Uma das rádios mais novatas da capital paulista comemorou seu primeiro ano em operação no principal mercado de rádios da América Latina. A Disney FM 91.3 de São Paulo entrou no ar no dia 29 de novembro do ano passado, em meio a grande expectativa do mercado sobre novidades que poderiam ser implementadas pela rádio, já que a emissora conta com grande prestígio em vários países, entre eles a Argentina.
Um ano antes de a Rádio Disney estrear em São Paulo, no dia 19 de novembro de 2009 (veja a nota clicando aqui), o Tudo Rádio já havia recebido informações de que a emissora poderia ocupar a freqüência FM 91.3. Essa informação exclusiva e dada em primeira mão foi publicada semanas depois de a Nossa Rádio FM deixar o canal e ocupar a freqüência 106.9, que está até hoje.
Após passar um ano apenas tocando músicas e de um trâmite que culminou na transferência da outorga da então Rádio Manchete para a Rádio Itapema, que pertencia ao conglomerado gaúcho Grupo RBS, o canal foi negociado com a Walt Disney Company, em parceria com a empresa brasileira Rádio Holding Ltda, que é a sócia majoritária na parceria com a organização americana.
Após o anúncio da negociação, em agosto, a emissora passou a contratar profissionais das rádios da capital paulista. O primeiro a ser contratado foi Marcos Vicca (que meses depois voltou a ser o diretor artístico da Mix FM 106.3), que iniciou a implantação do padrão da rádio. Em seguida, a emissora anunciou a contratação de vários profissionais, entre eles o locutor Roberto Hais, grande parte da Jovem Pan 2 FM 100.9.
Após o período de treinamento e adaptação à nova proposta da emissora, no dia 29 de novembro de 2010 a rádio entrou no ar ao meio-dia. Sob uma expectativa grande de seu segmento, a rádio adotou a proposta de ser uma emissora pop/hits, tocando sucessos nacionais e internacionais.
Ao comemorar seu primeiro ano, a rádio passa por um período de investigação sobre seu quadro societário. Após matérias publicadas pela Folha de S.Paulo e pela revita IstoÉ, o Congresso iniciou o processo para investigar a emissora. As informações das publicações dão conta de que o grupo americano comande as ações da rádio, o que é proibido pela legislação brasileiro, que permite que um grupo estrangeiro tenha até 30% do controle acionário de um veículo de comunicação.
Fonte: Tudo Rádio
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