A Globo fechou 2015 com um faturamento 6,1% menor em relação
a 2014. A emissora arrecadou R$ 11,160 bilhões, ante R$ 11,890 bilhões do ano
anterior, ou seja, uma queda de R$ 730 milhões.
O tombo é atribuído à atual crise econômica, que resultou na
diminuição dos investimentos publicitários. Porém, por causa da alta do dólar e
dos juros, o canal encerrou o período com R$ 3,060 bilhões, um crescimento de
29,8%.
Segundo Daniel Castro, o percentual foi quatro vezes e meio
maior do que o da Record, segunda rede do país, que embolsou cerca de R$ 2,5
bilhões. A verba que a Globo deixou de ganhar equivale a 35% da receita anual
do SBT (R$ 1,1 bilhão), além de ultrapassar o saldo da Band e da RedeTV!.
Para driblar o momento difícil na economia, a emissora
carioca optou por cortar gastos e dispensar profissionais, entre atores,
diretores e autores que não estavam envolvidos com novos projetos. Com isso,
viu os seus custos operacionais caírem de R$ 7,110 bilhões em 2014 para R$ 7060
bilhões em 2015.
O lucro líquido do canal saltou mais que o dobro, de R$ 918
milhões para R$ 2.100 bilhões, consequência do aumento dos juros e da variação
das moedas estrangeiras. Os dados foram divulgados na sexta-feira (18) no
balanço anual do canal.
Para 2016, a Globo trabalha com o crescimento zero nas
receitas publicitárias, diante da previsão da inflação, calculada em nada menos
que 10%.
Com informações do RD1
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