segunda-feira, 4 de junho de 2012

Após 15 meses de “Fast”, 89.1 já atua novamente como 89 FM


Os ouvintes de São Paulo que sintonizaram a 89.1 FM nas primeiras horas de hoje (1º de junho) tiveram a possibilidade de perceber que o nome fantasia “89 FM” está de volta ao dial sem a presença do “Fast”, rotina que ocupou a estação nos últimos 15 meses. A mudança não é tão perceptível e pode passar despercebida por uma parcela considerável da audiência, já que a direção artística da emissora paulistana tomou providências para que a linha adotada pelo projeto permanecesse inalterada nos períodos antes, durante e depois do projeto “Fast 89 FM”. Acompanhe os detalhes:

O “Fast” (originado de uma linha de produtos alimentícios da multinacional Nestlé) foi utilizado pela 89 FM de várias formas: no nome da rádio (mantendo o 89 FM), como sub-slogans em vinhetas e chamadas executadas durante a programação. Nos últimos dias a rádio já executou algumas pontes (material entre músicas) sem a presença do “Fast” para que a alteração seja pouco sentida na audiência da FM. Como o nome “89” foi constantemente utilizado durante o projeto Fast a expectativa é que a alteração na marca realizada hoje não seja percebida ou passe de forma indiferente pelos ouvintes.

Mesmo com essas adaptações o nome “Fast” e sua linha de produtos direcionada ao público jovem obtiveram resultados positivos nesses 15 meses, com o aumento das vendas da linha no mercado paulistano, conforme divulgado pelas duas empresas envolvidas na parceria no inicio de 2012. A rádio também realizou muitas ações promocionais voltadas ao produto alimentício e as mídias comerciais voltadas à Nestlé seguem na rádio até o final desse mês. A parceria tinha prazo de validade assim como ações de marketing mais convencionais que são direcionadas ao setor.

A 89 FM 89.1 de São Paulo não descarta a possibilidade de apresentar ao mercado mais uma parceria com outra empresa nesse formato de “naming right” (que altera de forma parcial o nome da rádio – ou de uma marca), aliado à planejamentos promocionais e comerciais. Hoje a 89 FM é a vice-líder de audiência no segmento jovem/pop de São Paulo segundo medições gerais do Instituto Ibope e tem como principais concorrentes a líder Mix FM 106.3, Metropolitana FM 98.5 e Jovem Pan 2 FM 100.9. Também dividem o “bolo jovem paulistano” as rádios Transamérica FM 100.1, Disney FM 91.3 e Energia 97 FM 97.7.

Em breve mais detalhes sobre o cenário jovem do FM de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário