Os ouvintes de São Paulo que sintonizaram a 89.1 FM nas
primeiras horas de hoje (1º de junho) tiveram a possibilidade de perceber que o
nome fantasia “89 FM” está de volta ao dial sem a presença do “Fast”, rotina
que ocupou a estação nos últimos 15 meses. A mudança não é tão perceptível e
pode passar despercebida por uma parcela considerável da audiência, já que a
direção artística da emissora paulistana tomou providências para que a linha
adotada pelo projeto permanecesse inalterada nos períodos antes, durante e
depois do projeto “Fast 89 FM”. Acompanhe os detalhes:
O “Fast” (originado de uma linha de produtos alimentícios da
multinacional Nestlé) foi utilizado pela 89 FM de várias formas: no nome da
rádio (mantendo o 89 FM), como sub-slogans em vinhetas e chamadas executadas
durante a programação. Nos últimos dias a rádio já executou algumas pontes
(material entre músicas) sem a presença do “Fast” para que a alteração seja
pouco sentida na audiência da FM. Como o nome “89” foi constantemente utilizado
durante o projeto Fast a expectativa é que a alteração na marca realizada hoje
não seja percebida ou passe de forma indiferente pelos ouvintes.
Mesmo com essas adaptações o nome “Fast” e sua linha de
produtos direcionada ao público jovem obtiveram resultados positivos nesses 15
meses, com o aumento das vendas da linha no mercado paulistano, conforme
divulgado pelas duas empresas envolvidas na parceria no inicio de 2012. A rádio
também realizou muitas ações promocionais voltadas ao produto alimentício e as
mídias comerciais voltadas à Nestlé seguem na rádio até o final desse mês. A
parceria tinha prazo de validade assim como ações de marketing mais convencionais
que são direcionadas ao setor.
A 89 FM 89.1 de São Paulo não descarta a possibilidade de
apresentar ao mercado mais uma parceria com outra empresa nesse formato de
“naming right” (que altera de forma parcial o nome da rádio – ou de uma marca),
aliado à planejamentos promocionais e comerciais. Hoje a 89 FM é a vice-líder
de audiência no segmento jovem/pop de São Paulo segundo medições gerais do
Instituto Ibope e tem como principais concorrentes a líder Mix FM 106.3,
Metropolitana FM 98.5 e Jovem Pan 2 FM 100.9. Também dividem o “bolo jovem
paulistano” as rádios Transamérica FM 100.1, Disney FM 91.3 e Energia 97 FM
97.7.
Em breve mais detalhes sobre o cenário jovem do FM de São
Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário