segunda-feira, 6 de abril de 2015

Governo promete dividir investimentos de publicidade oficial entre mais veículos



Durante a posse do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, realizada na última terça-feira (31) no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff (PT) sinalizou que o governo federal irá dividir a publicidade oficial entre mais veículos de imprensa. Segundo a Folha de S.Paulo, Edinho deverá controlar diretamente uma verba publicitária de aproximadamente R$ 200 milhões ao ano. A presidente quer manter os gastos com órgãos de mídia sob o comando da Secom.

Dilma ponderou que a Pasta apoiará a "expansão das teias de opiniões, olhares e interpretações da realidade" no país com "critérios justos e corretos na veiculação dos seus serviços". "[A secretaria] adotará o mais rigoroso cuidado em relação à veiculação de informação pública e a publicidade oficial. Em respeito aos brasileiros de todas as camadas sociais e culturais, e de todos os pontos do país, adotará critérios justos e corretos na veiculação dos seus serviços", acrescentou ela.

A presidente reiterou que a Secom priorizará a liberdade de imprensa, o que classificou como "a grande conquista do processo de redemocratização do nosso país". Ela também elogiou o novo ministro e agradeceu o trabalho do antecessor, Thomas Traumann. "Ao fazer minha escolha, identifiquei em Edinho uma profunda experiência e uma capacidade de relacionamento cordial e produtivo e um conhecimento do papel da imprensa em uma sociedade democrática", declarou.

O discurso vai ao encontro de ajustes defendidos por Traumann que, em documento interno, aconselhou a destinação de mais recursos de publicidade para blogs e sites pró-governo. O ex-ministro se demitiu uma semana após o vazamento do documento. Setores do PT haviam criticado a comunicação do governo e defendiam a proposta de transferir o controle da publicidade para o Ministério das Comunicações.

Segundo Edinho, a integração da política de comunicação de governo terá como base critérios técnicos para definir as ações da pasta. "Serei um gestor zeloso para que se possa garantir boa utilização de recursos, otimizar a execução orçamentária e fazer com que os recursos cheguem ao maior número de veículos, respeitando a diversidade etária e as diversidades regionais, para que a maior parcela possível tenha acesso aos feitos do governo e às campanhas informativas".

Embora não seja jornalista, como os últimos a comandar o cargo, Edinho ressaltou ter consciência sobre o papel da comunicação. "Não a prestação de contas como uma convenção, mas como um dever com o contribuinte, com aqueles que pagam seus impostos e querem saber, cotidianamente, o que é feito com os recursos públicos. A comunicação se dá no cotidiano", completou.


Com informações do Portal Imprensa

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