) segue polarizado entre as populares Clube FM 99.1 e Recife FM 97.5, assim como nos demais períodos da pesquisa de audiência. Na atual medição a 99.1 FM leva vantagem, porém a Recife FM chegou a ter um desempenho de destaque nas pesquisas anteriores. 

E a diferença entre as duas líderes (Clube FM e Recife) e as demais FMs medidas pelo ranking diminuiu de forma considerável na comparação com as medições de anos anteriores, ou seja, o mercado pernambucano ficou mais competitivo e com o universo de ouvintes mais dividido entre as FMs pesquisadas.

Top 3 e Top 5

E a disputa não é intensa apenas pelo topo da pesquisa geral. A Novas de Paz FM 91.3 e 101.7 FM aparece em terceiro geral no ranking FM (05h-00h/todos os dias e locais), sendo um dos principais destaques da pesquisa no Grande Recife. A emissora é líder no segmento gospel/religioso e cravou uma de suas melhores marcas de audiência em Pernambuco, com destaque para o horário de notícias da emissora que vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 6h. Na sequência aparece a Maranata FM 103.9, rádio que também está muito próxima do “top 3” (a diferença entre as duas concorrentes é mínima no 05h-00h/todos os dias e locais). 

O “top 5” é completado pela Rádio Jornal FM 90.3, emissora que também não está distante do “top 3” e lidera com facilidade entre as emissoras jornalísticas do Grande Recife. A 90.3 mantém ampla vantagem para as demais FMs presentes na sequência do ranking da capital pernambucana.

Mais destaques


A NOVABRASIL FM 94.3 registrou um de seus melhores desempenhos no Recife quando o assunto é colocação geral. Além da liderança no segmento adulto-contemporâneo, a emissora aparece na sexta colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais). E na sequência aparece a Mix FM 103.1, emissora que está em sétimo geral e retomou recentemente a liderança no segmento jovem/pop local.

O “top 10” é completado pelas rádios Evangélica FM 100.7, Jovem Pan FM 95.9 e CBN FM 105.7. Vale destacar que a distância entre a sexta e a décima colocada no 05h-00h (todos os dias e locais) não é grande (inferior a 10 mil ouvintes na média por minuto).

No geral o FM da capital pernambucana e região metropolitana é composto por 20 rádios acompanhadas pela pesquisa de audiência.

Com informações do Tudoradio.com

Fechamento anunciado: Correio de Uberlândia se despede das bancas no fim do ano



O grupo Algar, responsável pela edição do jornal Correio de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, anunciou por meio de nota enviada à imprensa na terça-feria, 1º de novembro, o encerramento das atividades do impresso no dia 31 de dezembro de 2016.

As especulações sobre o fechamento do veículo ganharam forças nos últimos meses e centenas de funcionários, entre eles jornalistas e profissionais de departamentos administrativos da empresa, temiam por demissões em massa e que se confirma agora.

No comunicado (reproduzido a seguir), a empresa de comunicação não informou o número de funcionários que serão demitidos, qual o destino da edição eletrônica do jornal e nem sinalizou quais as medidas que serão tomadas com relação a investidores e anunciantes.

Leia nota na íntegra:

O grupo Algar está promovendo uma revisão do seu portfólio de negócios, com isso, irão acontecer entradas e saídas de algumas atividades.

Por quase 80 anos o Grupo editou o Jornal Correio de Uberlândia, produzindo um jornalismo independente e de qualidade, respeitando seus profissionais, leitores, anunciantes, fornecedores e parceiros. Mas, no atual cenário mundial de negócios de mídia, onde grandes veículos impressos passam por enxugamentos ou deixam de existir, o grupo Algar entende que cumpriu sua missão e com o novo direcionamento estratégico, optou por descontinuar o jornal, cuja última edição será veiculada no dia 31 de dezembro de 2016. Até essa data, seguiremos com o compromisso de produzir um jornalismo da melhor qualidade.

A Algar agradece a todos os profissionais que passaram pelo jornal, aos assinantes, leitores, anunciantes e à comunidade de Uberlândia. O Grupo encerra esse capítulo de sua história, mas seguirá crescendo e gerando cada vez mais empregos na cidade nas áreas de negócios que compõem o conglomerado, honrando e respeitando Uberlândia e região e continuando a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico regional.

Com informações do Portal Comunique-se

Rádio Gaúcha e 104 FM avançam de novo em Porto Alegre


O mercado de rádio de Porto Alegre e região metropolitana acompanhou mais uma atualização dos dados gerais da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. Os índices foram conhecidos pelas rádios na segunda quinzena do mês de outubro e são relacionados ao trimestre julho a setembro deste ano. No geral, o FM gaúcho acompanhou a tendência de variação negativa vista em outros mercados, provavelmente ligada à presença de propagandas eleitorais na grade das estações. Acompanhe o panorama parcial (05h - 00h, todos os dias e locais, trimestre julho a setembro/2016): 

Isoladas e em alta

Apesar da queda geral, as duas líderes apresentaram variações positivas em suas participações no total da audiência FM. E isso isolou ainda mais essas emissoras em suas respectivas colocações. A afirmação é relacionada às emissoras Rádio Gaúcha FM 93.7 e 104 FM 104.1.

A Rádio Gaúcha apresentou mais uma variação positiva em seu índice de audiência (share - partilha do total FM entre as emissoras medidas) na comparação com a pesquisa anterior, ficando ainda mais isolada na liderança geral dos principais períodos da pesquisa. Já a 104 FM, atual vice-líder geral, também oscilou de forma positiva e mantém ampla vantagem para as demais estações medidas em Porto Alegre e região metropolitana.

O “top 3” é completado pela Atlântida FM 94.3, emissora que acompanhou a oscilação geral do meio FM, mas segue isolada em terceiro geral nos principais períodos da pesquisa, além da liderança no segmento jovem/pop da Grande Porto Alegre.

Mais destaques

A popular Rádio Alegria FM 92.9 foi a emissora que obteve o maior avanço positivo entre as dez primeiras colocadas na Grande Porto Alegre, isso na comparação com o período anterior. O fato reposicionou a 92.9 FM no “top 5”, que é completado também pela Eldorado FM 97.5 (emissora que também variou de forma positiva no share na comparação com a pesquisa anterior).

Na sequência o ranking aponta a Rádio Caiçara FM 96.7, Mix FM 107.1 e Farroupilha FM 92.1 (esta que estancou a sua sequência negativa ao obter uma leve variação positiva no share, mesmo com o meio FM em baixa na média geral).

O ranking ainda aponta a Continental FM 98.3 na liderança do segmento adulto-contemporâneo na Grande Porto Alegre e isolada nessa condição. Ela é seguida pela Itapema FM 102.3, que passa a ter a Antena 1 FM 89.3 mais próxima no ranking (emissora que variou de forma positiva no share em relação à pesquisa anterior).

O mercado gaúcho conta com cerca de 30 rádios na medição da audiência FM.

Com informações do Tudoradio.com

Com Gottino, “Balanço Geral” cresce em quase 30% de audiência em um ano

Foto: Edu Moraes/Record
A Record leva ao ar de segunda a sexta em sua programação o programa “Balanço Geral”. Em São Paulo, a segunda edição do programa é apresentada por Reinaldo Gottino, e conta com a participação de Fabíola Reipert com o quadro Hora da Venenosa.

Sucesso de audiência, a atração continua preocupando a Globo e o SBT na hora do almoço. O jornalístico registrou em 2016, em comparação com o ano passado, um aumento de quase 30% em audiência, segundo levantamento divulgado pelo jornalista Ricardo Feltrin.

De acordo com a publicação, em setembro de 2015 a atração acumulava média de 6,7 pontos. Em setembro desse ano, o programa apresentou média de 8,3, e a de outubro chegou a se aproximar dos nove de média.

No entanto, mesmo que o quadro Hora da Venenosa costume figurar na liderança de audiência, a média registrada pelo programa ainda não é suficiente para que seja líder em sua totalidade. O quadro de Fabíola, então, se mostra como um diferencial que contribui bastante para a média da atração. 

Com informações do TV Foco

Acer divulga nova linha de notebooks e projetor 3D para o Brasil

Foto: Reprodução
A Acer divulgou nesta sexta-feira, 4, a sua nova linha de notebooks conversíveis para o mercado nacional, além de projetor com tecnologia 3D.

O modelo híbrido Switch Alpha 12, apresentado em abril, é capaz de se transformar em tablet e vem com a Active Pen, que proporciona ao usuário acesso às novas funcionalidades do Windows 10, como a Windows Ink. Ele ainda é equipado com processadores Intel Core i5 e i7 de 6ª geração e tela de 12 polegadas IPS com resolução de 2160x1440 sensível ao toque de 10 dedos.

A Aspire F5-573 chega para ser a nova linha mainstream da marca no País, com acabamento premium metálico em alumínio, opções de 8 ou 16 GB de memória RAM DDR4, porta USB 3.0 tipo C, processadores Intel Core i5 ou i7 da 6ª geração, 1 TB de espaço em HD e a opção de placa de vídeo NVIDIA GeForce 940MX.

Já como modelo de entrada está o ES1 com processadores Intel Core i3 ou i5, 4 GB de memória RAM, opções de 500 GB e 1 TB de armazenamento. Além disso, também está disponível o Cloudbook, que traz o conceito de armazenamento de conteúdo em nuvem.

O Aspire R11, lançado em 2015, se manteve no portfólio, assim como o Aspire AZ1 na categoria All-In-One e os produtos gamer lançados em julho deste ano: linha Predator com notebooks, monitores e acessórios, e linha V Nitro.

A companhia também está apostando no mercado de projetores. Além dos modelos C205 e P1185, que pertencem ao portfólio desde o ano passado, a Acer traz o modelo S1385WHNE, que oferece transmissão de conteúdo remoto através de Chromecast ou dispositivo similar, e também projeção 3D.

Com informações do Olhar Digital

Cansado e doente, Neto anuncia sua saída da TV


O ex-jogador de futebol e atual comentarista e apresentador da Band e BandSports, Neto, anunciou a sua saída da TV.

No programa “Bola da Vez”, da ESPN, o ex-atleta alegou estar doente: “a minha dor é muito grande. Eu tenho artrose nos dois tornozelos e se eu não fizer cirurgia, daqui há dois anos os meus pés vão ficar duros, eu não vou ter movimento nenhum… eu tenho artrose no lado direito do quadril, eu tenho quatro hérnias e tenho um problema muito sério na vértebra c2”.

“Eu vivo com dor. Eu estou com dor aqui, agora”. Ao falar sobre a sua saída definitiva da TV, ele também citou o cansaço: “Eu tô cansado, eu quero viver um pouquinho. Eu quero ir pra a praia, ficar uma semana lá lendo os meus livros, eu quero viver um pouquinho a vida, ir no teatro com milha filha…”.

Perguntado por um dos apresentadores do programa se não daria para equilibrar esse “descanso” com o trabalho, Neto declarou: “Não. Eu sou 8 ou 80! Nada de ano sabático porra nenhuma! É mais ou menos quando eu desisti de jogar bola”.

Mas para quem se alegrou com o fim da carreira de Neto na TV, um recado: não é pra agora. “Eu vou trabalhar até 2020 e não trabalho mais! ”, disse ele.



Com informações do TV Foco

Globo perde dois patrocinadores do Futebol 2017; cotas estão em aberto


Acha as cotas da atual temporada do “The Voice Brasil” (R$ 15,8 milhões) e do “BBB 17″ (R$ 34,7 milhões) caras? Tudo é uma questão de ponto de vista. Comparando-se com os R$ 283 milhões pedidos pela Globo para os anunciantes que desejem patrocinar o Futebol 2017, o valor nem é tão astronômico.

