Emissoras batem a marca de 2 milhões de ouvintes impactados
|
Novamente o Tudo Rádio destaca uma dos filtros mais curiosos
e importantes de uma pesquisa de audiência: o alcance. Nele é possível
determinar quantos ouvintes são impactados por uma emissora durante um
determinado período de tempo. A pesquisa aponta alcances como em 1 dia, 2 dias,
7 dias (1 semana), 15 dias, 30 dias e o máximo (sendo o número final de
ouvintes impactados de alguma forma pela rádio em questão). Dá para considerar
essa medição como o número total de ouvintes de uma rádio em 1 mês, sendo
números consideravelmente mais atraentes (e altos) que a média por minuto do
ranking geral.
Hoje em São Paulo o maior alcance é da Nativa FM 95.3, rádio
que consegue atingir mais de 2,5 milhões de ouvintes através de sua
programação. Dá para afirmar que “uma Belo Horizonte passou pelos 95.3 FM da Nativa
durante um período de 1 mês”. A Nativa obtém um número expressivo como esse ao
aliar um bom desempenho de seu projeto artístico/promocional com uma boa
condição de transmissão de seu sinal. O mesmo ocorre com a vice-líder nesse
quesito, a Mix FM 106.3, rádio que consegue impactar em São Paulo mais de 2,4
milhões de ouvintes no item “alcance máximo”.
Seis rádios em FM na capital paulista possuem números
superiores a marca de 2 milhões de ouvintes no item alcance máximo. Estão nessa
lista (além das já citadas Nativa e Mix) as rádios Tupi FM 104.1, Gazeta FM
88.1, Band FM 96.1 e Transcontinental FM 104.7 (nessa ordem, do maior para o
menor alcance). Na sequência aparece a Jovem Pan 2 FM 100.9, com um alcance
máximo bem próximo da marca dos 2 milhões, seguida pelas rádios Metropolitana
FM 98.5, 105 FM 105.1, 89 FM 89.1 e Alpha FM 101.7, todas com marcas superiores
a 1 milhão no alcance máximo.
Com base nessa medição o mercado de rádio pode ter uma noção
maior do universo presente no meio, onde a rádio líder de alcance na capital
paulista (com apenas 1 estação) consegue impactar em 2,5 milhões de ouvintes. O
total rádio FM chega a 14,9 milhões de pessoas no “Alcance Máximo” em São Paulo
e arredores, sendo números expressivos para qualquer forma de comercialização
do meio perante outras mídias.
Também é importante salientar que esse é um dos filtros da
pesquisa de audiência realizada mensalmente pelo Instituto Ibope e o
entendimento/interpretação dos principais filtros, além da leitura do chamado
“hora a hora” de cada rádio é importante para qualquer rádio que visa competir
no mercado, seja dentro de seu segmento de atuação ou no chamado “ranking
geral”.
Fonte: Tudo Radio
Nenhum comentário:
Postar um comentário