Segundo dados do Target Group Index, 35% das pessoas do estudo declaram sintonizar alguma estação enquanto utilizam
outros meios, como revistas e internet. Presente em nove de cada dez lares
brasileiros, o rádio completa 90 anos em 2012 e mostra que permanece como um
meio de forte penetração nacional.
De acordo com dados do Target Group Index, do Ibope Media,
75% da população afirma ter ouvido rádio nos últimos sete dias, o que coloca o
meio na terceira posição em declaração de consumo no País. Sobrevivente da
ascensão da televisão na década de 50, o rádio resiste, agora, à popularização
da internet, fazendo da rede uma plataforma para a ampliação da sua audiência.
Dentro do universo Target Group Index, que representa 49% da
população brasileira entre 12 e 75 anos,
8% ou 4,2 milhões de pessoas afirmam ter escutado rádio pela internet
nos últimos trinta dias, percentual que chega a 11% quando considerado os
jovens de 12 a 24 anos. Por ter um único suporte comunicativo, a audição, o
rádio permite seu consumo simultâneo com outras mídias, o que acaba por
beneficiá-lo.
Segundo dados do Target Group Index, 35% das pessoas do estudo declaram sintonizar alguma estação enquanto utilizam
outros meios, como revistas e principalmente a internet. O celular também atua
como importante plataforma para a escuta do rádio. Das pessoas que possuem
aparelhos com a funcionalidade, 49% afirmam utilizá-lo para escutar o meio,
número que entre os jovens de 12 a 24 anos sobe para 56%.
O Target Group Index é um estudo single source sobre o
consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características
sociodemográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as
questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados
em qualquer uma das 223 categorias de produtos, 3.100 marcas e 700 veículos de
comunicação presentes no estudo.
Cobertura: entrevistas realizadas nas regiões metropolitanas
de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador,
Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e
sudeste. Universo Pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE
com idades entre 12 e 75 anos.
Representatividade: 49% da população brasileira entre 12 e
75 anos. 71 milhões de pessoas.
Fonte: Instituto Ibope
Nenhum comentário:
Postar um comentário