Como já havia antecipado o site de “Meio e Mensagem” em meados de outubro, a quantia  foi considerada alta e assustou os anunciantes. Em relação à temporada anterior, o reajuste chegou a 27%, considerando-se que, com as placas à parte sendo comercializadas por R$ 28,5 milhões, o valor total chega a R$ 311,5 milhões, ante R$ 245,7 milhões cobrados em 2016.

O resultado, como informa a revista “Veja”, é que dois deles não renovaram e as cotas estão em aberto. Em 2017, Casas Bahia e Sadia deixam de patrocinar o futebol da Globo. Na contramão, Itaú, Vivo, Sadia, Brahma e Johnson & Johnson assinaram novo contrato.

Extraoficialmente, a emissora justifica o aumento pelo rompimento do acordo de parceria com a Band, que até maio deste ano ajudava a arcar com parte dos custos dos direitos de transmissão. Por contrato, quase cem partidas - entre campeonatos estaduais, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores da América e eliminatórias da Copa do Mundo – devem ser exibidas ao longo de 2017.

Com informações do RD1

Antena 1 amplia exposição de sua marca através de campanhas em revistas


A Antena 1 FM 94.7 de São Paulo, emissora líder de uma rede FM nacional voltada ao segmento adulto-contemporâneo, está ampliando a exposição de sua marca. Para isso, a rádio tem investido em campanhas próprias, veiculadas em revistas de circulação nacional e regional. São várias peças diferentes que destacam as características do projeto artístico da Antena 1. As campanhas estão em revistas nacionais como Veja e Exame e regionais como Veja São Paulo.


Em uma das peças publicadas, a Antena 1 destaca um ícone da música por década: Frank Sinatra (1950), The Beatles (1960), Bee Gees (1970), Michael Jackson (1980), Madonna (1990), Amy Winehouse (2000), Adele (2010) e deixa como dúvida qual será o ícone de 2020, com a frase “Descubra o que está por vir”.


Já em outra peça publicada em uma revista nacional, o logotipo da Antena 1 está estampado no fundo cinza (que passou a ser padrão na identidade visual da emissora). Na campanha, a rádio ressalta seu diferencial: possui menos intervalos comerciais em sua programação. A cada hora, a Antena 1 tem 56 minutos de música.

A maior exposição da Antena 1 tende a auxiliar no projeto de expansão de sua rede nacional, além de fortalecer a marca nas praças onde a rede já está presente. Recentemente, o tudoradio.com também noticiou outros investimentos realizados pela emissora, assim como as contratações feitas neste ano.

Com informações do Tudoradio.com

Rádios Excelsior iniciam nova fase em novembro


Depois de pouco mais de três anos operando no dial 106,1 de Salvador, a Vida FM deixou de existir e passou a se chamar Excelsior FM. A ação faz parte das reformulações realizadas pela Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, detentora da emissora e responsável também pela condução da Rádio Excelsior AM, a primeira no Brasil do seguimento católico, entre as dez mais ouvidas da grande Salvador e a segunda rádio mais antiga da Bahia.

A mudança passa pela integração da programação das duas emissoras em boa parte da programação diária com a criação da Rede Excelsior de Comunicação. Entre as estreias com a nova fase estão o programa Acorda pra Vida com Almir Santana, que vai ao das 06h às 07h de segunda a sexta, e o programa Na Boca do Povo, um dos carros chefe do jornalismo da AM, agora com a apresentação de Uziel Bueno, apresentados de 07h as 08h em rede.

Outra estreia é a resenha esportiva no meio dia e a noite, após as 20h, com a equipe Feras da Bola, sob o comando do radialista Renan Rocha. O grupo já atuava nas transmissões na Vida FM e agora passa a integrar a rede.

Os programas de maior audiência da casa como o Sol Nascente, do padre Aderbal Galvão, Momento de Fé, do padre Marcelo Rossi, e o Experiência de Deus, do padre Reginaldo Manzzoti, continuam na programação matutina. Os programas vespertinos são votados a atividades culturais no cenário soteropolitano e baiano e ações locais vinculadas a Arquidiocese de Salvador. 

Excelsior Recôncavo – Em breve a rádio Alvorada AM de Cruz das Almas, também da FDABV, passará a se chamar Excelsior Recôncavo. A ação será conduzida no ato de migração da emissora para a FM e da inauguração do novo prédio que está em fase de finalização. A migração do AM para o FM será autorizada na próxima semana pelo Ministério das Comunicações.

Além da rede, cuja principal programação é da Excelsior AM, as rádios Excelsior FM e Excelsior Recôncavo terão programas próprios em horários específicos.

A Fundação também possui o novo portal da rede que está em fase de instalação e o jornal da Família Excelsior, ligado a um clube de sócios ouvintes, cuja circulação é de cerca de 30 mil exemplares mensais.  A Fundação também é responsável pela manutenção da retransmissora da Rede Vida de Televisão, canal 44 no analógico e canal 44.1 no digital na TV aberta em Salvador.

Ouça de Segunda a Sabado a partir das 11 da manhã na Rádio Sociedade AM 970


Jovem Pan FM retorna a Salvador a partir de dezembro

Mais uma informação importante para o mercado de rádio da Bahia. A rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo passará a contar com uma afiliada em Salvador. Segundo informações do portal “Bahia Notícias”, a rede paulista vai substituir a atual CBN FM 91.3, emissora controlada localmente pela Rede Bahia. Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, a estreia da Jovem Pan FM está prevista para o dia 1º de dezembro.

Através da 91.3 FM, a Jovem Pan FM marcará o seu retorno ao mercado de Salvador, sendo a terceira passagem da rede paulista pela capital baiana. Porém, diferente das outras duas passagens, a partir de dezembro a Jovem Pan FM contará com uma emissora de maior porte técnico e estrutural em Salvador, além da transmissão da nova afiliada partindo da capital baiana. A 91.3 FM é uma das maiores coberturas de sinal em FM da Bahia e estará a disposição da Jovem Pan FM a partir de 1º de dezembro, segundo informações apuradas pelo tudoradio.com.


O portal Bahia Notícias informou que a CBN já desligou parte de seus funcionários, sinalizando para a sua equipe o encerramento das atividades da FM jornalística. A CBN está em sua segunda passagem pelo dial FM de Salvador, sendo que a atual ocorre desde o inÍcio de 2013. Antes, a CBN operou em 100.7 FM entre os anos de março de 2010 e fevereiro de 2013, quando substituiu a popular Itaparica FM 91.3. A CBN também chegou a operar em 1050 AM na Grande Salvador (no ar até 2009).

Já a Jovem Pan FM teve passagens pelos canais 102.5 FM e 92.7 FM, entre a década de 90 e começo dos anos 2000.

Em Salvador a Rede Bahia também controla as emissoras Globo FM 90.1 e Bahia FM 88.7.

Com informações do Tudo Radio.com

CBN demite jornalistas e perde afiliada no Nordeste


A Central Brasileira de Notícias encara sua primeira leva de mudanças sob a gestão de Ricardo Gandour, ex-executivo do Grupo Estado que assumiu a diretoria executiva da emissora de rádio no início de outubro. Com o novo gestor, a CBN, como o veículo radiofônico é conhecido pelo público, promoveu nesta semana dispensas nas redações de São Paulo e do Rio de Janeiro, praças que funcionam como cabeças de rede da programação. A lista de demissões conta com nomes de profissionais que estavam na casa desde o início do projeto hard news, que ganhou vida em 1991.

Repórter que fez parte da equipe que acompanhou de perto a direção do Sistema Globo de Rádio transformar a Excelsior em CBN há 25 anos, Cátia Toffoletto faz parte do time de jornalistas demitidos. Baseada na capital paulista durante as mais de duas décadas de serviços prestados à emissora, ela se destacou na produção de reportagens especiais e de pautas que giravam em torno do cotidiano do povo paulistano. Neste ano, teve o trabalho reconhecido por colegas e, por meio de votação online, foi uma das indicadas ao Prêmio Comunique-se na categoria “Repórter – Mídia Falada”.

Por meio do perfil que mantém no Twitter, Cátia agradeceu às mensagens de apoio que tem recebido de colegas e ouvintes, descartou a aposentadoria da imprensa e avisou: está desde já aberta a novos desafios profissionais. “Assim como milhões de brasileiros, busco uma nova oportunidade de trabalho na área”, publicou na tarde de quinta-feira, 3. Na redação da CBN em São Paulo, ao menos outros quatro jornalistas tiveram seus vínculos encerrados. Também deixaram a emissora os repórteres Vagner Magalhães, Alessandra Dias, Cinthia Gomes (atingida por uma bala de borracha disparada por policial em janeiro) e Marcela Guimarães.

Outra veterana do veículo foi dispensada, mas no Rio de Janeiro. Na rádio há 18 anos e dedicando-se nos últimos tempos ao comando do noticiário ‘CBN Rio’, Carolina Morand foi demitida na terça, 1º de novembro. Na praça carioca, também deixaram o Sistema Globo de Rádio a repórter Marcela Lemos, o produtor Flávio Delgado e três funcionários do departamento de recursos humanos, conforme repercutiu o blog Auvaro Maia. Então gerente de jornalismo da rede e que assumiu interinamente a direção com a saída de Mariza Tavares, Álvaro de Oliveira Filho deixa o posto de gestão para seguir atuando exclusivamente como comentarista esportivo, informou o colunista Anderson Cheni.

Em texto divulgado no Facebook, Carolina enfatizou o quanto evoluiu profissionalmente – e na vida pessoal – durante o tempo em que trabalhou na CBN. “Só tenho a agradecer à casa, que fez e sempre fará parte de quem eu sou. Comecei como estagiária, fui repórter, gerente, âncora, tive vários empregos num só. Namorei, casei, tive minha filha, comprei meu apartamento, viajei, aprendi, ensinei, me diverti muito. E o principal: fiz MUITOS amigos”, afirmou a jornalista. “É isso, gente, estou emocionada, mas com o coração leve e a certeza do dever cumprido. Vou ali me reinventar e já volto”, complementou a âncora.

Fim de afiliada no Nordeste

Além do corte do quadro de funcionários em suas principais redações, a CBN está prestes a perder uma de suas afiliadas no Nordeste. Emissora mantida pela Rede Bahia desde 2010, a CBN Salvador vai deixar o dial ao fim de novembro. Em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, a equipe do veículo de comunicação nordestino confirmou a informação inicialmente divulgada pelo portal Bahia no Ar. Com o fim da parceria com a Central Brasileira de Notícias, a rádio da Rede Bahia vai passar a transmitir em 91.3 FM a programação musical da Jovem Pan. A mudança será feita em 1º de dezembro.

Com informações do Portal Comunique-se

Rádio Excélsior não renova contrato e 15 ficam sem emprego

Os ouvintes acostumados a ouvir a equipe Alto Astral, pela Rádio Excélsior da Bahia, vão ter que mudar de frequência, a partir de novembro. Por falta de entendimento comercial, o contrato entre o jornalista e empresário Mário Freitas e a emissora ligada à Arquidiocese de Salvador, não foi renovado, depois de muitas discussões e tentativas de acordo. A direção da emissora decidiu fazer uma fusão com a Rádio Vida FM, do mesmo grupo e ainda mudar o comando para a equipe do radialista Renan Rocha.

O resultado do fim dessa parceria, são cerca de 15 pessoas desempregadas, a maioria radialista, todas ligadas a Mário Freitas que manteve a equipe de esportes no ar nessa emissora, durante os últimos 25 anos. Por causa do rompimento desse contrato, o clima foi de tristeza na manhã desta sexta-feira (28), nos bastidores da emissora, onde, também podia ser sentida muita revolta por parte dos que participaram das negociações com a direção da emissora.

“Não houve nenhuma boa vontade em negociar e isso ficou claro em todos os encontros que tivemos”, disse um dos integrantes da equipe, evitando outros comentários para evitar “falar o que não devo em um momento tenso como este”. Pedindo para não ser identificado e na esperança de que as coisas poderão ganhar um rumo diferente do que foi definido hoje, ele deixou a emissora, no entanto, sem saber dos rumos para o futuro.

Procurado pelo #AgoraNaBahia, o jornalista Mário Freitas confirmou o fim do contrato na área esportiva depois de vários anos com a emissora da “Família Católica da Bahia”, como é conhecida a Rádio Excélsior, a segunda mais antiga da Bahia e com ampla tradição no esporte. “No total, são 42 anos de trabalho nas duas passagens por aqui, sendo, então, o locutor que mais falou nessa rádio”, contabiliza Mário Freitas.

A partir de segunda-feira, estarão disponíveis no mercado, locutores como José Antônio Melo, Ivo Ferraz e Marcos Costa, narradores,  Fernando Cabus, Luis Brito e Sérgio Toniello, comentaristas, Dito Lopes, Carlos Sobral, repórteres e França Almeida, plantonista, que formam a equipe “Alto Astral”, comandada por Mário. Além desse grupo, estão pessoas ligadas à área administrativa que também ficam sem atividade devido à falta de acordo comercial.

Rádio Excélsior

O #AgoraNaBahia entrevistou o economista José Trindade Lage, que dirige o setor de rádio da Arquidiocese de Salvador. Ele confirma o fim do contrato com a equipe de Mário Freitas e anuncia que a partir de 1º de novembro, a Excélsior passa a ter um canal de FM, na frequência 106,1. Informa, também, que a atual Rádio Alvorada, de Cruz das Almas, passa a ser chamada de Excélsior Recôncavo, que, em breve, deixa de ser AM e passa a transmitir em FM a partir do ano que vem.
Ele diz que a ideia é fazer jornalismo em rede e o esporte estará dentro dessa mudança, com o primeiro passo sendo a unificação do esporte. Ele nega que tenha havido qualquer desentendimento com a equipe de Mário Freitas, para ele um nome respeitado e que “não se interessou na renovação do contrato”, contradizendo as primeiras informações obtidas pelo #AnB.

Mas confirma que Mário Freitas não terá o contrato renovado a partir de 31 de dezembro, quando termina o prazo para apresentação do programa “Manhã Excélsior, das 11 às 12h, de segunda a sexta-feira.

“Renan Rocha passa a assumir todo o esporte, migrando o grupo atual para a Excélsior, migrando o esporte com todos os programas e atividades para as duas emissoras que vão ter a mesma programação”, diz Trindade. Ele ainda diz que “as duas equipes poderão se somar, depende deles”

Mas o diretor admite que a integração entre as emissoras – Salvador e Cruz das Almas – acaba provocando demissões, apesar dele preferir falar em “perda de postos de trabalho”. Pelas previsões, cerca de “cinco postos de trabalho” deixam de existir.

História

Uma das mais importantes emissoras da Bahia, a Rádio Excélsior teve momentos de glória na radiodifusão, tendo revelado nomes famosos na locução esportiva, como Fernando José, José Athayde, Nilton Nogueira, Édson Almeida, Cléo Meirelles, Gérson Macedo, Juarez Oliveira, Sílvio Mendes, Jorge San Martin, José Roberto, Oswaldo Barreto e muitos outros, que durante anos mantiveram a liderança da emissora.

“Esse ajuste está sendo feito por uma imposição do mercado. Não haverá posição radical do nosso lado, dizendo que todo mundo vai embora. Vamos abrir mão de alguns cargos, criar outros, mas no cômputo geral não vão ser os postos que vamos eliminar”, diz o José Trindade, informando que hoje, o grupo tem cerca de 42 funcionários no departamento de radiodifusão da Arquidiocese.

Estamos de volta!



Voltamos as publicações do Blog! Vamos Juntos!