terça-feira, 29 de maio de 2012

Nativa e Tupi travam disputa acirrada pela liderança em São Paulo


Nas últimas semanas a redação do Tudo Rádio divulgou vários panoramas e filtros que são encarados pelo mercado como “termômetros” de como anda a audiência das emissoras de rádio. Essas diferenças entre as amostras gerais da pesquisa gerada pelo Instituto Ibope também apontam uma condição de acirramento da disputa pela liderança em São Paulo, com mudança de posições conforme os principais filtros da medição. Tupi FM 104.1 e Nativa FM 95.3 travam uma disputa apertada que é definida em detalhes. 

Na medição divulgada mensalmente em forma de panorama pelo Tudo Rádio o Instituto Ibope aponta a Tupi FM como a rádio mais ouvida de São Paulo (05h-00h, todos os dias e locais. Porém essa liderança não ocorre em todos os filtros da medição, prova do acirramento dessa disputa entre as duas rádios citadas no parágrafo anterior. Na popularmente chamada “medição comercial” (segunda a sexta, 06h-19h) a vantagem é da Nativa FM, rádio que tem apresentado evoluções constantes em seus números e já é apresentada como líder em alguns filtros da medição, enquanto em outros a ponta é da Tupi FM.

Esse fato pode gerar duvidas por parte do mercado na forma que os resultados são divulgados. Recentemente o resultado de audiência dado por alguns veículos especializados apontaram a Nativa FM como líder com base no filtro comercial do Instituto Ibope. Mais mudanças: no “alcance máximo” (destacado recentemente pela redação do Tudo Rádio” e que tem a Mix FM 106.3 como líder nesse quesito) a Nativa FM aparece à frente da Tupi. No 05h-00h, porém de segunda a sexta, a vantagem também é da Nativa. Já nos finais de semana a Tupi é líder e a Nativa aparece em terceiro geral, atrás da Transcontinental FM 104.7.

São detalhes revelados pelos principais filtros de medição que tornam a disputa ainda mais acirrada conforme os números são apresentados pelo mercado. Esses índices também revelam uma distância pequena entre a Nativa e a Tupi na maioria dos filtros, sendo resultado de uma série de investimentos realizados pelas duas emissoras que almejam o topo de audiência do ranking de São Paulo. Essa situação de disputa vivida no mercado da capital paulista não é nova e tem sido uma constante na rotina de projetos dessas duas emissoras.

O próximo panorama geral da audiência FM de São Paulo tem a previsão de ser divulgado ao mercado por volta do dia 8 de junho, ou seja, faltam duas semanas para o FM paulistano obter um novo panorama da audiência radiofônica local.

Fonte: Tudo radio


Nenhum comentário:

Postar um comentário