O mês também foi movimentado no mercado de rádio do Recife. O meio FM local acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência realizada pelo Kantar Ibope Media, índices com base no trimestre novembro de 2015 a janeiro de 2016, lembrando que o primeiro mês deste ano já conta com uma nova forma de abordagem aos entrevistados por parte do instituto. Ao longo dos últimos meses o Recife viu um “achatamento” das distâncias entre as concorrentes, com a diminuição do teto da audiência FM. Porém o meio está em alta, já que novos projetos no dial FM cresceram de forma considerável em 2015. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais):
Top 3 bem definido
O Recife está com um “top 3” bem definido, com as três
colocadas isoladas em suas respectivas posições. A Clube FM 99.1 segue como a
maior audiência média da capital e região metropolitana, mantendo a liderança
nos principais períodos da pesquisa. A líder conta com cerca de 15% do share da
audiência FM local no 05h-00h/todos os dias e locais, ou seja, mesmo com um
cenário mais competitivo no rádio local, a Clube FM ainda segue com um índice expressivo
de audiência. Na sequência o meio pernambucano conta com a Recife FM 97.5 na
segunda colocação dos principais períodos da pesquisa, estação que também segue
com índices expressivos.
Uma das “novidades” do FM local (tradicional no AM, mas que
está no ar em FM desde o final de 2014) continua como um dos principais
destaques da pesquisa de audiência. A Rádio Jornal FM 90.3 está consolidada no
“top 3” da audiência FM, isolada na terceira colocação em períodos importantes
como 05h-00h (todos os dias) e 06h-19h (segunda à sexta-feira). A 90.3 FM
obteve um crescimento expressivo de audiência em 2015, contribuindo diretamente
para a mudança da distribuição do universo FM entre as emissoras medidas na
pesquisa. A expectativa é de novos avanços em 2016.
Mais destaques
O rádio do Recife segue com outros destaques importantes,
principalmente na disputa pela liderança de segmentos. A Nova de Paz FM 101.7
(rádio que também está em 91.3 FM) é a atual líder no segmento religioso /
evangélico, além de estar posicionada na quarta colocação geral. No
05h-00h/todos os dias e locais a disputa com a Maranata FM 103.9 é intensa e
definida nos detalhes.
No segmento adulto-contemporâneo o destaque continua com a
NOVABRASIL FM 94.3, porém com uma novidade importante: a rádio vem de
crescimento em seus índices, fato que também posicionou a estação na expressiva
sexta colocação geral no 05h-00h/todos os dias e locais. Também foi observado
um avanço no índice da Jovem Pan FM 95.9, emissora que assumiu a liderança
jovem/pop local no 05h-00h/todos os dias e locais. A disputa entre a nova líder
e a Mix FM 103.1 é intensa e também definida nos detalhes (a 103.1 FM leva
vantagem no 06h-19h/segunda à sexta-feira).
O meio também acompanha a evolução de audiência da Band FM
88.7, rádio que passou a ser acompanhada pela medição a partir do segundo
semestre do ano passado.
Nova abordagem da pesquisa
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que está
realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil.
Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas
entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com
uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia
de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com
o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de
emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova
metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.
Com isso o universo de ouvintes deverá ser ampliado de forma
significativa e os primeiros resultados já passam a ser observados pelo mercado
nas atuais medições. A metodologia deverá atingir de forma integral o resultado
a partir de abril, quando será feita a atualização de um período cheio de 2016
(janeiro a março). A pesquisa atual conta apenas com janeiro, mês de adoção da
nova abordagem.
Fonte: Tudo Radio.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário