terça-feira, 29 de novembro de 2011

Deputado Zé Neto ameaça jornalista que irá cortar anúncios do governo na rádio Subaé

O jornalista Glauco Wanderley, coordenador de jornalismo da Rádio Subaé AM, denunciou, em texto publicado no facebook, que o deputado Zé Neto teria ameaçado, em uma discussão com ele, por telefone, de falar com o secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, visando “cortar os anúncios do governo na rádio”. O desentendimento ocorreu em razão de uma insatisfação do deputado quanto a uma nota do seminário sobre rádio comunitária, cuja promoção teve o apoio de Zé Neto, e não teria sido divulgada no programa “Subaé Notícias”. Leia, a seguir, o texto de Glauco Wanderley.

JÁ VI ESSE FILME ANTES, MAS COM OUTROS ATORES

No primeiro dia de trabalho na Rádio Subaé, o último dia de outubro, incomodado com qualquer coisa que falei, o deputado José Neto (PT), me advertiu: “Você não sabe o dia de amanhã”.

No dia 18 de novembro, falei no programa Subaé Notícias que a princípio o governo do estado fez “ouvido de mercador” para as queixas sobre a BR 324, mas felizmente, diante do clamor popular, tinha comprado a brigado e prometido providências. Minha fala sobre o tema durou 20 segundos.

O deputado quis rebater, o que é um direito - e até um dever - dele, que evidentemente foi concedido. Apenas pedi que fosse objetivo e avisei Carlos Geilson que ele estaria no telefone e iria falar.

Geilson anunciou o deputado, ressaltando que dentro de 3 minutos entraria no ar (às 7:30) o Informe Subaé.
Neto falou e não parou. Geilson chamou no ar: “- Deputado”. Ele pareceu não ouvir. Após cinco minutos, mandei cortar a ligação, afirmei que os 5 minutos me pareciam tempo suficiente para a argumentação dele e chamei Rivaldo Ramos para ler o Informe.

Nesta quinta (24), por volta de 8h30min, o deputado telefonou para a rádio e me perguntou se já tínhamos noticiado uma audiência pública sobre rádios comunitárias. Mal tive tempo de pronunciar “não” e do outro lado da linha ela já interpretava a resposta, dizendo que não foi noticiado porque tinha vindo dele. Seria uma “perseguição”, concluiu. Poucos segundos depois, estava gritando. Em meio aos gritos, avisou que falaria com o secretário Robinson Almeida para cortar os anúncios do governo na rádio, já que “não tinha espaço”.
Naturalmente eu tentava falar, mas do outro lado só vinham mais “argumentos” embalados em gritos. Tentei me despedir com alguns “bom dia”, igualmente em vão, diante do que fui obrigado a bater o telefone.
Já que não pude falar, escrevo. Escreverei sempre.

Posso não estar mais na rádio amanhã, depois de amanhã, ano que vem.

Só não posso é deixar de me insurgir contra prepotência, imposições e intolerância à crítica, aspectos que limitam as possibilidades deste atuante e trabalhador deputado petista.

Afinal, não sou assessor de Zé Neto. Não sou nomeado pelo governo. As ameaças dele não me dizem nada. Contra mim, não se pode praticar o assédio moral que infelicita e até adoece assessores.

Constantemente lideranças políticas de todos os matizes e partidos de Feira de Santana são criticadas por mim. Várias destas lideranças preferiam me ver pelas costas. Nenhuma, com exceção do ex-advogado dos excluídos, age com este destempero e arroubos de ditador. Demonstram ser pessoas que compreendem o sentido das palavras democracia, liberdade de imprensa, liberdade de pensamento e de expressão.
Coordenando o dia a dia do jornalismo na Rádio Subaé, estou a serviço desses ideais da profissão, que professo com sagrada dedicação.

Estou a serviço também dos ouvintes.

Junto com os colegas, demos uma virada no jornalismo da emissora, que já é reconhecida aqui e alhures

Se nos deixarem, continuaremos a fazê-lo.

Se não deixarem, não tem problema.

Só não conseguirão me transformar em porta voz de governo, porque isso não é jornalismo. Muito menos conseguirão me transformar em capacho.

Fonte: Tribuna Feirense

Vídeo: Brasil Urgente - Exclusivo! Os Políticos Faltosos

Locutor morre durante programa de Rádio


De acordo com os amigos e funcionários da rádio, Del Porã tinha 68 anos e tinha problemas de coração, inclusive foi operado para colocação de três pontes de safena. O estado de saúde do locutor tinha piorado há cerca de duas semanas. O locutor será velado no Velório Municipal e em seguida sepultado no Cemitério Municipal da cidade.

O mal súbito aconteceu durante um programa ao vivo da rádio, no início da manhã de hoje (28). Segundo um funcionário da emissora, Jeltro Pereira Barbosa, conhecido na cidade como “Del Porã”, narrava um programa sertanejo que começa às 5h.

Pouco depois, no início do programa, quando o locutor deveria entrar, ele não falou mais. Um funcionário, que estava ouvindo o programa de casa, estranhou e foi até a rádio e encontrou o locutor caído na mesa do estúdio. Ele chamou o Samu, os enfermeiros ainda tentaram reanimar a vítima por quase uma hora, mas sem sucesso.

Fonte: G1.com/Redação

Segundo a Anatel TV paga atinge 278 mil novos assinantes

Com 278 mil novos assinantes, o Brasil chegou a outubro de 2011 com 12,2 milhões de domicílios com TV por assinatura, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). De cada cem domicílios, 20,3 possuem o serviço. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas)1, os Serviços de TV por Assinatura são distribuídos, atualmente, para mais de 40,1 milhões de brasileiros.

O crescimento de outubro representa uma evolução de 2,34% em relação à base de assinantes junto ao mês de setembro e de 29,5% em comparação com o mês de outubro de 2010. No ano, o setor acumula um crescimento de 24,54%, com a adição de 2,4 milhões de novos assinantes.

Os serviços são prestados através de sinais codificados por diferentes tecnologias: por meios físicos (Cabo - TVC), por micro-ondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS), por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH) e por utilização de canais de espectro radioelétrico (Serviço Especial de Televisão por Assinatura - TVA-UHF).

Em outubro de 2011, os prestados via satélite cresceram 3,7%, contra um crescimento de 3,6% no mês anterior. O número de assinantes que recebe os serviços via cabo cresceu 0,9% em outubro, desempenho superior ao crescimento de 0,8% registrado em setembro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 2,2% de sua base de assinantes no mesmo período.

Os serviços por meio de DTH continuam em expansão: a participação atingiu 53,5% da base. A dos serviços a cabo representa 44,5% dos assinantes. Em dezembro de 2010, os serviços DTH representavam 45,8% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 51% de market share.

Fonte: AdNews

Transamérica estréia hoje no Noroeste Paulista

De surpresa a Transamérica Hits já inaugurou mais uma afiliada no interior paulista. Trata-se da Transamérica Hits FM 106.3, concessão do pequeno município de Ibirá (localizado entre Catanduva e São José do Rio Preto), emissora que iniciou suas operações hoje, 28 de novembro, as 12h00 (horário de Brasília). A estréia contou com a inauguração padrão de afiliada da rede paulista, sendo veiculada em rede nacional.

Na semana passada o Tudo Rádio.com noticiou com exclusividade a preparação da Transamérica Hits para estrear em 106.3 FM, na região conhecida hoje como Noroeste Paulista. Nas últimas duas semanas a emissora local veiculou chamadas de expectativa da Transamérica Hits, mas manteve uma grande de programação local, veiculando músicas que geralmente são executadas por rádios dos segmentos jovem e adulto. A Transamérica Hits vai disputar espaços no gênero popular dessa região do interior de São Paulo.

A estréia em 106.3 FM marca o retorno da Transamérica para a região de São José do Rio Preto. Foram duas passagens desde a década de 90, sendo a primeira dela através a extinta afiliada Transamérica FM 99.5 de São José do Rio Preto, emissora de programação jovem que cedeu espaços para a Band FM no final dos anos 90. Recentemente a popular Transamérica Hits contou com uma afiliada em Tanabi, rádio que chegou a atingir alguns bairros de Rio Preto, operando em 88.3 FM.

A concessão de Ibirá iniciou suas atividades como Antena 1 em 104.1 FM, operando com baixa potência. Depois teve seu canal alterado para 106.3 FM, fato que ampliou consideravelmente a cobertura da rádio entre Catanduva e São José do Rio Preto, assumindo então a programação da Classic Hits. Nos últimos meses a emissora foi cogitada a direcionar a programação da Jovem Pan 2 para São José do Rio Preto, fato que não foi concretizado. A 106.3 FM é controlada pelo mesmo grupo que mantém a Jovem Pan 2 FM 91.5 de Catanduva, no ar com a rede paulista desde 1997.

A cobertura atual do sinal da 106.3 FM é parcial em Catanduva e São José do Rio Preto, existindo uma expectativa por parte do mercado local para que a rádio amplie sua abrangência nessa área do interior paulista. Na região a Transamérica Hits enfrentará a concorrência direta oferecida por rádios como Nativa FM 102.1 de São José do Rio Preto, Nativa FM 89.7 de Catanduva, Diário FM 89.9 de Mirassol, Band FM 96.1 de Catanduva, Band FM 99.5 de São José do Rio Preto, Ondas Verdes FM 92.7 de Catanduva, entre outras.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Band ganha o controle da TV Jangadeiro, afiliada do SBT no Ceará

A Band venceu o cabo de guerra pelo controle da TV Jangadeiro, afiliada do SBT em Fortaleza.

 A capital cearense representa 5% de audiência no Painel Nacional de Televisão, medição nacional do Ibope. Após muita negociação, a afiliada, que tem contrato com o SBT até dezembro, resolveu não renová-lo.

 O SBT ainda não sabe para onde vai o seu sinal na região.

Com informações do Sou Rádio

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Rádio Disney é investigada pelo governo

Prestes a completar um ano de funcionamento no Brasil, a Rádio Disney passa por uma investigação do Ministério das Comunicações, segundo informa a Folha de S.Paulo.

A emissora pertence à Rádio Holding Ltda. - de Paulo Henrique Cardoso, filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - e à Walt Disney Company. E o Ministério quer saber se não são os estrangeiros que estão à frente do negócio.

Conforme determina a legislação nacional, rádios têm de ser controladas por brasileiros - tanto em questões financeiras, quando no que se refere à programação.

Por meio de sua empresa, Paulo Cardoso tem 71% da concessão e a Disney, 29%. Só que há dois executivos da norte-americana em posição suspeita; trata-se do diretor financeiro Richard Javier Leon (americano) e o diretor-geral Miguel Angel Vives Vives (mexicano).

Os dois têm procuração para emitir cheques e autorizar pedidos de empréstimo em nome da Rádio Disney, além de vender seus bens. Isso, explica a Folha, denota poder de gestão.

A rádio também não está em funcionamento no local dito ao Ministério, mas sim dentro do prédio da Disney.
Paulo Bernardo, chefe da pasta, disse que o filho de FHC não tem influência sobre a investigação e que o caso será levado ao Ministério Público.

Fonte:Adnews

domingo, 13 de novembro de 2011

Brasil Urgente Bahia tem a maior audiência do Brasil

O programa jornalístico da Band, Brasil Urgente, que a pouco tempo estreou suas edições locais em sete praças tem registrado bons índices de audiência, principalmente em Porto Alegre, Curitiba e Salvador. 

Na Bahia o Brasil Urgente é comandado pelo jornalista Uziel Bueno, considerado um dos maiores nomes do jornalismo popular do nordeste, o ultimo ibope o programa registrou a maior audiência do Brasil. O programa marcou 6,4 pontos de média e pico de 14,8.São Paulo marcou 4,4, Porto Alegre 3,4, seguido por Curitiba 3,3 , Brasília 2,4 , os cariocas 2,1 já os mineiros ficaram na última posição com 1,8. 

 Essa é a maior audiência registrada do Brasil Urgente em todas as praças, inclusive São Paulo, desde a volta de Datena da Record.

Com informações do TV pop

Foto: Caminhada Conta Contra corrupção

Congresso de radialistas tem abertura oficial

Radialistas de várias cidades do país estão reunidos em Feira de Santana participando do I Encontro Fenarteano do Interior, que teve solenidade de abertura realizada na noite deste sábado (12), no foyer do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. O evento contou com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, do presidente da Federação Nacional de Radialistas (Fenarte), Hugo Silveira; presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI) da seccional Norte/Nordeste, Jair Cezarinho; presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana, Valter Vieira; dentre outros sindicalistas.

Na solenidade, o diretor da Fenarte, Hugo Silveira, lembrou que desde o primeiro contato feito com o gestor municipal, ocorrido em maio, percebeu que foi lançada a semente que iria frutificar e proporcionar uma boa colheita. “É com muita satisfação e muito júbilo que iniciamos este primeiro encontro, que faz parte do projeto de descentralização. Sinto-me honrado em agradecer ao prefeito e sua administração por toda a colaboração dada para que este evento fosse realizado aqui. Tenha em nós, radialistas, um amigo”, afirmou.

Hugo Silveira ressaltou também a importância do rádio como ferramenta de comunicação e o papel do radialista. “O rádio leva informação, cultura e entretenimento a vários lares e atinge um público diversificado, que vai de uma criança a um idoso. Por isso, o pensar é fundamental na profissão radialista”, pontuou.

O prefeito Tarcízio Pimenta observou que a realização do evento em Feira de Santana vai contar muito para a história da cidade e do radialismo. “Estamos felizes por vocês terem escolhido nossa cidade para sediar este encontro. É uma oportunidade a mais para reconhecermos a importância da presença e trabalho dos comunicadores junto à sociedade. São vocês que transmitem os anseios do povo”, destacou.

Na oportunidade, Tarcízio Pimenta citou os investimentos realizados pelo Governo Municipal na Secretaria de Comunicação Social (Secom). “Nossa proposta é valorizar a informação, tornar público as ações do Governo com veracidade e compromisso, para que o cidadão e órgãos da imprensa sejam tratados com respeito. Considero a Secom a maior agência de notícias da cidade, de onde emana grande parte do conteúdo jornalístico que repercute em outros veículos de comunicação”, considerou, anunciando que deseja implantar ainda núcleos de rádio e TV, para aperfeiçoar a comunicação social do Governo.

Durante a solenidade, várias personalidades receberam a placa comemorativa de reconhecimento ao apoio cedido à realização do encontro. O prefeito Tarcízio Pimenta e o diretor do Planetário do Parque do Saber, Basílio Fernandez, que representou o diretor presidente da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Cézar Orrico, foram uns dos homenageados. O evento prossegue neste o domingo (13) e na segunda-feira (14), com plenárias no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a partir das 9 horas.

Com informações da Secom

Governo lança Plano Nacional de Outorgas de rádios comunitárias 2012-2013

O Ministério das Comunicações lançou nesta quinta-feira (10) o Plano Nacional de Outorgas de rádios comunitárias 2012-2013. Os avisos de habilitação publicados nos próximos dois anos vão contemplar 1425 cidades, mais de um quarto dos municípios do país. São atendidas todas as 822 cidades que ainda não possuem emissoras autorizadas nem processos de outorga em andamento e as 603 onde há entidades inscritas no cadastro de demonstração de interesse (CDI) de 1999 a 2011.

A exemplo do PNO 2011, o calendário completo com a relação de avisos e as cidades que serão atendidas em cada um já estão disponíveis no site do ministério para que as entidades possam se preparar com antecedência. Os avisos regionais, em que a análise dos processos é feita pelas delegacias regionais do MiniCom, também continuam.

Desde sua criação, o objetivo do PNO de rádios comunitárias é a universalização do serviço, ou seja, levar pelo menos uma rádio comunitária para cada cidade do país. “Nesses dois anos, o Ministério das Comunicações vai contemplar todos os municípios em que não há emissoras autorizadas e onde há demanda reprimida para execução do serviço. Essas duas metas estão previstas na nova norma do setor aprovada em outubro”, explica o coordenador-geral de radiodifusão comunitária do MiniCom, Octávio Pieranti.

O ministério considera como demanda reprimida cidades em que uma entidade tenha manifestado interesse e não tenha sido incluída em um aviso de habilitação. O novo PNO vai contemplar até o final de 2012 as cidades com CDI abertos entre 1999 e 2007 e em 2013 serão atendidos os CDI dos anos de 2008 a 2011.

Caso uma cidade não possua disponibilidade técnica, o ministério pode excluí-la do PNO. Todos os editais seguem a norma 1/2011, que trouxe inovações ao serviço de radiodifusão comunitária, como os avisos de habilitação de 60 dias e os novos critérios para medição do apoio às entidades que concorrem nos avisos.

Com informações do Tudo Radio

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Flash: Reginaldo Júnior entrevistando o Léo Santana


Entrevista realizada durante o troféu Oscar Folia 2009
                                       

Globo perde público com nova bancada em telejornais

Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo

A troca de apresentadores no "Bom Dia Brasil" e no "SPTV - 1ª Edição" não estancou a queda de audiência dos jornalísticos na Globo. Em 26 de setembro, César Tralli assumiu o "SPTV" e Chico Pinheiro, o "Bom Dia Brasil". Mesmo mantendo a liderança, os noticiários seguiram perdendo público em outubro.

A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta quarta-feira (9).
O "SPTV" caiu 22,7% neste ano. Foi de 11,9 pontos (janeiro) para 9,4 pontos em setembro e 9,2 pontos em outubro (já com Tralli). Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.

O "Bom Dia Brasil" marcou 9,3 pontos em setembro e nove pontos em outubro.

Com informações do F5

Band FM reforça sua presença no Oeste Paulista

A Band FM 96.1 de São Paulo, emissora popular do Grupo Bandeirantes, terá sua presença reforçada na região oeste do interior paulista. A partir de segunda-feira, 14 de novembro, a marca passará a contar com a Band FM 88.7 de Junqueirópolis, cidade vizinha a Dracena. Será a terceira afiliada da rede paulista a operar nessa área do interior de São Paulo. A Band FM substituirá a local Mega FM.

No ar em 88.7 FM a Band FM terá cobertura de sinal local em Dracena e também chegará a Adamantina (principais centros populacionais dessa área do interior paulista). A emissora está executando chamadas de expectativa de inauguração de afiliada, informando a estréia para a próxima segunda-feira, 14 de novembro. Será a primeira vez que a Band FM irá operar nos arredores de Dracena e Junqueirópolis. Outra rede que opera nessa área é a Jovem Pan 2 FM 94.5, inaugurada no ano passado.

Com a 88.7 FM a Band FM terá sua presença reforçada nessa área do interior paulista. A emissora de Junqueirópolis “encontra” as coberturas das rádios Band FM 97.1 de Presidente Prudente e Band FM 93.9 de Tupã, duas importantes afiliadas da rede paulista e com operações no oeste de São Paulo. Essa área conta também com a operação da Band FM 95.9 de Ilha Solteira, além da presença do sinal da Band FM 93.3 de Três Lagoas (Mato Grosso do Sul).

Ao inaugurar essa nova afiliada a Band FM passará a contar com quinze emissoras em território paulista. Além das rádios já citadas no parágrafo anterior, a marca conta com operações em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Barretos, São José do Rio Preto, Catanduva, Olímpia, Promissão, Santa Cruz do Rio Pardo e Jacupiranga.

Fonte:Tudo Rádio

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Audiência RJ - Curiosidade: FM O Dia supera rádios que somam audiência de suas faixas no Rio

Uma curiosidade referente ao panorama de audiência do rádio FM e AM do Rio de Janeiro, com base na medição comercial do Instituto Ibope (julho a setembro de 2011, 06h-19h, segunda à sexta): a FM O Dia FM 100.5, líder há anos no mercado de FM, já aparece com uma audiência superior à soma dos números de rádios que operam em FM e AM. Emissoras como Rádio Globo AM 1220 FM 89.5 e Super Rádio Tupi AM 1280 FM 96.5 mantinham números superiores a FM O Dia quando somadas as médias de ouvintes por minuto obtidas pelas rádios nos mercados FM e AM.

O resultado mudou, mas a disputa segue acirrada: mesmo operando apenas em FM, a FM O Dia já aparece como maior audiência no período comercial de todas as estações de rádio do Rio de Janeiro, com números superiores a 238 mil ouvintes por minuto na medição 06h-19h. A emissora é seguida pelas somas da Rádio Globo AM e FM com 235 mil e Super Rádio Tupi AM e FM medindo 224 mil. Fecha o pelotão de frente a Melodia FM 97.5, segunda colocada entre as FMs, com média próxima a 197 mil ouvintes por minuto.

Mais rádios FMs aparecem com medições superiores a 100 mil ouvintes por minuto no ranking 06h-19h no Rio de Janeiro, são elas (na ordem de colocação no ranking): 93 FM 93.3, JB FM 99.7, Beat 98 FM 98.1, Nativa FM 103.7 e Mix FM 102.1. Destaques para as rádios JB FM (adulta que segue entre as rádios mais sintonizadas do Rio de Janeiro) e Mix FM (líder jovem que apresentou uma melhora significativa em seus números desde os primeiros resultados de 2011). Entre a Mix e a MPB FM 90.3 (próxima do ranking), existe uma diferença superior a 50 mil na média de ouvintes por minuto.

Mesmo com a soma das faixas FM e AM, a CBN FM 92.5 AM 860 aparece com ligeira vantagem na comparação com sua principal concorrente no Rio de Janeiro, a BandNews FM 94.9 (segundo medição comercial). A diferença entre as emissoras é de um pouco mais de 1 mil ouvintes na média por minuto. Outro ponto importante da pesquisa é a evolução apresentada pela Catedral FM 106.7, emissora que no ranking comercial já aparece mais próxima da SulAmérica Paradiso FM 95.7.

Acompanhe o ranking comercial (06h às 19h, todos os dias e locais, julho a setembro de 2011) – divulgado ao mercado no início de outubro*.

01 – FM O Dia FM 100.5
02 – Rádio Globo FM 89.5 + AM 1220
03 – Super Rádio Tupi FM 96.5 + AM 1280
04 – Melodia FM 97.5
05 – 93 FM 93.3
06 – JB FM 99.7
07 – Beat 98 FM 98.1
08 – Nativa FM 103.7
09 – Mix FM 102.1
10 – MPB FM 90.3
11 – SulAmérica Paradiso FM 95.7
12 – Catedral FM 106.7
13 – CBN FM 92.5 + AM 860
14 – BandNews FM 94.9
15 – 107 FM 107.1
16 – Rede Aleluia FM 105.1
17 – Transamérica FM 101.3
18 – Costa Verde FM 91.7
19 – Gospel FM 107.9
20 – Oi FM 102.9
21 – 104,5 FM 104.5
22 – MEC FM 98.9
23 – Roquette Pinto FM 94.1

Observação (AM + FM): Incluídas as somas de ambas as faixas de rádios que atuam em FM e AM. Sem a soma a CBN aparece em desvantagem na comparação com a BandNews FM, a Super Rádio Tupi logo acima da Mix FM e a Rádio Globo entre a Mix e a MPB.

* panorama comercial apenas para o Rio de Janeiro. Demais praças continuaremos apresentando o panorama geral (05h-00h, todos os dias), como é feito pela nossa redação desde 2007. 

Com informações do Tudo Radio

Tuca Fernandes no Oktober Fest!

Tuca de um show no Oktober Fest 2011

Confira a cobertura completa do Portal MF http://www.portalmf.com.br

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dia 7 de novembro é Dia do Radialista

Dia 7 de novembro é considerado oficialmente o Dia do Radialista. Trata-se da LEI Nº 11.327, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 24 de julho de 2006, que instituiu no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado na data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso (foto).

É importante ressaltar que a grande maioria das pessoas consideram o dia 21 de setembro como sendo o Dia do Radialista no Brasil. A data (21 de setembro), ficou marcada pois foi nesse dia, no ano de 1943, que o então presidente Getúlio Vargas assinou decreto fixando um piso mínimo para os trabalhadores em radiodifusão.

Outra data importante, é o dia 25 de setembro, quando se comemora o Dia do Rádio e da Radiodifusão.

Com informações do Bastidores do Rádio

Homenagem ao radialista da rádio Globo Luiz Mendes

Hoje no dia do Radialista vamos fazer uma homenagem ao radialista Luiz Mendes, um dos maiores comentarista esportivo que o Brasil já teve, que deixou o seu publico no final do mês do outubro

Rede Liderança inaugura nova afiliada nos próximos dias no interior do Maranhão

A Rede Liderança de Rádios, cadeia de emissoras voltadas principalmente para o Nordeste brasileiro, cuja cabeça de rede é a Liderança FM 89.9 de Fortaleza, anunciou que vai inaugurar nos próximos dias mais uma afiliada. A nova emissora está instalada na divisa entre os estados do Maranhão e do Piauí.

Segundo as informações, a nova emissora será a Liderança FM 90.9 de Floriano, no interior do Piauí, sendo que a concessão é da cidade de Barão do Grajaú, já no estado maranhense. As duas cidades são separadas apenas pelo rio Parnaíba, que praticamente corta os dois estados em toda sua extensão.

Atualmente, a Rede Liderança é composta por dez rádios em três estados. Ela foi fundada no dia 1 de Dezembro de 2004, na cidade de Fortaleza. A emissora maranhense será a 11ª da rede e o estado será o quarto a compor a rede.

A emissora possui uma programação popular e também da ênfase ao jornalismo em sua grade. Em Floriano, a Liderança FM terá a concorrência da Rádio Alvorada FM 96.7 e da Rádio Princesa FM 97.9, ambas já com certa tradição na cidade de quase 60 mil habitantes e que é a principal cidade da região.

Confira abaixo as afiliadas da Rede Liderança de Rádios

Bahia
Cruz das Almas – 93.7 FM – Recôncavo Baiano
Barra do Mendes – 94.9 FM – Noroeste Baiano
Jaguarari – 103.3 FM – Senhor do Bonfim
Ceará
Fortaleza – 89.9 FM – Grande Fortaleza
Cedro – 101.9 FM – Centro Sul
Mombaça – 102.9 FM – Sertão Central
Quixadá – 105.9 FM – Sertão Central
Morada Nova – 106.3 FM – Baixo Jaguaribe
Maranhão
Barão de Grajaú – 90.9 FM – Floriano (Pi)
Piauí
Picos – 94.5 FM – Região Sudeste
Parnaíba – 95.1 FM – Delta do Parnaíba

Fonte: Tudo Radio Colaboração Marcílio Silva

Veja como o cinegrafista da BAND foi morto durante operação do BOPE no Rio de Janeiro

A reportagem é do Fantástico da TV Globo . O cinegrafista da TV Bandeirantes Gelson Domingos, morto na madrugada deste domingo (6) durante uma operação contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, chegou a alertar que ele e policiais militares haviam sido vistos pelos bandidos. O anúncio feito pelo jornalista ocorreu pouco antes de ele ser atingido por um tiro na Favela de Antares, na Zona Oeste.

Ministro se compromete a dar mais informações sobre modelo de rádio digital no Brasil

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo participou na semana passada do 21º Congresso Paranaense de Radiodifusão, da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), em parceria do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná e do Sert, realizado em Foz do Iguaçu. O ministro teve um encontro reservado com representantes de 15 associações de radiodifusores do País.

Bernardo ouviu diversas demandas do setor, entre elas uma solicitação para que sejam reestruturadas as equipes de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para que haja um trabalho mais efetivo de combate às rádios piratas. Outra proposta muito discutida entre os empresários e o ministro foi o modelo de digitalização do rádio no Brasil.

Bernardo se comprometeu a aprofundar a troca de informações sobre o modelo de rádio digital a ser implantado no Brasil no próximo dia 29 de novembro, quando vai ser realizada uma reunião da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O objetivo é criar um calendário para aprofundar o assunto a partir de janeiro 2012.

"Este compromisso firmado no congresso abre um canal direto com o Ministério e nos deixa com boas perspectivas para que sejamos logo atendidos. Afinal, as reivindicações do Paraná, são as dos radiodifusores de todo País", avaliou o presidente da Aerp, Cezar Telles. O 21º Congresso de Radiodifusão do Paraná terminou no domingo e contou com mais de 400 participantes.

Com informações do Tudo Radio

domingo, 6 de novembro de 2011

Cinegrafista da Band é baleado e morre em operação policial no Rio

Um cinegrafista da TV Bandeirantes morreu na manhã deste domingo (6) após ser baleado durante um tiroteio entre policiais militares e traficantes na Favela de Antares, em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Gelson Domingos da Silva, de 46 anos, fazia a cobertura jornalística da operação que os batalhões de Choque e de Operações Policiais Especiais (Bope) realizaram na comunidade, quando foi atingido por um tiro no peito.

Foto: Reprodução Facebook

A vítima ainda foi levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Cruz, mas não resistiu ao ferimento e já chegou morta ao local. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o corpo do cinegrafista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Em nota, a TV Bandeirantes informou que Gelson estava com colete à prova de balas, um modelo permitido pelas Forças Armadas, usado pelos profissionais da emissora em situações de risco. O cinegrafista, no entanto, foi atingido por um tiro de fuzil que atravessou o colete.

Segundo repórteres que estavam no local, antes de ser baleado Gelson avistou um homem correndo com um fuzil na localidade conhecida como rua do Valão. Ele procurou proteção junto a uma árvore, começou a gravar, mas foi atingido por um disparo. O cinegrafista deixa três filhos, dois netos e esposa. "Repórter cinematográfico da TV Bandeirantes, ele já trabalhou em outras emissoras como SBT e Record e sempre foi reconhecido pela experiência e cautela no trabalho que exercia", informa a nota divulgada pela Band.

A incursão na Favela de Antares teve início por volta das 6h30 e contou com a participação de 100 PMs. Segundo a Polícia Militar, o objetivo da ação era checar informações recebidas pelas áreas de Inteligência do Bope e do Choque de que líderes do tráfico fortemente armados se reuniam no local. Quatro suspeitos foram mortos e outros seis foram presos, entre eles, o "gerente" do tráfico na região, conhecido como "BBC", e seu braço-direito, "China".

Com informações do Ultimo Segundo

Comunicado da Band sobre morte do cinegrafista

Confira a nota na íntegra:

"O Grupo Bandeirantes lamenta a morte do seu funcionário Gelson Domingos, de 46 anos, na manhã deste domingo. O repórter cinematográfico foi atingido no peito em pleno exercício da sua profissão na cobertura de uma operação da polícia na favela de Antares, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. Ele chegou a ser socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento da região, mas não resistiu.

A Bandeirantes toma todas as precauções para garantir a segurança de seus jornalistas nas coberturas diárias no Estado do Rio, mas infelizmente, Gelson foi vítima da violência que atinge inocentes todos os dias no Brasil.

O funcionário estava de colete à prova de balas - modelo permitido pelas Forças Armadas - no momento em que foi baleado, mas foi atingido por um tiro de fuzil provavelmente disparado por um traficante. A bala atravessou o colete.
Gelson Domingos deixa 3 filhos, 2 netos e esposa. Repórter cinematográfico da TV Bandeirantes, ele já trabalhou em outras emissoras como SBT e Record e sempre foi reconhecido pela experiência e cautela no trabalho que exercia.

O Grupo Bandeirantes se solidariza com a família e está prestando toda a assistência."

Abert lança guia com orientações legais a emissoras de rádios

A Abert lançou a terceira edição da cartilha Rádio no Brasil, seja legal operando dentro da Lei. O guia esclarece como as rádios comerciais AM e FM devem agir para prestar o serviço de acordo com a legislação do setor. Revisada e ampliada, a terceira edição do guia traz 34 páginas sobre regras de programação e veiculação de conteúdo, estatutos e contratos sociais e uso de radiofreqüência. Também há orientações sobre normas para execução de músicas e parâmetros técnicos de instalação de estações.

A novidade desta edição é que, para cada um desses itens, há uma tabela com a tipificação da irregularidade, em caso de descumprimento. Os quadros trazem a descrição da infração, o enquadramento legal, e o tipo de punição. A cartilha tem tiragem de 3 mil exemplares e será distribuída às associações estaduais e rádios associadas. O acesso também pode ser feito pelo site da Abert.

O presidente da entidade, Emanuel Soares Carneiro, afirma que a leitura do material é importante porque muitas infrações são cometidas por desconhecimento de normas. “A cartilha traz orientações claras e simples, mas, em caso de dúvidas, os radiodifusores podem, ainda, buscar informações consultando o serviço de Assessoria Jurídica da Abert”, explica Carneiro. A cartilha Rádio no Brasil, seja legal operando dentro da Lei ensina ainda como os radiodifusores devem denunciar a prática de radiodifusão ilegal.


Fonte: Tudo Radio Com informações da Assessoria de Comunicação da Abert

Radialista feirense pensa em lançar livro

O radialista e publicitário Dilton Coutinho admitiu, em seu programa matinal na Rádio Sociedade AM de Feira de Santana, escrever um livro biográfico. Apesar de não dizer quando, a ideia já está definida. Sempre lembrado para ser candidato a prefeito, Dilton Coutinho demonstra os seus sonhos em médio prazo: escrever um livro e administrar a Princesa do Sertão. A palavra tem força...

Com informações do Bahia na Politica 

Valdomiro Silva assumir a Ascom da Câmara Municipal

O radialista e jornalista Elsimar Pondé não é mais o chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Câmara Municipal de Feira de Santana. Na tarde desta sexta-feira (4), a informação foi divulgada oficialmente por meio de nota à imprensa.

Pondé deixa a Ascom por conta do novo compromisso profissional que assumiu, no início desta semana, como um dos apresentadores do programa matutino Subaé Notícias da rádio Subaé AM.

O novo chefe do setor responsável pela comunicação da Câmara é o jornalista Valdomiro Silva, que é servidor efetivo do Poder Legislativo há mais de 20 anos

Com informações Blog da Feira 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Transamérica apresenta novas mudanças

As emissoras que compõe as redes jovem/pop e popular da Rede Transamérica de Comunicação apresentam novidades desde ontem, 31 de outubro. As alterações fazem parte da nova etapa vivida pela marca, sendo fruto das coordenações de Gislaine Martins, Ricardo Sam, além da consultoria prestada por Lui Riveglini. As modificações atingem as duas portadoras da marca Transamérica, além de apresentar um novo nome para a equipe da emissora paulista.

Hoje os ouvintes acompanharam novidades nas duas redes da marca da Transamérica, envolvendo o programa jornalístico Transnotícias. Na portadora jovem/pop da Transamérica o noticioso passou por mudanças de formato, na tentativa de adaptá-lo mais a linguagem da estação. Já na Transamérica Hits a atração deixou a grade na manhã de ontem, 31 de outubro, rede popular que passa a executar uma grade mais musical e interativa nessa faixa horária.

Outra novidade é a estréia de Luiz Torquato na Transamérica Hits. O profissional que é conhecido nacionalmente através da apresentação do Globo na Rede, atração que através da Rádio Globo AM 1100 de São Paulo chega a alcançar uma média de audiência superior a marca de 250 mil ouvintes por minuto em determinados horários (dados do Instituto Ibope), além da implantação do projeto de rádio adulta Saudade FM 100.7 de Santos. Torquato está no ar aos finais de semana, mas futuramente poderá ganhar outros espaços na emissora.

Mais novidades na Transamérica Hits: o programa Memória, que estava no ar das 5h as 6h00, passará para 6h as 7h00, horários de Brasília. Ele será apresentado por Torquato, que seguirá no ar até as 10h00, fazendo dupla das 8h00 as 10h00 com Marcia Mayumi na apresentação do Ti-ti-ti. Essa nova modificação acontecerá a partir da semana que vem. Outra novidade é a fixação da voz de Lui Riveglini nas portadoras da Transamérica, fato que já está ocorrendo nas chamadas e vinhetas da Transamérica Hits.

No primeiro semestre desse ano a Rede Transamérica anunciou Lui Riveglini como seu consultor artístico, além de nomear Gislaine Martins como coordenadora artística das redes jovem e popular da marca Transamérica e Ricardo Sam como coordenador de produção das redes. As rádios já apresentaram adaptações na grade musical, slogan, entre outros elementos artísticos.

Em breve mais detalhes sobre a nova fase da Rede Transamérica.

Com informações do Tudo Radio.com

Flash!: Trabalhando em mais um evento no Massapê!

A repórter Liziane Dias (Tv Geral) e Reginaldo Júnior (Portal MF), na cobertura do grande encontro do forró no Massapê
Foto: Ruy Barcellos / Na Balada Jornal

Confira o balanço de audiência dos Jogos Pan Americanos na Record

A Record exibiu, de forma exclusiva e durante quinze dias, os Jogos Pan Americanos de Guadalajara. Este foi o primeiro Pan Americano que a emissora transmitiu com total exclusividade, embora em 2007 já tivesse tido experiência com o torneio ao dividí-lo com a Globo e com a Band.

Ao todo, foram 55 exibições de partidas, número este que não inclui a cobertura feita por jornalísticos ou atrações do departamento artístico, como o "Jornal da Record" e "Hoje em Dia".

Considerando todas as exibições feitas, os Jogos Pan Americanos registraram 8 pontos de média. O melhor desempenho foi constatado no dia 21 de outubro, no horário nobre, com 15 pontos de média. Já o pior índice foi no encerramento, que foi ao ar neste domingo (30), com apenas 4 pontos de média.

Embora a Record não tenha alcançado os índices desejados, afinal esperava-se até mesmo a liderança no horário nobre, o desempenho foi suficiente para bater o SBT na maior parte dos confrontos.

Além disso, houve incremento de mais de 30% nos números do horário nobre considerando o Painel Nacional de Televisão, o qual leva em conta a participação de mais de dez cidades brasileiras

Com informações do Na Telinha

terça-feira, 1 de novembro de 2011

PORTAL FS encerra atividades

O Portal Fsonline, um dos mais antigos (ao lado do site Infocultural, do jornalista Geraldo Lima) e importantes veículos de informação virtual de Feira de Santana, encerrou suas atividades nos últimos dias.
De propriedade do empresário José Maria Lorenzo, passaram por lá profissionais como Rafael Velame, um dos responsáveis pela estruturação do site; Daniele Brito; Eduardo Oliveira, atualmente na TV Bahia; Fabrício Almeida, secretário municipal de Comunicação; Elsimar Pondé, chefe da Assessoria de Comunicação da Câmara de Feira e Débora Fernandes.

Antes de montar o Blog da Feira, a página pessoal do jornalista Jânio Rêgo foi hospedada por um longo período no FS, como também era conhecido.

Nomes de destaque na área de programação em internet e web design como Alexandre Gomes, Tacitu’s Informática; Márcio Brito, da M9 e Vinícius Duarte, dono da empresa Via X, também fizeram parte do veículo de comunicação.

Desde junho do ano passado a editoria do Fsonline estava sob a responsabilidade da jornalista Ana Emilia. Os motivos para suspensão definitiva das atividades do site não foram oficialmente anunciados.

Com informações do Blog da Feira

Orkut leva Brasil a se tornar país que mais pediu remoção de conteúdos

Autoridades brasileiras pediram que 380 itens do Orkut fossem removidos entre janeiro e junho de 2011, conforme relatório divulgado pelo Google na terça-feira (25). De acordo com a empresa, o Brasil foi o país que mais solicitou remoção de conteúdos no período devido à popularidade da rede social.
No total, 689 itens foram pedidos ao Google para serem removidos de sites da empresa no primeiro semestre. Atrás do Brasil, autoridades alemãs e americanas foram as que mais solicitaram ao Google para retirar publicações consideradas vulneráveis.

No período, o Brasil apresentou 224 solicitações ao Google de diferentes sites – dos quais a companhia atendeu 67% –, principalmente por questões relativas à difamação, direitos autorais de propriedade intelectual e à privacidade e segurança.

Por meio da ferramenta “Solicitações governamentais”, a companhia publicou informação sobre os pedidos de tribunais e governos para remover conteúdos (cada pedido pode referir-se a vários elementos) ou para acessar dados de usuários.

Depois do Brasil aparece a Alemanha, com 125 pedidos dos quais 86% foram atendidos, Estados Unidos, com 92 pedidos e um percentual de retirada de 63%, e Coreia do Sul, com 88 solicitações e uma taxa de remoção idêntica a americana.

O Google também publicou as estatísticas sobre os pedidos dos governos para acessar os dados de usuários no primeiro semestre. Estados Unidos lideram a lista, com 5.950 solicitações e uma taxa de resposta de 93%.

Em segundo lugar figura a Índia, com 1.739 solicitações das quais 70% obtiveram resposta, e no terceiro posto aparece a França, com 1,3 mil pedidos de dados, com atendimento a 48%. Na América Latina, o Brasil é também o país mais ativo no pedido de dados sobre usuários: apresentou 703 solicitações no primeiro semestre das quais 87% obtiveram resposta.

Fonte: G1, com EFE