sexta-feira, 6 de julho de 2012

Nativa tem o maior alcance de São Paulo. Mix é vice-líder geral


Emissoras batem a marca de 2 milhões de ouvintes impactados
Novamente o Tudo Rádio destaca uma dos filtros mais curiosos e importantes de uma pesquisa de audiência: o alcance. Nele é possível determinar quantos ouvintes são impactados por uma emissora durante um determinado período de tempo. A pesquisa aponta alcances como em 1 dia, 2 dias, 7 dias (1 semana), 15 dias, 30 dias e o máximo (sendo o número final de ouvintes impactados de alguma forma pela rádio em questão). Dá para considerar essa medição como o número total de ouvintes de uma rádio em 1 mês, sendo números consideravelmente mais atraentes (e altos) que a média por minuto do ranking geral.

Hoje em São Paulo o maior alcance é da Nativa FM 95.3, rádio que consegue atingir mais de 2,5 milhões de ouvintes através de sua programação. Dá para afirmar que “uma Belo Horizonte passou pelos 95.3 FM da Nativa durante um período de 1 mês”. A Nativa obtém um número expressivo como esse ao aliar um bom desempenho de seu projeto artístico/promocional com uma boa condição de transmissão de seu sinal. O mesmo ocorre com a vice-líder nesse quesito, a Mix FM 106.3, rádio que consegue impactar em São Paulo mais de 2,4 milhões de ouvintes no item “alcance máximo”.

Seis rádios em FM na capital paulista possuem números superiores a marca de 2 milhões de ouvintes no item alcance máximo. Estão nessa lista (além das já citadas Nativa e Mix) as rádios Tupi FM 104.1, Gazeta FM 88.1, Band FM 96.1 e Transcontinental FM 104.7 (nessa ordem, do maior para o menor alcance). Na sequência aparece a Jovem Pan 2 FM 100.9, com um alcance máximo bem próximo da marca dos 2 milhões, seguida pelas rádios Metropolitana FM 98.5, 105 FM 105.1, 89 FM 89.1 e Alpha FM 101.7, todas com marcas superiores a 1 milhão no alcance máximo.

Com base nessa medição o mercado de rádio pode ter uma noção maior do universo presente no meio, onde a rádio líder de alcance na capital paulista (com apenas 1 estação) consegue impactar em 2,5 milhões de ouvintes. O total rádio FM chega a 14,9 milhões de pessoas no “Alcance Máximo” em São Paulo e arredores, sendo números expressivos para qualquer forma de comercialização do meio perante outras mídias.

Também é importante salientar que esse é um dos filtros da pesquisa de audiência realizada mensalmente pelo Instituto Ibope e o entendimento/interpretação dos principais filtros, além da leitura do chamado “hora a hora” de cada rádio é importante para qualquer rádio que visa competir no mercado, seja dentro de seu segmento de atuação ou no chamado “ranking geral”.

Fonte: Tudo Radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário