O Tudo Rádio publicou há pouco o resultado da nona edição da pesquisa ABA/Top Brands,
realizada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em parceria com
TopBrands Consultoria de Branding, onde foram destacadas as marcas mais
lembradas pelos consumidores em vários segmentos, entre eles o rádio. Nesta
mesma pesquisa, o rádio foi apontado como veículo de comunicação com maior
credibilidade entre os pesquisados.
A avaliação mostra o grau de confiança na determinada
categoria como um todo, independente de marca, mas que de certa forma reflete a
confiança nas marcas como um todo. Interessante notar a posição de destaque que
o rádio ocupa entre os meios de comunicação, assim como a posição um tanto
desconfortável de operadoras de telefonia móvel e operadoras de DDD. Já os
portais de internet se aproximam das emissoras de TV.
A pesquisa apontou que 87% dos entrevistados confiam no
rádio. A TV aberta ficou em segundo com 83%, seguida do Portal de Internet com
82%, jornal 79% e revistas com 78%. Vale ressaltar que o questionamento feito é
se a pessoa confia ou não em determinado setor. O setor de telefonia foi o que
teve o menor grau de confiança. Operadora de telefonia móvel ficou com 74% e as
de telefonia fixa DDD com 70%.
A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto
Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília
com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e
classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços, permitindo,
desta forma, comparações entre diferentes setores. As categorias avaliadas
foram: automóvel (por fabricante e modelo), bancos, cartões de crédito,
televisores, operadora de telefonia fixa, operadora de telefonia móvel, planos
de saúde, supermercados, medicamentos genéricos, analgésicos, emissora de TV,
emissora de rádio, jornais, revistas e portal de internet.
Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda
confiança, satisfação e intenção de recompra. “Isto permite uma análise mais
profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da simples
leitura de Top of Mind”, afirma Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands.
“O estudo permite, também, cruzamentos que fornecem análises de diferenças
comportamentais por classe social, faixas etárias e regiões”, complementa.
Com informações do site BrandPress
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